Uma Análise das Relações entre Desinformação e Competência Crítica da Informação

um estudo bibliométrico

Autores

  • Lucas George Wendt Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) image/svg+xml
  • Jussara Borges Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2024.v18.e024003

Palavras-chave:

Desinformação, Competência Crítica em Informação, Brapci, Ciência da Informação

Resumo

Por meio de um estudo bibliométrico, esta pesquisa busca analisar a ocorrência dos temas “desinformação” e “competência crítica em informação” nos estudos sobre competências na Ciência da Informação. O referencial teórico articula conceitos relacionados ao desenvolvimento da competência crítica em informação e também sobre o tema da desinformação. Buscando atrelar os conhecimentos teóricos a partir da literatura científica estudada, é realizada uma pesquisa na Brapci - Base de Dados em Ciência da Informação - que aponta baixa incidência dos temas competência crítica em informação e desinformação nos estudos em competências na CI. Foram analisadas as palavras-chave, os resumos, os títulos, as autorias, os periódicos e as publicações ao longo do tempo nos documentos citantes. Foram recuperados 2.514 trabalhos. Com a análise realizada neste trabalho, podemos concluir que os temas "desinformação" e "competência crítica em informação" estão começando a ser explorados na pesquisa sobre competências na Ciência da Informação e, consequentemente, no campo da CI como um todo. Além disso, é importante notar que esses termos estão sendo mencionados em conjunto, embora de forma limitada. Essa relação indica uma aproximação entre esses temas, o que pode indicar a competência crítica em informação como uma ferramenta de resistência à desinformação.

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Biografia do Autor

Lucas George Wendt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIN da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

E-mail: lucas.george.wendt@gmail.com.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0351526393576096.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4901-6826

Jussara Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom-UFBA). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFRGS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

E-mail: jussara.borges@ufrgs.br.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0229801641242896.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0157-8691

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Publicado

2024-02-01

Como Citar

Wendt, L. G., e J. Borges. “Uma Análise Das Relações Entre Desinformação E Competência Crítica Da Informação: Um Estudo bibliométrico”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 18, fevereiro de 2024, p. e024003, doi:10.36311/1981-1640.2024.v18.e024003.