Análise Cientométrica das Publicações da Revista Educar em Revista (2001 a 2020)
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023038Palavras-chave:
Produção científica, Periódico científico, Educação, Bibliometria, CientometriaResumo
O estudo da pesquisa e história da educação por meio de periódicos científicos, permite ampliar o conhecimento e evidenciar conteúdo importante para o fazer da educação, portanto o objetivo deste artigo foi analisar o periódico Educar em Revista da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no período 2001 a 2020. Desenvolve uma pesquisa descritiva, que combina abordagem quali/quantitativa para apresentação e análise dos dados por meio da bibliometria e cientometria. O corpus da pesquisa foi constituído por 1.182 artigos de um universo de 1.208 documentos. Os resultados revelaram o artigo científico como tipologia documental predominante e maior presença de autoria única; coocorrência de termos formada por 265 palavras, 19 cluster, 1245 links; rede de coautoria formada por 186 autores com pelo menos 2 artigos publicados, distribuídos em 150 clusters; rede de cocitação formada por autores que receberam no mínimo 10 citações, com ligação na rede e, predomínio temático para “formação docente”. Conclui-se que o estudo da produção científica continua sendo importante para demonstrar a relevância da comunicação científica na evolução da ciência e do periódico como instrumento de atualização e como base para registrar a contribuição científica dos pesquisadores. A análise da revista, além de contribuir para caracterizar a produção científica em Educação, permitiu identificar a coocorrência dos termos utilizados e a rede de cocitação, com destaque para Focault, Freire, Bordieu, Piaget, Morin, entre outros.
Downloads
Referências
Alvarado-Urbizagastegui, Ruben. “Concentração e dispersão da literatura nos periódicos brasileiros da área de educação”. Estudos Avançados em Biblioteconomia e Ciência da Informação, vol. 4, no. 1, 1986a. http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/40588. Acessado 17 maio 2022.
Alvarado-Urbizagastegui, Ruben. “Publicações periódicas brasileiras na área de educação: uma análise quantitativa”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, 19.¼ ,1986b, pp. 18-25. https://febab.emnuvens.com.br/rbbd/article/viewFile/386/360. Acessado 17 maio 2022.
Bittar, Marisa, Márcia Regina da Silva and Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi. “Produção científica em dois periódicos da área de Educação”. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, vol. 16, no. 3, 2011, pp. 655-674. www.scielo.br/pdf/aval/v16n3/v16n1a09.pdf Acessado 5 fev 2021.
Bufrem, Leilah Santiago. Pesquisa em informação: reflexões sobre o método. Curitiba: LUD, 2000.
Curty, Renata Gonçalves, and Natalia Rodrigues Delbianco. “As diferentes metrias do EMI: evolução, epistemologia, inter-relações e representações”. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e Ciência da Informação, vol. 25, no.1, 2020, pp. 1-21. Doi: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e74593. Acessado 18 abr 2022.
Educar em Revista. Curitiba: UFPR, 2022. https://revistas.ufpr.br/educar. Acesso 2 maio 2022.
Fachin, Gleisy Regina Bories and Araci Isaltina de Andrade. O periódico científico: padronização e organização. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006.
Freitas, Juliana Lazzarotto, Leilah Santiago Bufrem and Maria Cláudia Cabrini Grácio. “O Interdomínio dos Estudos Métricos da Informação em Medicina: Aproximação entre discurso e prática de seus pesquisadores”. Encontros Bibli: revista eletrônica de. Biblioteconomia e Ciência da Informação, vol. 24, no. 56, 2019, pp. 1–22. Doi: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e65348. Acessado 21 ago 2020.
Grácio, Maria Cláudia Cabrini. “Acoplamento bibliográfico e análise de cocitação: revisão teórico-conceitual”. Encontros Bibli: revista eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, vol. 21, no.47, 2016, pp. 82–99. Doi: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2016v21n47p82. Acessado 7 fev 2020.
Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini et al. “Avaliação de aspectos formais em quatro periódicos científicos na área de educação especial”. Revista. Brasileira de Educação Especial, vol. 12, 2006, pp.369-92. Doi: https://doi.org/10.1590/S1413-65382006000300006. Acessado 17 maio 2022.
Hayashi, Maria Cristina Piumbato Innocentini, and Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves. “Estudos bibliométricos dos balanços da produção científica em educação especial na RBEE (1999-2017)”. Revista Brasileira de Educação Especial. 24 spec. out./dez. 2018. Doi: https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000400010. Acessado 18 maio 2022.
Hjorland, Birger. “Domain analysis in information science: eleven approaches: traditional as well as innovative”. Journal of Documentation, vol. 58, no. 4, 2002, pp. 422-46. Doi: https://doi.org/10.1108/00220410210431136. Acessado 21 out 2021.
Lorenz, Karl Michael, et al. “Uma análise das contribuições publicadas nas Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos”. Educar, Curitiba, vol. 3, no. 1, 1984, pp.89-99. Doi: https://doi.org/10.1590/0104-4060.041. Acessado 18 maio 2022.
Miranda, Ana Claudia Carvalho de, Carvalho, Edirsana Maria Ribeiro de and Maria Ilza da Costa. “O impacto dos periódicos na comunicação científica”. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, vol. 32, no. 1, jan./jun. 2018, pp. 01-22. Doi: https://doi.org/10.14295/biblos.v32i1.7177. Acessado 20 maio.
Miranda, José Vicente A.N. “Apresentação”. Educar em Revista, Curitiba, vol. 9, 1993, p.7. https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36048. Acessado 18 maio 2022.
Morosini, Marília. “Produção sobre educação superior”. I Seminário Nacional de Disseminação de Informações Educacionais no Brasil, 1999, São Paulo: INEP, 2000, pp. 26-28.
Neri, Lidia Alvarenga. Núcleos de periódicos e as opiniões de especialistas: estudo na área de Educação, 1984. Rio de Janeiro, CNPq/IBICT-UFRJ/ECO. Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação.
Oliveira, Ely Francina Tannuri de. Estudos métricos da informação no Brasil: indicadores de produção, colaboração, impacto e visibilidade. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2018.
Oliveira, Ely Francina Tannuri de, and Maria Claudia Cabrini Gracio. “Indicadores bibliométricos em ciência da informação: análise dos pesquisadores mais produtivos no tema estudos métricos na base Scopus”. Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 16, 2011, pp. 16–28. Doi: https://doi.org/10.1590/S1413-99362011000400003. Acessado 17 maio 2022.
Price, Derek J. de Solla. Little Science, Big Science. New York: Columbia University, 1963.
Queiroz, Daniela Gralha de Caneda, and Jayme Leiro Vilan Filho. “A autoria única nas publicações científicas: uma revisão de literatura”. Em Questão, Porto Alegre, vol.3, 2019, pp. 269-295. Doi: http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245253.269-295. Acessado 17 maio 2022.
Silva, Cristiane Lana, Gonzalez, Marcela Carvalho and Matheus Matsuda Marangoni. Bibliometria e Cientometria. São Paulo, 2018. https://www.pucsp.br/sites/default/files/download/posgraduacao/programas/administracao/bibliometria-e-cientometria.pdf. Acessado 17 maio 2022.
Silva, Suely Ferreira da. O periódico Educar em Revista do Setor de Educação da UFPR (1977/2000): uma análise histórica e temática, 2001. https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/bitstream/handle/123456789/14828/cchsa_ppgci_me_SUELY_FS.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Universidade Federal do Paraná/PUC-Campinas. Dissertação de Mestrado Interinstitucional em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Acessado 17 maio 2022.
Souza, Gisele. de, and Catarina Moro. “Editorial - Educar em Revista: consolidação e desafios para os novos e difíceis tempos”. Educar em Revista, Curitiba, vol. 36, 2020, e77560. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.77560. Acessado 17 maio 2020.
Targino, Maria das Graças. A região geográfica como fator interveniente na produção de artigos de periódicos científicos. Org. por Mueller, Suzana Pinheiro. Machado and Edilenice Juvelina Lima Passos. Comunicação científica. Brasília: UNB, 2000, pp. 51-72.
Vanz, Samile Andréa de Souza, and Ida Regina Chittó Stumpf. “Colaboração científica: revisão teórico conceitual”. Perspectiva em Ciência da Informação, Belo Horizonte, vol.15, no.2, 2010, pp. 42-55, http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/38885. Acessado 17 maio 2022.
Vogel, Michely Jabala Mamede. Avaliação da pós-graduação brasileira: análise dos quesitos utilizados pela Capes e das críticas da comunidade acadêmica, 2015. Universidade de São Paulo, Tese de Doutorado. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-29062015-150747/publico/MICHELYJABALAMAMEDEVOGELVC.pdf. Acessado 18 maio 2022.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Suely Ferreira Silva, Paula Carina de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License