Habilidades de busca de pesquisadores brasileiros no domínio da educação
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2016.v10n3.15.p126Palavras-chave:
Comportamento de busca, Habilidades de busca, avaliação, Pesquisadores, Bolsistas de Produtividade do CNPqResumo
O presente trabalho investiga o comportamento de busca dos pesquisadores do domínio da Educação, com foco nas habilidades de busca. Tem como objetivos verificar como os pesquisadores brasileiros do domínio de Educação avaliam suas habilidades de busca em fontes de informação eletrônicas e verificar se os bolsistas de produtividade do CNPq possuem comportamento informacional diferente dos pesquisadores não bolsistas. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário na plataforma Survey Monkey, o qual foi distribuído por e-mail a todos os programas de pós-graduação em Educação stricto senso do país. Obteve-se retorno de 153 respostas válidas de 21 programas de pós-graduação (19,8%) distribuídos em todas as regiões do país. 110 (72%) são do gênero feminino e 43 (28%) do gênero masculino; a maioria dos participantes (67,3 %) tem idade entre 30 e 50 anos. Vinte e um participantes (13,7%) são bolsistas Pq. Os resultados foram analisados de forma quantitativa utilizando o teste de ?2. A análise dos resultados mostrou que os buscadores da internet são as fontes com as quais os participantes avaliam mais positivamente suas habilidades de busca, seguidas do Portal de Periódicos da Capes. As bases de dados internacionais receberam maior incidência de respostas de dificuldades ao realizar buscas. De forma geral, os bolsistas de Produtividade têm uma visão mais positiva acerca de suas habilidades de busca que os participantes não bolsistas, mas essa diferença não foi considerada estatisticamente significativa no teste ?2 em relação a nenhuma das fontes de informação abordadas na pesquisa.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License