A Biblioteca aumentando a empregabilidade

a concepção de um serviço de orientação profissional

Authors

  • Débora Maria Russiano Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Igor Yure Ramos Matos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Paula Antunes Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jordan Paulesky Juliani Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02128

Keywords:

Bibliotecas Públicas, Serviço de Referência Virtual, Protótipo, Emprego, Public Libraries, Virtual Reference Service, Prototype, Job

Abstract

This Article presents the proposal for a virtual reference service called "Professional Guidance Service". This service was designed for public libraries with the aim of offering professional training and guidance to the user community. The main motivation for the proposal stems from the increase the number of unemployed in Brazil, and the objectives set out in the IFLA 2030 agenda, with emphasis on the need for the library to develop innovations and services with a view to eradicating poverty and accessing knowledge. The methodology consists of an exploratory case study with a qualitative approach empirically, a functional prototype was developed using a free software platform as a way to demonstrate the applicability of the proposal. It was concluded by its feasibility, since to be operationalized, the project can count on free technological resources available at internet, and with the strength of volunteering.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Débora Maria Russiano Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Bibliotecária da Universidade Federal de Santa Catarina. mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina  (PPGInfo/UDESC).

  • Igor Yure Ramos Matos, Universidade Federal de Santa Catarina

    Bibliotecário da Universidade Federal de Santa Catarina. Discente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGCinfo/UDESC).

  • Ana Paula Antunes, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGCInfo/UDESC). Bacharel em Biblioteconomia (UFSC).

  • Jordan Paulesky Juliani, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGCInfo/UDESC). Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC)

References

Accart, J. P. “Serviço de referência: do presencial ao virtual’. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2012.

Alvarenga, D. “Desemprego sobe para 13,3% em junho e país tem nova queda recorde no número de ocupados”. Globo.com. 06 agosto 2020. https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/08/06/desemprego-sobe-para-133percent-em-junho-diz-ibge.ghtml. Acessado 10 set.2020

Alves, A. P. M. e Vidotti, S. A. B. G. “O serviço de referência e informação digital”. Biblionline, vol. 2, no. 2, 2006. http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/16538 Acessado 15 nov.2020.

Anna, J. S. et al. “Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil”. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, 2019, Vitória, FEBAB, 2019. https://portal.febab.org.br/anais/article/view/2348. Acessado 05 nov.2020

Anna, J. S. et al. “As bibliotecas públicas e os serviços de informação utilitária: o caso da biblioteca pública do estado do Espírito Santo”. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, vol. 20, no. 2, pp. 211-224, 2015. https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/987/pdf. Acessado 12 nov. 2020.

Campello, B. S. “Fontes de informação utilitária em bibliotecas públicas”. Revista de Biblioteconomia de Brasília, vol. 22, no.1, pp.35-46, 1998.

Charles H. Revson Foundation Education. “Featured project: New York Public Library’s Innovation Project”. http://revsonfoundation.org/projects/new-york-public-librarys-innovation-project/. Acessado 09 nov. 2020.

Damian, I. P. M. “Análise do serviço de referência virtual em bibliotecas universitárias”. TransInformação, vol. 29, no. 3, pp. 221-232, 2017. https://www.scielo.br/pdf/tinf/v29n3/0103-3786-tinf-29-03-00221.pdf. Acessado 05 nov. 2020.

Dominguez, B. “Covid-19: que vírus é esse?”. https://portal.fiocruz.br/noticia/covid-19-que-virus-e-esse. Acesso em: 10 set. 2020.

Figueiredo, N. M. “Serviços de referência e informação”. São Paulo: APB, 1992.

Goméz, M. “Need a handbag or a tie to land your first job? borrow one with a library card”. The New York Times, 09 out. 2018. https://www.nytimes.com/2018/10/09/us/new-york-library-handbags-ties.html. Acesso em: 05 nov. 2020.

Grogan, D. “A prática do serviço de referência”. Brasília: Briquet de Lemos / Livros, 1995.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: PNAD Contínua”. https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9173-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-trimestral.html?t=resultados. Acessado 10 set. 2020.09 nov. 2020.

IBGEeduca. “Uso de internet, televisão e celular no Brasil”. https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html. Acessado 13 nov. 2020.

International Federation and Library Association and Institutions. “Manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas 1994”. https://www.ifla.org/files/assets/public-libraries/publications/PL-manifesto/pl-manifesto-pt.pdf. Acessado 13 nov. 2020.

International Federation and Library Association and Institutions. “Acesso e oportunidade para todos: como as bibliotecas contribuem para a agenda de 2030 das Nações Unidas”. http://repositorio.febab.org.br/items/show/590. Acessado 13 nov. 2020.

International Federation and Library Association and Institutions. “Diretrizes da IFLA para os serviços da biblioteca pública”. https://www.ifla.org/files/assets/hq/publications/series/147-pt.pdf. Acessado 13 nov. 2020.

Lima, G. M.C. e Araújo, C. A. A. “Serviço de referência: práticas informacionais do bibliotecário”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, pp. 1-23, 2020. https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1336/1203. Acessado 03 nov. 2020.

Monteiro, S. A. e Silva, J. L. C. “Serviços de informação utilitária em bibliotecas universitárias”. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, vol. 19, no. 1, pp. 61-68, jan./jun. 2014. https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/918. Acessado 10 nov. 2020.

Nunes, G. G. e Spudeit, D. A biblioteconomia social em foco: análise da função social das bibliotecas públicas de Florianópolis. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação, Fortaleza, 2017, FEBAB, 2017. https://portal.febab.org.br/anais/article/view/1675. Acessado 10 nov. 2020.

Organização Mundial da Saúde. Organização Pan-Americana de Saúde. “Folha informativa Covid-19”. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acessado 10 set. 2020.

Organização Pan-Americana da Saúde. “Brasil confirma primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus”. https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6113:brasil-confirma-primeiro-caso-de-infeccao-pelo-novo-coronavirus&Itemid=812. Acessado 11 nov. 2020.

Santos, M. P. e Soares, J. R. L. “Quando a fila não anda:

ações da biblioteca pública para inserção do usuário no mercado de trabalho”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, vol. 15, no. esp. Melhores trabalhos CBBD, 2019. https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1362. Acessado 13 nov. 2020.

Severino, A. J. “Metodologia do trabalho científico”. 24 ed. rev. e atual, Cortez, 2017. ISBN: 978-85-249-2520-7.

Silva, J. L. C. e Silva, A. S. R. “A mediação da informação como prática pedagógica no contexto da biblioteca escolar: algumas considerações”. Bibl. Esc. em Rev., vol. 1, no. 2, pp. 1-30, 2012. https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106561#:~:text=Conclui%20que%20a%20media%C3%A7%C3%A3o%20da,leitura%2C%20pesquisa%20e%20servi%C3%A7os%20de. Acessado 12 nov. 2020.

Souza, I. “História do WordPress: saiba como surgiu um dos maiores CMS do mundo”. https://rockcontent.com/br/blog/historia-wordpress/. Acessado 11 nov. 2020.

Vergueiro, W. “Seleção de Materiais de Informação”. 3 ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2010. 120 p.

Published

2021-11-09

How to Cite

“A Biblioteca Aumentando a Empregabilidade: a concepção De Um serviço De orientação Profissional”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 15, Nov. 2021, p. e02128, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02128.