A eficácia do uso da informação na construção do conhecimento
estudo de caso sobre o impacto informacional
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.14.p233Palavras-chave:
Construção do Conhecimento, Impacto Informacional, Eficácia Informacional, Uso da Informação.Resumo
Levantamentos sobre pesquisas em Ciência da Informação apontam, recorrentemente, para a existência de um novo campo de estudos da economia, denominado economia da informação. Valorizar a informação como produto de mercado implica na condição sine qua non de análises criteriosas dos seus processos de busca e uso segundo a ótica do impacto informacional nos processo de ativação do crescimento das organizações do ponto de vista de desempenho, expansão, penetração e consolidação no mercado em que atuam. O presente trabalho corrobora com a hipótese de que investigações dessa natureza possibilitam refletir e compreender quais fluxos informacionais levam os gestores das empresas a se apropriarem e construírem conhecimento na organização. Constitui, pois, objetivo desta pesquisa refletir e compreender como o conhecimento é construído nesse processo e, especificamente, como o uso da informação influencia a construção do conhecimento no contexto de trabalho dos empresários e na mudança organizacional. Do ponto de vista metodológico, caracteriza-se como um estudo longitudinal e contextual analisado com base no modelo de avaliação das atividades de informação. O objeto de estudo focou sua ação em uma indústria de plásticos localizada no Estado de Pernambuco. A pesquisa constatou que indicadores de impacto informacional permitem avaliar o uso da informação e o efeito do uso no resultado das decisões tomadas, caracterizando a legitimidade do processo informacional, mas o fenômeno não deve ser estudado separado da história e do contexto organizacional.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License