Reconhecimento científico e avaliação post-mortem em obituários acadêmicos da revista pesquisa FAPESP
estudo bibliométrico e de conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02118Palabras clave:
Obituários acadêmicos, Sociologia da Ciência, Bibliometria, Revista Pesquisa FAPESPResumen
No contexto acadêmico, os obituários de cientistas e intelectuais expressam o reconhecimento científico àqueles que contribuíram para ampliar o conhecimento em suas áreas de atuação, e ao mesmo tempo podem revelar um tipo de avaliação post-mortem. Fundamentado no referencial da Sociologia da Ciência e nos aportes da análise bibliométrica e de conteúdo esse artigo analisa os obituários acadêmicos (n=131) publicados na Revista Pesquisa FAPESP entre os anos de 1999 e 2021. Os principais resultados apontaram que os obituários de homens (n=109) prevaleceram sobre os de mulheres (n=22). 96% dos obituariados nasceram entre as décadas de 1910 e 1950, e a maioria (n=123) faleceu entre os anos de 1990 e 2010. As causas mortis mais incidentes foram as doenças cardiovasculares e o câncer, e a idade de falecimento variou entre 45 e 100 anos sugerindo uma alta longevidade entre cientistas e intelectuais revelando a ocorrência do fenômeno da intergeracionalidade acadêmica. As virtudes pessoais e acadêmicas, a liderança científica e o papel inspiracional dos cientistas e intelectuais falecidos revelaram o reconhecimento expresso em micronarrativas de talento e mérito que podem ser consideradas como avaliação post-mortem das realizações acadêmicas.
Descargas
Referencias
Bardin, Laurence. Análise de conteúdo. Edições 70, 2011.
Bourdieu, Pierre. Homo Academicus. Polity Press, 1988.
Dilevko, Juris, Gottlieb, Lisa. “The portrayal of librarians in obituaries at the end of the twentieth century”. Library Quarterly, vol.74, no.2, 2004, pp.152–180.
Fapesp. Quem somos. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/quem-somos/. Acessado 19 maio 2021.
Fowler, Bridget. “Mapping the obituary: notes towards a Bourdieusian interpretation”. The Sociological Review, vol.52, no.2, 2004, pp. 148-171.
Fowler, Bridget. The obituary as a collective memory. Taylor & Francis, 2007.
Frey, Bruno, Gallus, Jana. “Towards an economics of awards”. Journal of Economic Surveys, vol.31, no.1, 2017, pp. 190-200.
Garfield, Eugene. “When it comes to awards, just say yes”. Essays of an Information Scientist, vol.14, 1991, pp. 300-301.
Garfield, Eugene. “Although some achievers are overlooked, awards are healthy for scientific enterprise”. The Scientist, vol.8, no.8, Apr. 1994, pp. 1-2.
Hamann, Julian. “Peer review post mortem: evaluation in academic obituaries”. Berliner Journal Für Soziologie, v.ol26, no.3-4, 2016a, pp.433-457.
Hamann, Julian. “Let us salute one of our kind: How academic obituaries consecrate research biographies”. Poetics, vol.56, 2016b, pp. 1-14.
Hermanowicz, Joseph. “Honor in the academic profession: how professors want to be remembered by colleagues”. Journal of Higher Education, vol.87, no.3, 2016, pp. 363-389.
Hume, Janice. Obituaries in American culture. University Press of Mississippi Jackson, 2020.
Iefremova, Olesia, Wais, Kamil, Kozak, Martin. “Biographical articles in scientific literature: analysis of articles indexed in Web of Science”. Scientometrics, vol.117, no.3, 2018, pp.1695-1719.
Jorge, Maria Helena de Mello, et al. “A mortalidade de idosos no Brasil: a questão das causas mal definidas”. Epidemiologia e Serviços de Saúde, vol.17, no.4, 2008, pp. 271-281.
Guimarães, Maria. Uma vida pela anatomia. Revista Pesquisa FAPESP, vol.250, 2016, pp.93.
Kastenbaum, Robert, Peyton, Sara, Kastenbaum, Beatrice. “Sex discrimination after death”. Omega: Journal of Death & Dying, vol.7, no.4,1977, pp.35-359.
Kelly, Patrick, et al. “The legacy of a neurosurgeon: a U.S.-based obituary analysis”. World Neurocirugy, vol.1, no.7, 2019, pp. e1-e7.
Kinnier, Richard, et al. “Manifest values of eminente psychologists: a content analysis of their obituaries”. Current Psychology, vol.13, no.1, 1994, pp. 88-94.
Merton, Robert King The sociology of science: theoretical and empirical investigations. The University of Chicago Press, 1973.
Moremen, Robin. “The obits: generations”. Journal of the American Society on Aging, vol.28, no.2, 2004, pp. 59-61.
Moremen, Robin, Cradduck, Cathy. “How will you be remembered after you die? : gender discrimination after death twenty years later”. Omega: Journal of Death and Dying, v.38, n.4, p. 241-254, 1999.
Mumford, Michael, et al. “Career experiences and scientific performance: a study of Social, Physical, Life, and Health Sciences”. Creativity Research Journal, vol.17, no.2, 2005, pp.105–129.
Murray, Dakota, et al. Honouring our death: text mining a century of academic obituaries in The Lancet. In: 6th. International Conference on Computational Social Science, Cambridge, 2020.
Pizzani, L. et al. "A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento". Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, vol. 10, no.2, 2012, pp. 53-66.
Radtke, Lorraine.; Hunter, Madelene.; Stam, Henderikus. “In memorian as in life: gender and Psychology in the obituaries of eminent psychologists”. Canadian Psychology, vol.41, no.4, 2000, pp. 213-229.
Silva, M. R.; Hayashi, C. R. M.; Hayashi, M. C. P. I. "Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo". InCID: Revista de Informação e Documentação, vol. 2, no.1, 2011, pp.110-129.
Shils, Edward. The calling of education: the academic ethic and other essays on higher education. University of Chicago Press, 1997.
Starck, Nigel. “Posthumous parallel and parallax: the obituaryn revival on three continentes”. Journalism Studies, vol.6, no.3, 2005, pp.267 283.
Starck, Nigel. “A licence to resurrect: biographies and Footnotes”. The Newsletter of the National Centre of Biographie, vol.8, 2011, pp.14-21.
Tight, Malcolm. “Dead academics: what can we learn about academic work and life from obituaries?” London Review of Education, vol.6, no.2, 2008, pp.125-135.
Zuckerman, Harriet. “Interviewing a ultra-elite”. The Public Opinion Quarterly, vol.36, no.2, 1972, pp.159-175.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Alexandre Masson Maroldi, Carlos Roberto Massao Hayashi
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Al someter un artículo, los autores conservan los derechos de autor del artículo, otorgando todos los derechos para el Brazilian Journal of Information Science: research trends para publicar el texto.
El(los) autor(es) acuerdan que el artículo, si se acepta editorialmente para su publicación, tendrá licencia bajo Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0).
Los lectores/usuarios son libres para:
- Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
- Adaptar - remezclar, transformar y construir sobre el material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
El licenciante no puede revocar estas libertades mientras siga los términos de la licencia. Bajo los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se realizaron cambios. Puede hacerlo de manera razonable, pero de ninguna manera que sugiera que el licenciante lo respalda en su uso.
Compartir igual: si remezcla, transforma o desarrolla el material, debe distribuir sus contribuciones bajo la misma licencia que el original.
Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que la licencia permita.
Avisos:
- No tiene que cumplir con la licencia para elementos del material de dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
- No se otorgan garantías. Es posible que la licencia no le otorgue todos los permisos necesarios para su uso previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad o derechos morales pueden limitar la forma en que usa el material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License