Organização de Informações Digitais Pessoais
um estudo sobre as práticas e percepções de organização de discentes universitários
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2022.v16.e02134Palabras clave:
Arquivamento digital pessoal, Gerenciamento de informação pessoal, Letramento informacional, Competência em informaçãoResumen
O presente trabalho visou mapear as práticas e as percepções que os discentes de uma universidade federal têm sobre a maneira que organizam, tratam, arquivam e acessam seus documentos digitais pessoais, além de oferecer um arcabouço informacional sobre o comportamento deles para subsidiar futuras atividades de letramento informacional e desenvolvimento de novas tecnologias. Foi usado como procedimento metodológico a pesquisa de levantamento (survey) e a coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário online. Os principais resultados encontrados foram que os discentes possuem um sistema próprio de organização e confiam nele. Junto a isso, observamos práticas que podem ser postas em debates e trabalhadas como o salvamento excessivo de arquivos, relutância de apagar arquivos não importantes e a caracterização do sistema em nuvem e HDs externos como arquivos intermitentes. Sendo assim, pode-se concluir que há necessidade de atividades de letramento informacional para estimular e aprimorar as competências em informação nos processos de arquivamento e organização de arquivos digitais dos discentes universitários, o que contribuirá para as tomadas de decisões futuras no mundo acadêmico.
Descargas
Referencias
American Library Association. “Questions of Presidential Committee on Information Literacy: Final Report”. Association of College & Research Libraries, 10 Jan. 1989, https://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acessado 09 out. 2021.
Barreau, Deborah K. “Context as a factor in personal information management systems”. Journal of the American Society for Information Science, vol. 46, no. 5, 1995, pp. 327-339.
Caregnato, Sônia Elisa. "The development of information skills: the role of university libraries in the context of digital information network". Revista de Biblioteconomia & Comunicação, v. 8, n. 1, 2000, p. 47-55.
Chyung, Seung Youn, et al. “Evidence‐based survey design: the use of a midpoint on the Likert scale” Performance Improvement, vol. 56, no. 10, 2017, pp. 15-23.
Hashemzadeh, Mohammad Javad, and Salehnejad, Zahra. “Personal information management behavior among postgraduate students of University of Birjand”. 4th International Symposium on Emerging Trends and Technologies in Libraries and Information Services, 2015, pp. 307-311.
Hatschbach, Maria Helena de Lima, e Olinto, Gilda. "Competência em informação: caminhos percorridos e novas trilhas". Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 4, no. 1, 2008, pp. 20-34.
Jacques, Jerry. “Définition des compétences propres à l’organisation des collections d’informations personnelles numériques” Universidade Católica de Louvain: Informação e comunicação, 2016, https://dial.uclouvain.be/pr/boreal/fr/object/boreal%3A174446/datastream/PDF_01/view. Acessado 20 ago. 2021.
Jacques, Jerry, et al. “Organizing personal digital information: an analysis of faculty member activies”. Journal of Documentation, 2020, pp. 401-419.
Jones, William P., and Teevan, Jaime. “Personal information management”. University of Washington Press, 2007.
Khoo, Christopher S. G., et al. “How users organize electronic files on their worlstations in the office environment: a preliminary study of personal information organization behaviour”. Information research, vol. 11, no. 2, 2007, pp. 12-2.
Kim, Sujin, et al. “Analysis of college students' personal health information acitivies: online survey”. Journal of medical Internet research, vol. 20, no. 4, 2018.
Krtalić, Maja, et al. “Personal digital information archiving among students of social sciences and humanities” Information Research: An International Electronic Journal, vol. 21, no. 2, 2016, p. 2.
Martin, Allan. “Literacies for the digital age”. Digital literacies for learning, Facet Publishing, 2006, pp. 3-25.
Mizrachi, Diane, and Bates, Marcia J. “Undergraduates' personal academic information management and the consideration of time and task-urgency”. Journal of the American Society for Information Science and Technology, vol. 64, no. 8, 22 Nov. 2013, pp. 1590-1607.
Oh, Kyong Eun. “Types of personal information categorization: rigid, fuzzy, and flexible”. Journal of the Association for Information Science and Technology, vol. 68, no. 6, 2017, pp. 1491-1504.
Otopah, Francis Osae, and Dadzie, Perpetua. “Personal information management practices of students and its implications for library services”. Aslib Proceedings, Emerald Group Publishing, 2013, https://doi.org/10.1108/00012531311313970. Acessado 25 maio 2020.
Ray, Anirban. “Digital Literacy”. Encyclopedia of Information Science and Technology, IGI Global, 2018, pp. 2225-2234.
Swigon, Marzena. "Personal knowledge and information management behaviour in the light of the comparative studies among Polish and German students". Proceedings of ISIC: the information behaviour conference. 2014, http://InformationR.net/ir/19-4/isic/isic17.html. Acessado 18 maio 2018.
Teevan, Jaime, et al. "Personal information management (PIM) 2008." ACM SIGIR Forum, vol. 42, no. 2, 2008.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Pedro Bertazzi, Ariadne Chloe Mary Furnival
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Al someter un artículo, los autores conservan los derechos de autor del artículo, otorgando todos los derechos para el Brazilian Journal of Information Science: research trends para publicar el texto.
El(los) autor(es) acuerdan que el artículo, si se acepta editorialmente para su publicación, tendrá licencia bajo Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0).
Los lectores/usuarios son libres para:
- Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
- Adaptar - remezclar, transformar y construir sobre el material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
El licenciante no puede revocar estas libertades mientras siga los términos de la licencia. Bajo los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios. Puede hacerlo de manera razonable, pero de ninguna manera que sugiera que el licenciante lo respalda en su uso.
Compartir igual: si remezcla, transforma o desarrolla el material, debe distribuir sus contribuciones bajo la misma licencia que el original.
Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que la licencia permita.
Avisos:
- No tiene que cumplir con la licencia para elementos del material de dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
- No se otorgan garantías. Es posible que la licencia no le otorgue todos los permisos necesarios para su uso previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad o derechos morales pueden limitar la forma en que usa el material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License