Uma Análise das Relações entre Desinformação e Competência Crítica da Informação

um estudo bibliométrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024003

Palavras-chave:

Desinformação, Competência Crítica em Informação, Brapci, Ciência da Informação

Resumo

Por meio de um estudo bibliométrico, esta pesquisa busca analisar a ocorrência dos temas “desinformação” e “competência crítica em informação” nos estudos sobre competências na Ciência da Informação. O referencial teórico articula conceitos relacionados ao desenvolvimento da competência crítica em informação e também sobre o tema da desinformação. Buscando atrelar os conhecimentos teóricos a partir da literatura científica estudada, é realizada uma pesquisa na Brapci - Base de Dados em Ciência da Informação - que aponta baixa incidência dos temas competência crítica em informação e desinformação nos estudos em competências na CI. Foram analisadas as palavras-chave, os resumos, os títulos, as autorias, os periódicos e as publicações ao longo do tempo nos documentos citantes. Foram recuperados 2.514 trabalhos. Com a análise realizada neste trabalho, podemos concluir que os temas "desinformação" e "competência crítica em informação" estão começando a ser explorados na pesquisa sobre competências na Ciência da Informação e, consequentemente, no campo da CI como um todo. Além disso, é importante notar que esses termos estão sendo mencionados em conjunto, embora de forma limitada. Essa relação indica uma aproximação entre esses temas, o que pode indicar a competência crítica em informação como uma ferramenta de resistência à desinformação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

Alencar, Ana Paula; Marco Schneider. “Desinformação: entender para resistir”. In: Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, 16., 2022, Buenos Aires. Memórias […] Buenos Aires: FADECOS, 2022. pp. 1-29. https://alaic2022.ar/memorias/index.php/2022/article/view/162. Acessado 24 jun. 2023.

American Library Association. “Presidential Comumittee on Information Literacy. Final Report”. Chicago: American Library Association, 1989. http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acessado 26 dez. 2023.

Ançanello, Juliana Venancio; Helen de Castro Silva Casarin; Ariadne Chloe Furnival. “Competência em Informação, fake news e desinformação: análise das pesquisas no contexto brasileiro”. Em Questão, Porto Alegre, vol. 29, jul. 2023, p. 125782. DOI: 10.1590/1808-5245.29.125782. https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/125782. Acessado 26 dez. 2023.

Andrade, Edson Peixoto. “Capitalismo e pós-verdade: a pós-verdade pode ser explicada pelos processos do capitalismo?”. O Manguezal, vol. 01, 2020, pp. 89-108. https://seer.ufs.br/index.php/omanguezal/issue/view/1063/228. Acessado 22 jul. 2023.

Araújo, Carlos Alberto Ávila. “Novos desafios epistemológicos para a ciência da informação.” Palabra Clave (La Plata), vol. 10, nº 2, abr. 2021, pp. e.116. DOI:10.24215/18539912e116. https://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/PCe116. Acessado 26 dez. 2023.

Association of college & Research Libraries. “Information literacy competency standards for higher education”. Chicago: ALA, 2000. https://alair.ala.org/handle/11213/7668. Acessado 24 jun. 2023.

Bastos, Pablo Nabarrete. “Engajamento crítico e reflexivo: o nível político da competência crítica em mídia e informação (CCMI)”. In: Arthur Coelho Bezerra; Marco Schneider (orgs.). Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis. Rio de Janeiro: IBICT, 2022, pp. 49-61. https://ridi.ibict.br/handle/123456789/1200. Acessado 26 dez. 2023.

Beloni, Anelli. “A competência crítica em informação no compartilhamento de dados pessoais em aplicativos de vida saudável”. In: Arthur Coelho Bezerra; Marco Schneider (orgs.). Competência crítica informação: teoria, consciência e práxis. Rio de Janeiro: IBICT, 2022, pp. 125-136. https://ridi.ibict.br/handle/123456789/1200. Acessado 26 dez. 2023.

Bezerra, Arthur Coelho. “Da teoria matemática para uma proposta de teoria crítica da informação: a integração dos conceitos de regime de informação e competência crítica em informação”. Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 25, nº 3, 2020, pp. 182-201. http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/146801. Acessado 26 dez. 2023.

Brisola, Ana Cristina Caldeira de Andrada Sobral. Competência crítica em informação como resistência à sociedade da desinformação sob um olhar freiriano: diagnósticos, epistemologia e caminhos ante as distopias informacionais contemporâneas. 2021. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tese (Doutorado em Ciência da Informação). https://ridi.ibict.br/handle/123456789/1200. Acessado 26 dez. 2023

Bonderud, Doug. “Zipping Past the Zettabyte Era: What's Next for the Internet?. Now”. Powered by Northrop Grumman (em inglês). 14 out. 2020. https://now.northropgrumman.com/zipping-past-the-zettabyte-era-whats-next-for-the-internet. Acessado 26 dez. 2023.

Campello, Bernadete. “O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional”. Ciência da Informação, Brasília, vol. 32, nº 3, 2003, pp. 28-37. https://doi.org/10.1590/S0100-19652003000300004. Acessado 26 dez. 2023

Campello, Bernadete. “A competência informacional na educação para o século XXI”. In: Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, pp. 9-11.

Caregnato, Sonia Elisa. “O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede”. Revista de Biblioteconomia & Comunicação, Porto Alegre, vol. 8, 2000, pp 47-55. https://cedap.ufrgs.br/xmlui/bitstream/handle/20.500.11959/137/v8a3.pdf?sequence=4. Acessado 19 jul. 2023.

D’ancona, Matthew; Matthew Taylor. “The routes of post truth.” RSA Journal, vol. 163, nº 2 (5570), 2017, pp. 16–19. JSTOR. https://www.jstor.org/stable/26798411. Acessado 26 dez. 2023.

Demo, Pedro. “Ambivalências da Sociedade da Informação”. Ciência da Informação, vol. 29, nº 2, nov. 2000, pp. 37- 42. https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/885. Acessado 26 dez. 2023.

Dudziak, Elisabeth Adriana. “Information literacy: princípios, filosofia e prática”. Ciência da Informação, Brasília, vol. 32, nº 1, maio 2003, pp. 23-35. https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016. Acessado 26 dez. 2023.

Elmborg, James. “Critical information literacy: Definitions and challenges”. In: WILKINSON, C. W.., BRUCH, C. (Orgs). Transforming information literacy programs: intersecting frontiers of self, library culture, and campus Community. Chicago, IL: Association of College and Research Libraries, 2012, pp. 75-95. https://iro.uiowa.edu/esploro/outputs/9983557574202771. Acessado 26 dez. 2023.

Elmborg, James. “Critical information literacy: implications for instructional practice”. The Journal of Academic Librarianship, vol. 32, nº 2, mar. 2006, pp. 192-199. https://doi.org/10.1016/j.acalib.2005.12.004. Acessado 26 dez. 2023.

Heller, Bruna; Greison Jacobi; Jussara Borges. “Por uma compreensão da desinformação sob a perspectiva da ciência da informação”. Ciência da Informação, vol. 49, nº 2, out. 2020, pp. 189-204. https://doi.org/10.18225/ci.inf.v49i2.5196. Acessado 26 dez. 2023.

Lucca, Djuli Machado de. “A competência crítica em informação como estratégia para minimização de vulnerabilidade social: apontamentos a partir de pesquisa realizada com idosos”. In: Arthur Coelho Bezerra; Marco Schneider (orgs.). Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis. Rio de Janeiro: IBICT, 2022, pp. 149-162. https://ridi.ibict.br/handle/123456789/1200. Acessado 26 dez. 2023.

Melo, Daniela Alves de; Edvaldo Carvalho Alves; Felipe Sá Brasileiro. “A competência crítica em informação e o enfrentamento às desigualdades de gênero”. In: Arthur Coelho Bezerra; Marco Schneider (orgs.). Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis. Rio de Janeiro: IBICT, 2022, pp. 97-109. https://ridi.ibict.br/handle/123456789/1200. Acessado 26 dez. 2023.

Miranda, Ana Maria Mendes.” Educação e competência crítica em informação: análise a partir da pedagogia histórico-crítica”. In: Arthur Coelho Bezerra; Marco Schneider (orgs.). Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis. Rio de Janeiro: IBICT, 2022, pp. 35-47. https://ridi.ibict.br/handle/123456789/1200. Acessado 26 dez. 2023.

Oliveira, Maria Lívia Pachêco; Edivânio Duarte de Souza. “Competência crítica e desordem da informação: da atuação dos agentes ao protagonismo social”. In: Arthur Coelho Bezerra; Marco Schneider (orgs.). Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis. Rio de Janeiro: IBICT, 2022, pp. 77-86. https://ridi.ibict.br/handle/123456789/1200. Acessado 26 dez. 2023.

Paixão, Pablo Boaventura Sales; Aurora Cuevas-Cerveró; Ronaldo Nunes Linhares. “A alfabetização informacional para uma educação libertadora: uma abordagem transdisciplinar entre a Ciência da Informação e a Educação”. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, vol. 15, nº 2, jul. 2022, pp. 534-551. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n2.2022.39495. Acessado 26 dez. 2023.

Santaella, Lucia; Dora Kaufman. “Os dados estão nos engolindo?”. Civitas: Revista De Ciências Sociais, vol. 21, nº 2, ago. 2021, pp. 214-223. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.2.39640. Acessado 26 dez. 2023.

Vignoli, Richele Grenge. Informação líquida: contribuições teóricas à ciência da informação e à organização do conhecimento. 2021. Faculdade de Filosofia e Ciências. Universidade Estadual Paulista (Unesp). Tese (Doutorado em Ciência da Informação). http://hdl.handle.net/11449/216385 . Acessado 24 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2024-02-01

Como Citar

Wendt, Lucas George, e Jussara Borges. “Uma Análise Das Relações Entre Desinformação E Competência Crítica Da Informação: Um Estudo bibliométrico”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 18, fevereiro de 2024, p. e024003, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024003.