Ansiedade de informação em universitários de enfermagem no contexto das tecnologias de informação e comunicação
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2022.v16.e02161Palabras clave:
Ansiedade de Informação, Ansiedade, Tecnologia da Informação e Comunicação, Estudantes Universitários de EnfermagemResumen
O objetivo do estudo é fornecer evidência estatística de fatores determinantes para ocorrência da Ansiedade de Informação em universitários de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa desenvolvida no período de maio a junho de 2018. Os participantes do estudo foram 181 universitários do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Os dados foram coletados por meio de instrumento estruturado e analisados, por meio de da estatística descritiva, testes de associação entre variáveis de interesse e ajuste do modelo de Regressão Logística para evidenciar variáveis que podem contribuir para a ocorrência de Ansiedade de Informação. Os testes e ajuste de modelo evidenciaram as variáveis: Volume de informação, Sala de aula, Crença de que o outro compreende tudo, Queda de desempenho, Indisposição, Distúrbios do sono e Dor de cabeça contribuem para a ocorrência de Ansiedade de Informação entre estudantes de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Verificou-se que o modelo de regressão logística utilizado para explicar a Ansiedade de Informação possui um poder preditivo geral de acerto de aproximadamente 84,9% dos casos, o que indica um bom desempenho.
Descargas
Referencias
Alencar, Maria da Glória Serra Pinto, et al. “Sociedade da (des)informação em tempos de pandemia no Brasil: a competência informacional do bibliotecário para a prevenção e o controle da propagação do novo coronavírus”. Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação, vol. 7, no. 1, out. 2020, pp. 90-108, doi: 10.24208/rebecin.v7iespecial.199. Acessado 25 nov. 2021.
Alves, Ermeson Nathan Pereira, et al. “Ansiedade de informação e normose: as síndromes da sociedade de informação”. Biblionline, vol. 11, no. 1, 2015, pp. 130-139, https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/17168/14657. Acessado 25 nov. 2021.
Andrade, Luciana Paes, et al. “Ansiedade Versus Alterações do Padrão de Sono-Vigília em Estudantes de Medicina”. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, vol. 18, no. 3, 2017, pp. 232-238, doi: 10.17921/2447-8733.2017v18n3p232-238. Acessado 25 nov. 2021.
Balbionotti, Stheve, e Moura, Ana Maria. “Ansiedade informacional em alunos de curso preparatório para ingresso no ensino superior: um estudo no Emancipa da unidade Centro Histórico de Porto Alegre”. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, vol. 14, 2021, pp. 171-193, https://brapci.inf.br/index.php/res/v/153303. Acessado 06 nov. 2022.
Bampi, Luciana Neves da Silva, et al. “Qualidade de vida de estudantes de medicina da Universidade de Brasília”. Revista Brasileira de Educação Médica, vol. 37, no. 2, 2013, pp. 217-225, https://www.scielo.br/j/rbem/a/SDHzbdxpJ5ykdjndnYgqZ4K/abstract/?lang=pt#. Acessado 25 nov. 2021.
Bawden, David, and Robinson, Lyn. “The dark side of information: overload, anxiety and other paradoxes and pathologies”. Journal of information science, vol. 35, no. 2, 2008, pp. 180-191, doi: 10.1177/0165551508095781. Acessado 25 nov. 2021.
Blundell, Shelly, and Lambert, Frank. “Information anxiety from the undergraduate student perspective: A pilot study of second-semester freshmen”. Journal of Education for Library and Information Science, vol. 55, no 4, 2014, pp. 261-273, https://eric.ed.gov/?id=EJ1074306. Acessado 25 nov. 2021.
Campbell, Michael M. “Motivational systems theory and the academic performance of college students”. Journal of College Teaching & Learning, vol. 4, no. 7, dez. 2007, pp. 06-10, doi: http://doi.org/10.19030/tlc.v4i7.1561. Acessado 25 nov. 2021.
Chaves, Erika de Cássia Lopes, et al. “Anxiety and spirituality in university students: a crosssectional study”. Revista Brasileira de Enfermagem, vol. 68, no. 3, 2015, pp. 444-449, doi: 10.1590/0034-7167.2015680318i. Acessado 25 nov. 2021.
Cubas, Marcia Regina. “Excesso de informação é alienante?”. Journal of Health Informatics, vol. 12, no. 1, 2020, https://jhi.sbis.org.br/index.php/jhi-sbis/article/view/759. Acessado 25 nov. 2021.
Eklof, Ashley. “Understanding Information Anxiety and How Academic Librarians Can Minimize its Effects”. Public Services Quarterly, vol. 9, no. 3, 2013, pp. 246-258, doi: 10.1080/15228959.2013.815529. Acessado 25 nov. 2021.
Eppler, Martin J., and Mengis, Jeanne. “The concept of information overload: a review of literature from organization science, accounting, marketing, MIS, and related disciplines”. The Information Society, vol. 20, no. 5, 2004, pp. 325-344, doi: 10.1080/01972240490507974. Acessado 25 nov. 2021.
Farhoomand, Ali, and Drury, Donald. “Managerial Information Overload”. Communications of the ACM, vol. 45, no. 10, 2002, pp. 127-131, doi: 10.1145/570907.570909. Acessado 25 nov. 2021.
Figueroa Portilla, Carlos Saussure. “El uso del smartphone como herramienta para la búsqueda de información en los estudiantes de pregrado de educación de una universidad de Lima Metropolitana”. Educación, vol. 25, no. 49, 2016, pp. 29-44, https://dx.doi.org/10.18800/educacion.201602.002. Acessado 11 dez. 2021.
Freeman, Daniel, e Freeman, Jason. Ansiedade: o que é, os principais transtornos e como tratar. L&PM Editores, 2015.
Jackson, Thomaz W., and Farzaneh, Pourya. “Theory-based model of factors affecting information overload”. International Journal of Information Management, vol. 32, no. 6, 2012, pp. 523-532, doi: 10.1016/j.ijinfomgt.2012.04.006. Acessado 11 dez. 2021.
Katopol, Patricia. “Information anxiety, informational behavior, and minority graduate students”. Proceedings of the American Society for Information Science and Technology, vol. 47, no. 107, 2010, pp.1-2, https://dl.acm.org/doi/abs/10.5555/1920331.1920479 . Acessado 11 dez. 2021.
Landis, J. Richard, and Koch, Gary G. “The measurement of observer agreement for categorical data”. Biometrics, vol. 33, no. 1, 1977, pp. 159-174, doi: 10.2307/2529310 . Acessado 11 dez. 2021.
Macher, Daniel, et al. “Statistics anxiety, trait anxiety, learning behavior, and academic performance”. European Journal of Psychology of Education, vol. 27, no. 4, 2012, pp. 1-26, https://www.jstor.org/stable/43551094. Acessado 11 dez. 2021.
Malaquias, Fernanda Francielle de Oliveira, et al. "Comportamento informacional: um estudo com alunos do curso de administração." Revista Estudo & Debate, vol. 24, no. 2, 2017, pp. 175-191, doi: 10.22410/issn.1983-036X.v24i2a2017.1292. Acessado 11 dez. 2021.
Manhique, Ilídio Lobato Ernesto, e Varela, Aida Varela. "Comportamento de busca de informação dos estudantes de graduação: contribuição para a pesquisa científica na Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique." Informação & Informação, vol. 21, no. 1, 2016, pp. 283-305, doi: 10.5433/1981-8920.2016v21n1p283. Acessado 25 nov. 2021.
Mchugh, Mary L. “The Chi-square test of Independence”. Biochemia Medica, vol. 23, no. 2, 2013, pp. 143-149, doi: 10.11613/BM.2013.018. Acessado 25 nov. 2021.
Mercedes Neto, Tatiana de Oliveira Gomes, et al. “Fake news in the context of the covid-19 pandemic”. Revista Cogitare Enfermagem, vol. 25, 2020, e72627, http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.72627. Acessado 25 nov. 2021.
Ojo, Olufemi J. "Information Anxiety and Information Overload of Undergraduates in Two Universities in South-West Nigeria". Library Philosophy and Practice, vol. 2, no. 1, 2016, https://digitalcommons.unl.edu/libphilprac/1368/. Acessado 11 dez. 2021.
Oliveira, Henry Poncio Cruz de, e Silva, Josevânia da. “Ansiedade de informação revisitada: proposta de um questionário de medida.” Anais do 19º Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: Londrina, ENANCIB, 2018. https://brapci.inf.br/index.php/res/v/103683. Acessado 06 nov. 2022.
Ribeiro, Karla Cristina Rocha, et al. “A Informação como causa de ansiedade nas Organizações: Uma análise preliminar de diretrizes do processo de gestão de pessoas como suporte na ansiedade informacional dos trabalhadores”. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, vol. 30, no. 4, 2019, pp. 1-15, https://brapci.inf.br/index.php/res/v/127175. Acessado 06 nov. 2022.
Siqueira, Thiago Giordano de Souza. “Reflexiones sobre la necesidad o importancia de la información en la contemporaneidad”. Revista Prefacio, vol. 1, no. 1, 2017, pp. 31-38, http://eprints.rclis.org/32550/1/18385-51274-1-SM.pdf. Acessado 11 dez. 2021.
Souza, Marcela Reinhardt de, e Vitorino, Elizete Vieira. “Competência em informação e ansiedade de informação: estudo bibliográfico”. Anais do 19º Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: Londrina, ENANCIB, 2018, https://brapci.inf.br/index.php/res/v/102191. Acessado 6 nov. 2022.
Wurman, Ricardo Saul. Ansiedade de informação: como transformar informação em compreensão. Cultura, 1991.
Wurman, Ricardo Saul. Ansiedade de informação 2: um guia para quem comunica e dá instruções. Cultura, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Tâmela Costa, Sérgio Ribeiro dos Santos, Saemmy Grasiely Estrela de Albuquerque, Henry Poncio Cruz de Oliveira, Hemílio Fernandes Campos Coelho
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Al someter un artículo, los autores conservan los derechos de autor del artículo, otorgando todos los derechos para el Brazilian Journal of Information Science: research trends para publicar el texto.
El(los) autor(es) acuerdan que el artículo, si se acepta editorialmente para su publicación, tendrá licencia bajo Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0).
Los lectores/usuarios son libres para:
- Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
- Adaptar - remezclar, transformar y construir sobre el material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
El licenciante no puede revocar estas libertades mientras siga los términos de la licencia. Bajo los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios. Puede hacerlo de manera razonable, pero de ninguna manera que sugiera que el licenciante lo respalda en su uso.
Compartir igual: si remezcla, transforma o desarrolla el material, debe distribuir sus contribuciones bajo la misma licencia que el original.
Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que la licencia permita.
Avisos:
- No tiene que cumplir con la licencia para elementos del material de dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
- No se otorgan garantías. Es posible que la licencia no le otorgue todos los permisos necesarios para su uso previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad o derechos morales pueden limitar la forma en que usa el material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License