Gestão da informação, da tecnologia da informação e comportamentos e valores relativos à informação em instituições de ensino superior (IES) de Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2013.v7esp.09.p129

Palavras-chave:

Orientação Informacional, Gestão da Informação, Tecnologias da Informação, Educação, Cultura informacional, Comportamento Informacional.

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre gerenciamento da informação, da tecnologia da informação e dos comportamentos e valores referentes à informação em instituições de ensino superior (IES) privadas. Utilizou-se como base teórica para este estudo o modelo de ‘orientação informacional’ (OI) desenvolvido por Donald A. Marchand, William J. Kettinger e John D. Rollins (2000). Os dados foram coletados por meio de questionários preenchidos por 83 (oitenta e três) gestores de IES localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os resultados demonstram que, conforme as percepções de seus gestores, as IES são orientadas à informação, embora essa orientação seja diferenciada conforme as dimensões do construto do Modelo OI, o qual tem como elementos centrais o gerenciamento da informação, a tecnologia da informação e os valores e comportamentos informacionais. Notou-se que os gestores das IES percebem cada um desses elementos, existindo predominância nas IES de tecnologias da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Solange Madalena Souza Macedo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Escola de Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Brasil

Ricardo Rodrigues Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Escola de Ciência da Informação Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Brasil

Referências

.

Publicado

2013-07-28

Como Citar

Macedo, S. M. S., e R. R. Barbosa. “Gestão Da informação, Da Tecnologia Da informação E Comportamentos E Valores Relativos à informação Em instituições De Ensino Superior (IES) De Belo Horizonte”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 7, julho de 2013, doi:10.36311/1981-1640.2013.v7esp.09.p129.