O todo é maior do que a soma das partes

estado da arte sobre indexação por assuntos na criação de catálogos coletivos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2017.v11n1.07.p61

Keywords:

Subject indexing, Union catalogs, Vocabulary control, Library catalogs, OPAC, Information organization systems

Abstract

Este trabalho investiga o problema da indexação por assuntos no momento da criação de catálogos bibliográficos coletivos centralizados, isto é, o que sucede, numa fusão eletrónica, com os termos inseridos nos campos de descrição dos conteúdos. Procura-se sistematizar neste estado da arte as soluções encontradas, no contexto dos sistemas de organização da informação, para rentabilizar o investimento na utilização de descritores de assunto em catálogos bibliográficos locais no momento da formação/fusão de catálogos coletivos. Conclui-se que, não existindo um modelo que se possa aplicar uniformemente a todos os projetos, as diferentes soluções devem resultar de um esforço de planeamento coletivo que implemente um conjunto adequado de medidas. É proposta uma recomendação para as redes que irão promover a criação de catálogos coletivos centralizados em Portugal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Jorge Revez, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras
    Jorge Revez é Licenciado em História e Mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Tem o Curso de Especialização em Ciências Documentais, Biblioteca e Documentação, da FLUL e trabalhou em Bibliotecas Universitárias durante 12 anos, estando atualmente a exercer funções na Polícia Judiciária. Tem colaborado desde 2007 com o Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da FLUL sendo atualmente Assistente Convidado. É doutorando em Ciência da Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

References

.

Published

2017-02-13

Issue

Section

Papers

How to Cite

“O Todo é Maior Do Que a Soma Das Partes: Estado Da Arte Sobre indexação Por Assuntos Na criação De catálogos Coletivos”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 11, no. 1, Feb. 2017, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2017.v11n1.07.p61.