Análise Cientométrica das Publicações da Revista Educar em Revista (2001 a 2020)

Autores

  • Suely Ferreira Silva Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Paula Carina de Araújo Universidade Federal do Paraná - UFPR https://orcid.org/0000-0003-4608-752X

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023038

Palavras-chave:

Produção científica, Periódico científico, Educação, Bibliometria, Cientometria

Resumo

O estudo da pesquisa e história da educação por meio de periódicos científicos, permite ampliar o conhecimento e evidenciar conteúdo importante para o fazer da educação, portanto o objetivo deste artigo foi analisar o periódico Educar em Revista da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no período 2001 a 2020. Desenvolve uma pesquisa descritiva, que combina abordagem quali/quantitativa para apresentação e análise dos dados por meio da bibliometria e cientometria.  O corpus da pesquisa foi constituído por 1.182 artigos de um universo de 1.208 documentos. Os resultados revelaram o artigo científico como tipologia documental predominante e maior presença de autoria única; coocorrência de termos formada por 265 palavras, 19 cluster, 1245 links; rede de coautoria formada por 186 autores com pelo menos 2 artigos publicados, distribuídos em 150 clusters; rede de cocitação formada por autores que receberam no mínimo 10 citações, com ligação na rede e, predomínio temático para “formação docente”.  Conclui-se que o estudo da produção científica continua sendo importante para demonstrar a relevância da comunicação científica na evolução da ciência e do periódico como instrumento de atualização e como base para registrar a contribuição científica dos pesquisadores.  A análise da revista, além de contribuir para caracterizar a produção científica em Educação, permitiu identificar a coocorrência dos termos utilizados e a rede de cocitação, com destaque para Focault, Freire, Bordieu, Piaget, Morin, entre outros.

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Biografia do Autor

Suely Ferreira Silva, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Paraná e Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professor adjunto, da Universidade Federal do Paraná. Integra o Grupo de Pesquisa Metodologias para a Gestão da Informação e tem experiência na área de Ciência da Informação, com interesse de pesquisa nos seguintes temas: gestão da informação e do conhecimento, gestão de documentos, ciência e educação aberta, produção científica, informação e documentação jurídica.

Paula Carina de Araújo, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Docente do Departamento de Ciência e Gestão da Informação e do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Atua como Editora Associada da revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento e do DOAJ. É líder do Grupo de Pesquisa Metodologias para Gestão da Informação e colíder do Grupo de Pesquisa Informação, Direito e Sociedade (Infojus). Os principais interesses de pesquisa são nas seguintes temáticas: ciência aberta, gestão da informação científica, gestão da informação legal e epistemologia da organização do conhecimento.

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

Silva, S. F., e P. C. de Araújo. “Análise Cientométrica Das Publicações Da Revista Educar Em Revista (2001 a 2020)”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, setembro de 2023, p. e023038, doi:10.36311/1981-1640.2023.v17.e023038.