Abordagens Transversais e Verticais na Gestão do Conhecimento para Potencializar a Economia Circular e a Inovação Inclusiva

Autores

  • Sara Gazzola Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml
  • Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano Universidade Estadual Paulista (Unesp) image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023063

Palavras-chave:

Transversalidade na gestão do conhecimento, Gestão do Conhecimento, Inovação Inclusiva, Verticalidade na gestão do conhecimento, Economia circular

Resumo

Diante dos problemas ambientais e sociais provocados pelo modelo econômico linear, a circularidade emerge como uma alternativa que busca soluções para um futuro mais sustentável e redução da marginalização de grupos sociais. Dessa forma, a presente pesquisa tem como problematização compreender como as abordagens da transversalidade e da verticalidade podem ser aplicadas no contexto da gestão do conhecimento no âmbito organizacional a fim de potencializar a economia circular nas ações das empresas, assim como promover a inovação inclusiva em prol da dignidade e justiça para as pessoas. Considera-se esse trabalho importante devido a proposta de integração dos conhecimentos técnicos, econômicos, ambientais e sociais que necessitam repensar suas atitudes e estratégias em prol de soluções sustentáveis e inclusivas. O objetivo geral desse trabalho consiste em refletir acerca da importância da transversalidade e verticalidade na gestão do conhecimento com o intuito de fomentar e estimular a economia circular nas empresas e também a partir dessas ações a inovação inclusiva. A metodologia aplicada é uma pesquisa bibliográfica qualitativa que buscou compreender conceitos e fenômenos, bem como fazer interconexões. Como resultados, apresenta-se uma síntese das referidas abordagens em consonância com os conceitos e elementos da espiral do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros

Referências

CHARRAPO, Fernando. Apropriacion social del conocimiento en el processo de construcción de sociedade. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 20., 1998, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ANPAD, 1998.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.

DAVENPORT, Thomas; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial. Como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. Uma economia circular no Brasil: uma abordagem exploratória inicia, 2017. Disponível em:: https://archive.ellenmacarthurfoundation.org/assets/downloads/languages/Uma-Economia-Circular-no-Brasil_Uma-Exploracao-Inicial.pdf. Acesso em 15 jul. 2023.

FARIA, Álvaro de Melo. Economia Circular: reinvenção das formas de negócio. (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação). Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2018,

HENRIQUES, Antônio.; MEDEIROS, João Bosco. Metodologia científica na pesquisa jurídica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

HOLANDA, Adriana Furtado. Questões sobre pesquisa qualitativa e pesquisa fenomenológica. Análise Psicológica, v. 03, n. 24, 11p., 2006.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MERWE, Edward.; GROBBELAAR, Sara Saartjie. Evaluating inclusive innovative performance: The case of the eHealth system of the Western Cape Region, South Africa. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON MANAGEMENT OF ENGINEERING AND TECHNOLOGY (PICMET), 2016, Portland. Proceedings […]. South Africa: IEEE, 2016. p. 344-358.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertnand Brasil, 2003.

MORIN, Edgar. O método 1 – A natureza da natureza. 2. ed. Publicações Europa América, Portugal, 1977.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

NONAKA, Ikujiro.; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 1997.

PRESSER, Nadia Helena; SILVA, Eli Lopes. Inovação inclusiva como alternativa de desenvolvimento. Revista Navus, Florianópolis-SC, v. 9, n. 2, p. 01-11, abr./jun. 2019.

STEWART, Thomas. Capital Intelectual: A nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Elsevier, 1998.

SVEIBY, Karl. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliados os patrimônios do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

TAKEUCHI, Hirotaka.; NONAKA, Ikujiro. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

TREVISAN, Luciana Calvo; DAMIAN, Ieda Pelogia Martins. Gestão do conhecimento: diretrizes e práticas recomendadas às organizações. Ci.Inf., Brasília, DF, v.47 n.2, p.21-34, maio/ago. 2018.

UTZ, Anuja; DAHLMAN, Carl. Promoting inclusive innovation. Washington, DC: World Bank Institute, 2007.

VALENTIM, Marta Ligia Pomim (org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis Cultura Acadêmica, 2008.

WEETMAN, Catherine. Economia circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa. Tradução Afonso Celso da Cunha Serra. 1. ed. São Paulo: Autêntica Business, 2019.

Downloads

Publicado

2024-03-23

Como Citar

Gazzola, S., e M. C. de Carvalho Pazin Vitoriano. “Abordagens Transversais E Verticais Na Gestão Do Conhecimento Para Potencializar a Economia Circular E a Inovação Inclusiva”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, março de 2024, p. e023063, doi:10.36311/1981-1640.2023.v17.e023063.

Edição

Seção

Dossiê "Transversalidade e Verticalidade na Ciência da Informação"