Mapa do conhecimento da Ciência da Informação
implicações para o futuro da área
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2007.v1n1.02.p3Palavras-chave:
Mapa do Conhecimento, Ciência da Informação, Pesquisa de Mapeamento em Ciência da Informação, Método DelphiResumo
Esse trabalho coletivo incorpora onze posições sobre as implicações do “Mapa do Conhecimento da Ciência da Informação”, um estudo crítico Delphi conduzido de 2003 a 2005 e publicado em uma série de quatro artigos (ZINS, 2007a, b, c, d). O estudo Delphi capturou as deliberações de 57 líderes acadêmicos em Ciência da Informação de 16 países para fornecer: 1) definições de conceitos fundamentais de dados, informação, conhecimento e mensagem; 2) concepções alternativas em relação ao domínio da Ciência da Informação; 3) diferentes mapeamentos classificatórios da área; e 4) mapeamento compreensivo da Ciência da Informação. Em geral, o Mapa do Conhecimento fornece um diagnóstico atual da área, retratando as questões do Século XXI, que pode auxiliar o desenvolvimento de pesquisas futuras, programas educacionais, publicações e outras perspectivas profissionais e acadêmicas. Esse tipo de pesquisa de mapeamento sobre a Ciência da Informação deveria ser feito periodicamente, incluindo estudos Delphi e avaliações do grau de expansão da área e provável divisão em subáreas. Metodologias alternativas para mapear a expansão do universo da Ciência da Informação e suas sinergias com outras áreas do conhecimento, também, deveriam ser exploradas.
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