Acessibilidade Web para Cuidadores Analfabetos Funcionais

reflexões sobre o uso de tecnologias voltadas ao trato do idoso

Autores

  • Eliane Capra Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Simone Bacellar Leal Ferreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023021

Palavras-chave:

acessibilidade, baixa escolaridade, recomendações, cuidadores de idosos

Resumo

No Brasil, existem muitos cuidadores de idosos que possuem baixa escolaridade, o que pode impactar a realização de algumas tarefas de trato do idoso que exigem boa leitura e escrita. Este cenário pode deixar não só os cuidadores, mas também os idosos em situação de vulnerabilidade. Considerando o alto uso de tecnologias da comunicação e informação (TIC) por brasileiros com baixa escolaridade, emerge a reflexão sobre a possibilidade de uso de tecnologias que auxiliem os cuidadores na execução de tarefas que exigem boa leitura e escrita. Assim, este artigo teve como objetivo investigar os fatores relacionados a baixa escolaridade que podem impactar nas tarefas de cuidado do idoso, de forma a refletir sobre seus impactos no cenário nacional e identificar recomendações que contribuam para o desenvolvimento de interfaces voltadas a esses cuidadores. Para isso, foi realizada uma investigação junto à literatura e entrevistas com familiares de idosos e cuidadores com baixa escolaridade. Os resultados obtidos possibilitam ampliar as questões acerca do desenvolvimento de sistemas ou aplicativos voltados a trato do idoso para uso por cuidadores com baixa escolaridade.

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Publicado

2023-04-24

Como Citar

Capra, Eliane, e Simone Bacellar Leal Ferreira. “Acessibilidade Web Para Cuidadores Analfabetos Funcionais: Reflexões Sobre O Uso De Tecnologias Voltadas Ao Trato Do Idoso”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, abril de 2023, p. e023021, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023021.