Interface entre linguística, terminologia e documentação
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2009.v3n2.04.p56Palavras-chave:
Linguística, Documentação, Terminologia, Linguística Documentária, Formação do Documentalista.Resumo
Apresenta reflexão na interface entre Linguística, Documentação e Terminologia salientando os aspectos que se relacionam à proposição de procedimentos pedagógicos voltados à formação do documentalista. Destaca-se a superioridade da linguagem natural como lugar original do significado para mostrar seu papel privilegiado de acesso ao conhecimento, a que devem corresponder metodologias de ensino e aprendizagem que permitam compreender o lugar da linguagem de especialidade, bem como o da linguagem das atividades documentárias. Discute a proposta da Linguística Documentária que, no diálogo com a terminologia, procura salientar as funções dos percursos onomasiológicos – da emissão à conceptualização (do conceito ao termo) - e semasiológicos – da recepção e interpretação (do termo ao conceito), na formação do documentalista, apresentando, em seguida, breve síntese de experiência didático-pedagógica.
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