Serviços de Informação nas Bibliotecas setoriais da Universidade do Estado de Santa Catarina durante a Pandemia de COVID-19
Um estudo sobre o grau de satisfação dos discentes com necessidades educacionais especiais
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023008Palavras-chave:
Serviços de informação, Biblioteca universitária, ; Necessidades educacionais especiais, COVID-19Resumo
A pandemia do Covid-19 impactou profundamente as bibliotecas ao redor do mundo. As bibliotecas precisaram adaptar suas práxis frente a nova realidade imposta pela pandemia, em que os serviços de informação foram diretamente afetados. Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada nas bibliotecas setoriais da Universidade do Estado de Santa Catarina, em relação aos serviços informacionais oferecidos para os discentes com necessidades educacionais especiais, durante o período pandêmico. O artigo tem por objetivo aferir o grau de satisfação dos discentes com necessidades educacionais especiais em relação aos serviços de informação disponibilizados pelas bibliotecas setoriais durante o Covid-19. A metodologia adotada é de natureza básica, abordagem quali-qualitativa, documental e com aplicação de um questionário junto ao público-alvo. Como resultado da pesquisa, observou-se que as bibliotecas setoriais reduziram a oferta de serviços de informação durante a pandemia, bem como percebeu-se pouco engajamento dos discentes com necessidades educacionais especiais aos serviços disponibilizados.
Downloads
Referências
Amaral, Sueli Angelica do. “Estudos de usuários e marketing da informação”. Brazilian Journal of Information Science, vol. 7, no. esp., 2013. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/3114/2401. Acessado 2 jul. 2021.
Brasil. Lei de Diretrizes e Bases nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996a, http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acessado 3 jul. 2021.
Brasil. Aviso Circular nº 277/MEC/GM, Brasília, 08 de maio de 1996b, http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aviso277.pdf. Acessado 1 jul. 2021.
Brasil. Decreto nº 509, de 17 de março de 2020. Florianópolis, SC, https://sigio2.doe.sea.sc.gov.br/sigio/material2/Edicao_Extra/Jornal_2020_03_17-A_ASS.pdf. Acessado 2 nov. 2022.
Brasil. Ministério da Saúde. Como se proteger: confira medidas não farmacológicas de prevenção e controle da pandemia do novo coronavírus. Confira medidas não farmacológicas de prevenção e controle da pandemia do novo coronavírus. 2021, https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/como-se-proteger. Acessado 2 jul. 2021.
Conselho Federal de Biblioteconomia. Resolução CFB nº 207, de 09 de novembro de 2018. Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário. Brasília, DF, https://www.crb8.org.br/resolucao-cfb-no-2072018-codigo-de-etica-e-deontologia-do-bibliotecario/. Acessado 3 jul. 2021.
Correia, Luís Miranda. Alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares. Porto Editora, 1997.
Educabrasil. Necessidades educacionais especiais. Midiamix Editora, 2022, https://www.educabrasil.com.br/necessidades-educacionais-especiais/. Acessado 2 nov. 2022.
Fiocruz. Organização Mundial da Saúde declara novo coronavírus uma pandemia. 2020, https://www.canalsaude.fiocruz.br/noticias/noticiaAberta/organizacao-mundial-da-saude-declara-novo-coronavirus-uma-pandemia11032020. Acessado 2 jul. 2021.
Foskett, Douglas John. Serviço de informação em bibliotecas. Polígono, 1969.
Gomes, Linda Carla Vidal Bulhosa, e Barbosa, Marilene Lobo Abreu. “Impacto da Aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no funcionamento das Bibliotecas Universitárias”. Anais do 4º Encontro Nacional de Ciência da Informação: Salvador, UFBA, 2003, http://www.cinform-anteriores.ufba.br/iv_anais/artigos/TEXTO11.HTM. Acessado 4 jul. 2021.
Google Support. Acessibilidade nos Documentos, Planilhas, Apresentações e Desenhos Google. 2022, https://support.google.com/docs/answer/6282736. Acessado 2 nov. 2022.
Organização das Nações Unidas para à Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. 1994, http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acessado 2 jul. 2021.
Organização Pan-Americana da Saúde. Histórico da pandemia de Covid-19, 2020, https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acessado 2 nov. 2022.
Pergamum. Informações gerais. 2021, https://www.pergamum.pucpr.br/redepergamum/pergamum_informacoes_gerais.php?ind=1. Acessado 10 jul. 2021.
Sassaki, Romeu Kazumi. “Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação”. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), ano XII, Mar./Abr. 2009, pp. 10-16, https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/SASSAKI_-_Acessibilidade.pdf?1473203319. Acessado 2 jul. 2021.
Silveira, Luhilda Ribeiro, e Ardigo, Julíbio David. “Da trajetória dos periódicos à implementação de indicadores de qualidade: análise das publicações periódicas científicas brasileiras das áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia”. Revista ACB, vol. 21, no. 3, Ago./Set. 2016, pp. 589-606, https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1200/pdf. Acessado 3 dez. 2021.
Una-SUS. Coronavírus: brasil confirma primeiro caso da doença. Brasil confirma primeiro caso da doença. 2020, https://www.unasus.gov.br/noticia/coronavirus-brasil-confirma-primeiro-caso-da-doenca. Acessado 2 jul. 2021.
Universidade do Estado de Santa Catarina. Resolução nº 036, de 06 de novembro de 2019. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE. 2019. Florianópolis, SC, https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/12336/036_2019_regulamento_bu_15889758019028_12336.pdf. Acessado 5 jul. 2021.
Universidade do Estado de Santa Catarina. Biblioteca Universitária, https://www.udesc.br/bu. Acessado 5 jul. 2021.
Universidade do Estado de Santa Catarina. Início. 2021a, https://www.udesc.br/bu. Acessado 2 nov. 2022.
Universidade do Estado de Santa Catarina. Núcleo de Acessibilidade Educacional. 2021b, https://www.udesc.br/nae. Acessado 1 jul. 2021.
Universidade do Estado de Santa Catarina. Núcleo de Acessibilidade Educacional. 2022a, https://www.udesc.br/nae/numeros. 2022. Acessado 1 jul. 2021.
Universidade do Estado de Santa Catarina. Núcleo de Acessibilidade Educacional. 2022b. https://www.udesc.br/nae/objetivos. Acessado 02 nov. 2022.
Warnock, Mary, et al. Special Education Needs. Londres, 1978, http://www.educationengland.org.uk/documents/warnock/warnock1978.html. Acessado 1 jul. 2021.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Celina Silveira Medeiros, Julibio David Ardigo, Lourival José Martins Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License