Organização do conhecimento científico na universidade

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2011.v5n2.08.p88

Palavras-chave:

Memória Institucional, Arquivos, Repositórios Institucionais, PIBIC/UFMA.

Resumo

O conhecimento científico da UFMA fundamenta o processo de organização no arquivo do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Científica (PIBIC) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a finalidade de disponibilizar os documentos científicos produzidos para a utilização do Repositório Institucional. Emprega a metodologia da pesquisa descritiva para a coleta de dados. Aborda o documento como suporte e representação da informação. Apresenta os significados, objetivos e funções do arquivo, expondo a necessidade de disponibilizar os documentos e a sua praticidade em formato digital. Caracteriza o acervo, analisa a sua composição e descreve o processo de organização no arquivo do PIBIC/UFMA. Define memória institucional com base em alguns autores, ressaltando a importância da preservação do patrimônio documental da Instituição. Elucida os Repositórios Institucionais como meio de divulgação da produção científica e conclui, indicando o Repositório Institucional da UFMA, como uma ferramenta eficaz para a disponibilização dos arquivos referentes à produção científica do PIBIC.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Rabelo do Carmo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

    Curso de Biblioteconomia Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Brasil

  • Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

    Professora Doutora Departamento de Biblioteconomia Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Brasil

Referências

.

Publicado

2012-11-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Carmo, Juliana Rabelo do, e Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro. “Organização Do Conhecimento científico Na Universidade: Um Estudo De Caso”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 5, nº 2, novembro de 2012, p. 97-109, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2011.v5n2.08.p88.