Convergências Emergentes
ensaios interseccionais entre informação, memória e campos conexos como a Organização do Conhecimento, a Preservação e a Curadoria Digital
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023020Palavras-chave:
Memória, Curadoria Digital, Sistemas de Organização do Conhecimento, Repositório institucionalResumo
Propõe uma análise conceitual com o intuito de elucidar a relação convergente entre as atividades que se caracterizam pelo fazer científico, crítico e técnico das práticas da Organização do Conhecimento; da Preservação Digital e da Curadoria Digital e dos estudos da Memória. Tem como objetivo discutir questões referentes à identificação da Organização do Conhecimento dentro das atividades de curadoria digital, entendendo suas possíveis implicações para com a preservação e o acesso à memória institucional e científica, que por sua vez, do ponto de vista aplicado, acaba por requerer a existência de um repositório para a salvaguarda de objetos digitais. A metodologia é classificada como a materialização inicial de um esforço coletivo calcado em um método dedutivo, onde partimos das características básicas dessas atividades já listadas para o particular que se traduz na perspectiva de natureza convergente entre elas e se faz presente por meio de uma pesquisa de ordem básica, qualitativa e exploratória a partir de um levantamento, seguido de debate, bibliográfico. Conclui-se que não é possível pensar na salvaguarda de objetos digitais sem que também haja uma reflexão crítica sobre os critérios utilizados para sua descrição e sobre o vocabulário que viabiliza sua posterior recuperação. Em meio a tantas nuances, ainda é necessário pensar na proposição de políticas que fundamentam a construção de um repositório voltado — não só — para o armazenamento dos objetos digitais, como também para a disposição do acesso e para o gerenciamento pleno por todo o seu ciclo de vida.
Downloads
Referências
Abbott, Daisy. “What is Digital Curation?” Digital Curation Centre (DCC), 2 abr 2008, www.dcc.ac.uk/guidance/briefing-papers/introduction-curation/what-digital-curation. Acessado 17 jan. 2023.
Almeida, Tatiana, et al., “Memória, esquecimento e recuperação da informação: contradição e dialética da práxis na organização do conhecimento”. Anais do 17º Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: Bahia, ENANCIB, 2017.
Alves, Rachel Cristina Vesú. Metadados como elementos do processo de catalogação, 2010, https://repositorio.unesp.br/handle/11449/103361. Universidade Estadual Paulista, Tese de Doutorado. Acessado 21 nov. 2022.
Assmann, Jan. "Comunicative and Cultural Memory". Cultural Memory Studies. An International and Interdisciplinary Handbook. Edited by Astrid Erll, and Ansgar Nünning. De Gruyter, 2008, pp. 109–18, https://archiv.ub.uni-heidelberg.de/propylaeumdok/1774/1/Assmann_Communicative_and_cultural_memory_2008.pdf. Acessado 16 jan. 2023.
Assmann, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Editora da Unicamp, 2011.
Bergson, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Martins Fontes, 1999.
Carlan, Eliana, e Medeiros, Marisa Brascher Basílio. “Sistemas de Organização do Conhecimento na visão da Ciência da Informação”. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, vol. 4, no. 2, 2011, pp. 53–73, https://doi.org/10.26512/rici.v4.n2.2011.1675. Acessado 14 dez. 2022.
Crippa, Giulia. “Memória: geografias culturais entre história e ciência da informação". Memória: um lugar de diálogo para arquivos, bibliotecas e museus, organizado por Eduardo Ismael Murgia-Marañon, Compacta, 2010. p. 136
Farias, Mona Cleide de Quirino da Silva, and Bizello Maria Leandra. “Memória e representação: reflexões para a Organização do Conhecimento”. Scire: representación y organización del conocimiento, vol. 22, no. 2, out 2016, pp. 99–106, https://doi.org/10.54886/scire.v22i2.4365. Acessado 14 dez. 2022.
Felipe, Carla Beatriz Marques, et al., “Representação colaborativa de registros imagéticos da memória social: uma reflexão sobre a página The Commons na plataforma Flickr”. Páginas a&b: Arquivos & Bibliotecas, no. 13, 2020, pp. 131–41, https://doi.org/10.21747/21836671/pag13a9. Acessado 12 jan. 2023.
Fentress, James, and Wickham, Chris. Social memory: new perspectives on the past. Blackwell, 1992.
Ferreira, Miguel. Introdução à preservação digital: conceitos, estratégias e actuais consensos. Escola de Engenharia da Universidade do Minho, 2006, https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5820/1/livro.pdf. Acessado 10 jan. 2023.
Gil, Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed., Atlas, 2017.
Gomes, Hagar Espanha. “Tendências da pesquisa em organização do conhecimento”. Pesq. bras. Ci. Inf., vol. 2, no. 1, 2009, pp.60-88, https://ancib.org/revistas/index.php/tpbci/article/view/169. Acessado 02 nov. 2022.
Guimarães, José Augusto, e Dodebei, Vera Lucia. Desafios e perspectivas científicas para a organização e representação do conhecimento na atualidade. FUNDEPE, 2012.
Halbwachs, Maurice. A memória coletiva. Centauro, 2004.
Higgins, Sarah. “The DCC Curation Lifecycle Model”. International Journal of Digital Curation, vol. 3, no. 1, dez 2008, pp. 134–140, https://doi.org/10.2218/ijdc.v3i1.48. Acessado 02 dez. 2022.
Higgins, Sarah. “Digital curation: the emergence of a new discipline”. The International Journal of Digital Curation, v.6, n. 2, 2011, pp. 78-88, https://doi.org/10.2218/ijdc.v6i2.191. Acessado 14 dez.
Jenkins, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. Aleph, 2009. 17 jan. 2023.
Lakatos, Eva Maria, e Marconi, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. Atlas, 2003.
Molina, Letícia Gorri, e Santos, Juliana Cardoso dos. “Curadoria Digital: novos suportes documentais e a preservação da memória”. Prisma.com, no. 38, 2019, pp. 82–101, https://doi.org/10.21747/16463153/38c1. Acessado 17 jan. 2023.
Moura, Rafaela Karoline Galdêncio de, e Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de. “Preservação da memória através da fotografia e sua disseminação para a comunidade universitária no âmbito da AGECOM/UFRN”. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, vol. 1, no. 3, jun 2017, pp. 1–20, https://doi.org/10.21680/2447-0198.2017v1n3id11123. Acessado 12 jan. 2023.
Pacheco, Adelaide. “O homem e a técnica em Bernard Stiegler”. Trans/Form/Ação, vol. 44, no. spe, 2021, pp. 163–84, https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44dossier.09.p163. Acessado 09 jan. 2023.
Pimenta, Ricardo Medeiros. “O desafio contemporâneo a Tânatos: a dialética entre acumular e preservar a informação”. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, vol. 12, no. 1, 2017, pp. 34-45, https://brapci.inf.br/index.php/res/v/28344. Acessado 12 jan. 2023.
Rosa, Hartmut. Aceleração: a transformação das estruturas temporais na modernidade. Editora Unesp, 2019.
Rotenberg, Lucia, and Lima Carlos, Renata Soares. “How social acceleration affects the work practices of academics: A study in Brazil”. German Journal of Human Resource Management: Zeitschrift für Personalforschung, vol. 32, no. 3-4, ago 2018, pp. 257–70, https://doi.org/10.1177/2397002218788781. Acessado 14 dez. 2022.
Sayão, Luis Fernando, e Sales, Luana Farias. “Curadoria digital: Um novo patamar para preservação de dados digitais de pesquisa”. Informação & Sociedade: Estudos, vol. 22, no. 3, 2012, pp. 179-191, www.icict.fiocruz.br/sites/www.icict.fiocruz.br/files/Curadoria%20digital_Luis%20Fernando%20Sayao.pdf. Acessado 12 jan. 2023.
Sayão, Luis Fernando, e Sales, Luana Farias. Guia de gestão de dados de pesquisa para bibliotecários e pesquisadores. CNEN/IEN, 2015, www.icb.usp.br/~sbibicb/images/guia%20gestaoPDF/Guia%20de%20gestao%20dados%20de%20pesquisa.pdf. Acessado 12 jan. 2023.
Sayão, Luis Fernando. “Digitalização de acervos culturais: Reuso, curadoria e preservação”. Anais do 4º Seminário serviços de informação em museus: São Paulo, SESC/SP, 2016.
Siebra, Sandra de Albuquerque, et al., “Curadoria digital: Além da questão da preservação digital”. Anais do 13º Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: Florianópolis, ENANCIB, 2013.
Silva, Terezinha Elisabeth da, e Tomaél, Maria Inês. “A gestão da informação nas organizações”. Informação & Informação, vol. 12, no. 2, dez 2007, p. 148, https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n2p148. Acessado 16 jan. 2023.
Soares, Maria Sueny Barbosa, et al., “Pluralismo lógico e epistemografia interativa como ferramentas desclassificadoras do conhecimento”. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, vol. 11, no. 1, jan 2013, pp.55-71, https://doi.org/10.20396/rdbci.v11i1.1651. Acessado 16 jan. 2023.
Thiesen, Icléia. Memória. Editora da UFPB, 2013.
Triques, Maria Lígia, et al., “Aspectos da representação da informação na curadoria digital”. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, vol. 25, maio 2020, pp. 1–21, https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e69898. Acessado 17 jan. 2023.
Yates, Francis. A arte da memória. Editora da Unicamp, 2007.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tainá Regly, Ricardo Medeiros Pimenta, Luana Sales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License