Ações das bibliotecas universitárias de Santa Catarina para o combate à desinformação

Autores

  • Juliano Zanon Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Jéssica Bedin Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
  • Priscila Machado Borges Sena Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC) https://orcid.org/0000-0002-5612-4315

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023011

Palavras-chave:

Desinformação, Mediação informacional, Bibliotecas universitárias, Bibliotecário

Resumo

A pesquisa apresentada teve como objetivo verificar ações de combate à desinformação desenvolvidas nas bibliotecas universitárias de Santa Catarina pertencentes às instituições vinculadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). Além disso, conceitua-se desinformação e identifica-se a presença em ambientes digitais das bibliotecas estudadas. São abordados os conceitos de informação, desinformação, fake news e pós-verdade. A pesquisa é de natureza descritiva, tendo como procedimentos metodológicos o levantamento documental e o uso de abordagem qualiquantitativa na análise dos dados coletados em sites e mídias sociais de 16 (dezesseis) bibliotecas do sistema ACAFE. Ao analisar duas categorias centrais da investigação: presença das bibliotecas em sites e mídias sociais, e ações de combate à desinformação desenvolvidas, os principais resultados indicam que existe, majoritariamente, uma atuação das bibliotecas em espaços virtuais, porém apenas uma pequena parcela delas desenvolve ações de combate à desinformação. Os dados permitem concluir que a missão das bibliotecas universitárias na mediação da informação deve ser fortalecida e incentivada, para que elas possam atuar principalmente no combate à desinformação e ocupar os espaços virtuais para melhor atender às demandas dos usuários.

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Biografia do Autor

  • Juliano Zanon, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

    Egresso do curso de Biblioteconomia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Possui graduação em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2006); Pós-Graduação em Direito Tributário e Contabilidade, em nível de especialização (2007-2009); Curso de Preparação à Carreira do Ministério Público (2006-2007), conferindo um (01) ano de prática jurídica; possui registro profissional na OAB nº 66.851. Atualmente exerce profissão de bancário na empresa Banco do Brasil S/AS/A.

  • Jéssica Bedin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

    Doutora e mestra em Ciência da Informação, especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares e bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como professora curso de Biblioteconomia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). É membro da Gestão 2021/2023 da Associação Catarinense de Bibliotecários (ACB), atuando como Diretora da Região Oeste

  • Priscila Machado Borges Sena, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC)

    Doutora e Mestra em Ciência Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGCIN/UFSC). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (UFMT). Está Pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGInfo/UDESC); Diretora de Formação Política e Profissional (Gestão 2020-2023) na Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB)

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Publicado

2023-02-10

Como Citar

Zanon, Juliano, et al. “Ações Das Bibliotecas universitárias De Santa Catarina Para O Combate à desinformação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, fevereiro de 2023, p. e023011, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023011.

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