O todo é maior do que a soma das partes

estado da arte sobre indexação por assuntos na criação de catálogos coletivos

Autores

  • Jorge Revez Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Programa em Ciências da Documentação e Informação http://orcid.org/0000-0002-3058-943X

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2017.v11n1.07.p61

Palavras-chave:

Subject indexing, Union catalogs, Vocabulary control, Library catalogs, OPAC, Information organization systems

Resumo

Este trabalho investiga o problema da indexação por assuntos no momento da criação de catálogos bibliográficos coletivos centralizados, isto é, o que sucede, numa fusão eletrónica, com os termos inseridos nos campos de descrição dos conteúdos. Procura-se sistematizar neste estado da arte as soluções encontradas, no contexto dos sistemas de organização da informação, para rentabilizar o investimento na utilização de descritores de assunto em catálogos bibliográficos locais no momento da formação/fusão de catálogos coletivos. Conclui-se que, não existindo um modelo que se possa aplicar uniformemente a todos os projetos, as diferentes soluções devem resultar de um esforço de planeamento coletivo que implemente um conjunto adequado de medidas. É proposta uma recomendação para as redes que irão promover a criação de catálogos coletivos centralizados em Portugal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Revez, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Programa em Ciências da Documentação e Informação

Jorge Revez é Licenciado em História e Mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Tem o Curso de Especialização em Ciências Documentais, Biblioteca e Documentação, da FLUL e trabalhou em Bibliotecas Universitárias durante 12 anos, estando atualmente a exercer funções na Polícia Judiciária. Tem colaborado desde 2007 com o Mestrado em Ciências da Documentação e Informação da FLUL sendo atualmente Assistente Convidado. É doutorando em Ciência da Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Referências

.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

Revez, J. “O Todo é Maior Do Que a Soma Das Partes: Estado Da Arte Sobre indexação Por Assuntos Na criação De catálogos Coletivos”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 11, nº 1, fevereiro de 2017, doi:10.36311/1981-1640.2017.v11n1.07.p61.

Edição

Seção

Artigos