A documentação como uma das origens da Ciência da Informação e base fértil para sua fundamentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2009.v3n1.02.p3

Palavras-chave:

história da Documentação, história da Ciência da Informação, epistemologia da Ciência da Informação, Biblioteconomia e Documentação

Resumo

Objetiva explorar os princípios documentários como equivalentes às questões nucleares propostas para a Ciência da Informação, como modo de realizar o debate sobre seus fundamentos. O trabalho se justifica por considerar que a percepção sobre a crise de identidade em Ciência da Informação pauta-se em literatura fortemente marcada por eixos específicos, os quais deflagram visões parciais incapazes de constituírem partes articuladas de um todo. Como metodologia, realiza revisão de literatura e discussão sobre a história da Ciência da Informação, considerando-a anterior ao surgimento desta denominação, e trata de sua disciplinaridade, apresentando construções interdisciplinares significativamente consolidadas e problematizando a questão das denominações para a área. O estudo permite constatar que a celeuma que envolve a questão da identidade da Ciência da Informação não se manifesta de forma relevante na literatura e nas práticas profissionais pautadas na Documentação, a qual tem apresentado, simultaneamente, foco e densidade no decorrer do tempo. A história da Documentação permite questionar os discursos sobre a ausência de consensos em Ciência da Informação e sobre a frágil nuclearidade decorrente de sua dimensão técnica e da suposta fluidez intrínseca aos seus limites e áreas fronteiriças. Conclui que os princípios documentários configuram-se como parte basilar dos fundamentos da Ciência da Informação e são emblemáticos de sua unidade identitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristina Dotta Ortega, UFMG

Graduação em Biblioteconomia e Documentação em 1997, mestrado em Ciência da Informação e Documentação em 2002, e doutorado em Ciência da Informação em 2009, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Professora Adjunta no curso de Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG). Pesquisa e docência em fundamentos de Ciência da Informação, organização da informação e informática documentária.

Referências

.

Publicado

2010-06-05

Como Citar

Ortega, C. D. “A documentação Como Uma Das Origens Da Ciência Da Informação E Base fértil Para Sua fundamentação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 3, nº 1, junho de 2010, doi:10.36311/1981-1640.2009.v3n1.02.p3.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)