Ansiedade de informação em universitários de enfermagem no contexto das tecnologias de informação e comunicação

Autores

  • Tâmela Costa Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação https://orcid.org/0000-0001-5199-4285
  • Sérgio Ribeiro dos Santos Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Enfermagem Clínica
  • Saemmy Grasiely Estrela de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Henry Poncio Cruz de Oliveira Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Ciência da Informação
  • Hemílio Fernandes Campos Coelho Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Estatística

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2022.v16.e02161

Palavras-chave:

Ansiedade de Informação, Ansiedade, Tecnologia da Informação e Comunicação, Estudantes Universitários de Enfermagem

Resumo

O objetivo do estudo é fornecer evidência estatística de fatores determinantes para ocorrência da Ansiedade de Informação em universitários de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa desenvolvida no período de maio a junho de 2018. Os participantes do estudo foram 181 universitários do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Os dados foram coletados por meio de instrumento estruturado e analisados, por meio de da estatística descritiva, testes de associação entre variáveis de interesse e ajuste do modelo de Regressão Logística para evidenciar variáveis que podem contribuir para a ocorrência de Ansiedade de Informação. Os testes e ajuste de modelo evidenciaram as variáveis: Volume de informação, Sala de aula, Crença de que o outro compreende tudo, Queda de desempenho, Indisposição, Distúrbios do sono e Dor de cabeça contribuem para a ocorrência de Ansiedade de Informação entre estudantes de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Verificou-se que o modelo de regressão logística utilizado para explicar a Ansiedade de Informação possui um poder preditivo geral de acerto de aproximadamente 84,9% dos casos, o que indica um bom desempenho.  

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Biografia do Autor

Tâmela Costa, Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Sérgio Ribeiro dos Santos, Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Enfermagem Clínica

Enfermeiro, Administrador, Doutor em Ciências da Saúde e Doutor em Sociologia, Professor Titular do Departamento de Enfermagem Clínica, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Saemmy Grasiely Estrela de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Enfermeira, Mestre e Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Henry Poncio Cruz de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Ciência da Informação

Físico, Doutor em Ciência da Informação, Professor do Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Hemílio Fernandes Campos Coelho, Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Estatística

Estatístico, Doutorado em Estatística, Professor Associado II, Departamento de Estatística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

Costa, T., S. Ribeiro dos Santos, S. G. Estrela de Albuquerque, H. . Poncio Cruz de Oliveira, e H. Fernandes Campos Coelho. “Ansiedade De informação Em universitários De Enfermagem No Contexto Das Tecnologias De informação E comunicação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 16, dezembro de 2022, p. e02161, doi:10.36311/1981-1640.2022.v16.e02161.