Auditoria da informação e do conhecimento organizacional

gênese de uma integração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2008.v2n2.02.p3

Palavras-chave:

Auditoria de Informação, Auditoria do Conhecimento, Auditoria Integral de Informação-Conhecimento, Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento.

Resumo

Desde a década de 80 quando a gestão da informação como recurso teve uma maior ênfase, surgiu também à necessidade de aprofundar as medidas de controle de tal informação. Assim nasceram as chamadas auditorias informacionais com diferentes enfoques. Uma década mais tarde, as organizações avaliaram que o trabalho com a informação não era suficiente, mas que as pessoas e seus conhecimentos marcavam diferenças. Assim, começou-se a estudar o fenômeno da gestão dos processos associados ao conhecimento organizacional, gerando-se também diferentes tipos de auditoria para este recurso. Se entre a informação e o conhecimento existem fronteiras resvalantes, também pode ocorrer o mesmo entre as auditorias em ambos os recursos. De fato quando se faz uma auditoria de informação de alguma maneira o conhecimento está presente e vice-versa. Portanto, este percurso nos apresenta a opção de pensar na integração de ambos os enfoques em uma metodologia integral que possa desenvolver-se em diferentes organizações. Este artigo nos introduz a estes temas e justifica a necessidade de contar com uma metodologia integral para o desenvolvimento destas auditorias em nível organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gloria Ponjuán Dante, Universidad de la Habana

Gloria Ponjuán Dante Universidad de La Habana Facultad de Comunicación Carrera Bibliotecología y Ciencia de la Información Calle G # 506 e/23 y 21 Vedado 10400 – La Habana – Cuba

Referências

.

Publicado

2009-10-19

Como Citar

Ponjuán Dante, G. “Auditoria Da informação E Do Conhecimento Organizacional: Gênese De Uma integração”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 2, nº 2, outubro de 2009, doi:10.36311/1981-1640.2008.v2n2.02.p3.

Edição

Seção

Artigos