Colaboração científica

indicadores relacionais de coautoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2018.v12n2.04.p24

Palavras-chave:

colaboração científica, coautoria, rede de coautoria, índice de colaboração científica

Resumo

A colaboração científica vem se configurando como uma resposta à profissionalização da ciência. Nesse cenário, a colaboração na ciência é uma estratégia adotada por pesquisadores, envolvendo uma atividade social que tem como meta viabilizar, facilitar e potencializar o desenvolvimento de pesquisas, principalmente aquelas de natureza empírica e/ou experimental. Acontece a partir do trabalho intelectual coletivo de pesquisadores, instituições ou países, formado por um sistema ou rede de colaboradores, que ao unir esforços tende a identificar semelhanças e traçar diferenças para produzir novas ideias. Nesse contexto, dada a importância da colaboração científica para a ciência contemporânea, este artigo tem por objetivo examinar aspectos teóricos e conceituais inerentes a esse método bibliométrico relacional, visando contribuir com os estudos brasileiros de discussão e aprofundamento da compreensão dessa temática. Apresentam-se o conceito de colaboração científica, os tipos de atividades colaborativas observados na atividade científica, suas motivações. Ainda, reflete-se sobre a relação entre o conceito de colaboração científica e de coautoria e os elementos teórico metodológicos envolvidos na construção das redes de coautoria na ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Claudia Cabrini Grácio, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Universidade Estadual Paulista (UNESP) Departamento de Ciência da Informação Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação Av. Hygino Muzzi Filho, 737 Caixa Postal 181 17.525-900 – Marília – SP – Brasil

Referências

.

Downloads

Publicado

2018-08-01

Como Citar

Grácio, M. C. C. “Colaboração científica: Indicadores Relacionais De Coautoria”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 12, nº 2, agosto de 2018, doi:10.36311/1981-1640.2018.v12n2.04.p24.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)