Organização do conhecimento científico na universidade

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2011.v5n2.08.p88

Palavras-chave:

Memória Institucional, Arquivos, Repositórios Institucionais, PIBIC/UFMA.

Resumo

O conhecimento científico da UFMA fundamenta o processo de organização no arquivo do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Científica (PIBIC) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a finalidade de disponibilizar os documentos científicos produzidos para a utilização do Repositório Institucional. Emprega a metodologia da pesquisa descritiva para a coleta de dados. Aborda o documento como suporte e representação da informação. Apresenta os significados, objetivos e funções do arquivo, expondo a necessidade de disponibilizar os documentos e a sua praticidade em formato digital. Caracteriza o acervo, analisa a sua composição e descreve o processo de organização no arquivo do PIBIC/UFMA. Define memória institucional com base em alguns autores, ressaltando a importância da preservação do patrimônio documental da Instituição. Elucida os Repositórios Institucionais como meio de divulgação da produção científica e conclui, indicando o Repositório Institucional da UFMA, como uma ferramenta eficaz para a disponibilização dos arquivos referentes à produção científica do PIBIC.

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Biografia do Autor

Juliana Rabelo do Carmo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Curso de Biblioteconomia Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Brasil

Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora Doutora Departamento de Biblioteconomia Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Brasil

Referências

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Publicado

2012-11-02

Como Citar

Carmo, J. R. do, e C. M. P. de A. Pecegueiro. “Organização Do Conhecimento científico Na Universidade: Um Estudo De Caso”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 5, nº 2, novembro de 2012, p. 97-109, doi:10.36311/1981-1640.2011.v5n2.08.p88.

Edição

Seção

Artigos