Ansiedade de informação em universitários de enfermagem no contexto das tecnologias de informação e comunicação

Autores

  • Tâmela Costa Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação https://orcid.org/0000-0001-5199-4285
  • Sérgio Ribeiro dos Santos Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Enfermagem Clínica
  • Saemmy Grasiely Estrela de Albuquerque Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
  • Henry Poncio Cruz de Oliveira Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Ciência da Informação
  • Hemílio Fernandes Campos Coelho Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Estatística

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2022.v16.e02161

Palavras-chave:

Ansiedade de Informação, Ansiedade, Tecnologia da Informação e Comunicação, Estudantes Universitários de Enfermagem

Resumo

O objetivo do estudo é fornecer evidência estatística de fatores determinantes para ocorrência da Ansiedade de Informação em universitários de Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa desenvolvida no período de maio a junho de 2018. Os participantes do estudo foram 181 universitários do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Os dados foram coletados por meio de instrumento estruturado e analisados, por meio de da estatística descritiva, testes de associação entre variáveis de interesse e ajuste do modelo de Regressão Logística para evidenciar variáveis que podem contribuir para a ocorrência de Ansiedade de Informação. Os testes e ajuste de modelo evidenciaram as variáveis: Volume de informação, Sala de aula, Crença de que o outro compreende tudo, Queda de desempenho, Indisposição, Distúrbios do sono e Dor de cabeça contribuem para a ocorrência de Ansiedade de Informação entre estudantes de Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Verificou-se que o modelo de regressão logística utilizado para explicar a Ansiedade de Informação possui um poder preditivo geral de acerto de aproximadamente 84,9% dos casos, o que indica um bom desempenho.  

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Biografia do Autor

  • Tâmela Costa, Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação

    Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

  • Sérgio Ribeiro dos Santos, Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Enfermagem Clínica

    Enfermeiro, Administrador, Doutor em Ciências da Saúde e Doutor em Sociologia, Professor Titular do Departamento de Enfermagem Clínica, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

  • Saemmy Grasiely Estrela de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

    Enfermeira, Mestre e Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

  • Henry Poncio Cruz de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Ciência da Informação

    Físico, Doutor em Ciência da Informação, Professor do Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

  • Hemílio Fernandes Campos Coelho, Universidade Federal da Paraíba/Departamento de Estatística

    Estatístico, Doutorado em Estatística, Professor Associado II, Departamento de Estatística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

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Publicado

2022-12-21

Como Citar

Costa, Tâmela, et al. “Ansiedade De informação Em universitários De Enfermagem No Contexto Das Tecnologias De informação E comunicação”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 16, dezembro de 2022, p. e02161, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2022.v16.e02161.