Serviços de Informação nas Bibliotecas setoriais da Universidade do Estado de Santa Catarina durante a Pandemia de COVID-19

Um estudo sobre o grau de satisfação dos discentes com necessidades educacionais especiais

Autores

  • Celina Silveira Medeiros Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Julibio David Ardigo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Lourival José Martins Filho Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023008

Palavras-chave:

Serviços de informação, Biblioteca universitária, ; Necessidades educacionais especiais, COVID-19

Resumo

A pandemia do Covid-19 impactou profundamente as bibliotecas ao redor do mundo. As bibliotecas precisaram adaptar suas práxis frente a nova realidade imposta pela pandemia, em que os serviços de informação foram diretamente afetados. Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa realizada nas bibliotecas setoriais da Universidade do Estado de Santa Catarina, em relação aos serviços informacionais oferecidos para os discentes com necessidades educacionais especiais, durante o período pandêmico. O artigo tem por objetivo aferir o grau de satisfação dos discentes com necessidades educacionais especiais em relação aos serviços de informação disponibilizados pelas bibliotecas setoriais durante o Covid-19. A metodologia adotada é de natureza básica, abordagem quali-qualitativa, documental e com aplicação de um questionário junto ao público-alvo. Como resultado da pesquisa, observou-se que as bibliotecas setoriais reduziram a oferta de serviços de informação durante a pandemia, bem como percebeu-se pouco engajamento dos discentes com necessidades educacionais especiais aos serviços disponibilizados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Amaral, Sueli Angelica do. “Estudos de usuários e marketing da informação”. Brazilian Journal of Information Science, vol. 7, no. esp., 2013. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/3114/2401. Acessado 2 jul. 2021.

Brasil. Lei de Diretrizes e Bases nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996a, http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acessado 3 jul. 2021.

Brasil. Aviso Circular nº 277/MEC/GM, Brasília, 08 de maio de 1996b, http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aviso277.pdf. Acessado 1 jul. 2021.

Brasil. Decreto nº 509, de 17 de março de 2020. Florianópolis, SC, https://sigio2.doe.sea.sc.gov.br/sigio/material2/Edicao_Extra/Jornal_2020_03_17-A_ASS.pdf. Acessado 2 nov. 2022.

Brasil. Ministério da Saúde. Como se proteger: confira medidas não farmacológicas de prevenção e controle da pandemia do novo coronavírus. Confira medidas não farmacológicas de prevenção e controle da pandemia do novo coronavírus. 2021, https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/como-se-proteger. Acessado 2 jul. 2021.

Conselho Federal de Biblioteconomia. Resolução CFB nº 207, de 09 de novembro de 2018. Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário. Brasília, DF, https://www.crb8.org.br/resolucao-cfb-no-2072018-codigo-de-etica-e-deontologia-do-bibliotecario/. Acessado 3 jul. 2021.

Correia, Luís Miranda. Alunos com necessidades educativas especiais nas classes regulares. Porto Editora, 1997.

Educabrasil. Necessidades educacionais especiais. Midiamix Editora, 2022, https://www.educabrasil.com.br/necessidades-educacionais-especiais/. Acessado 2 nov. 2022.

Fiocruz. Organização Mundial da Saúde declara novo coronavírus uma pandemia. 2020, https://www.canalsaude.fiocruz.br/noticias/noticiaAberta/organizacao-mundial-da-saude-declara-novo-coronavirus-uma-pandemia11032020. Acessado 2 jul. 2021.

Foskett, Douglas John. Serviço de informação em bibliotecas. Polígono, 1969.

Gomes, Linda Carla Vidal Bulhosa, e Barbosa, Marilene Lobo Abreu. “Impacto da Aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no funcionamento das Bibliotecas Universitárias”. Anais do 4º Encontro Nacional de Ciência da Informação: Salvador, UFBA, 2003, http://www.cinform-anteriores.ufba.br/iv_anais/artigos/TEXTO11.HTM. Acessado 4 jul. 2021.

Google Support. Acessibilidade nos Documentos, Planilhas, Apresentações e Desenhos Google. 2022, https://support.google.com/docs/answer/6282736. Acessado 2 nov. 2022.

Organização das Nações Unidas para à Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. 1994, http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acessado 2 jul. 2021.

Organização Pan-Americana da Saúde. Histórico da pandemia de Covid-19, 2020, https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acessado 2 nov. 2022.

Pergamum. Informações gerais. 2021, https://www.pergamum.pucpr.br/redepergamum/pergamum_informacoes_gerais.php?ind=1. Acessado 10 jul. 2021.

Sassaki, Romeu Kazumi. “Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação”. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), ano XII, Mar./Abr. 2009, pp. 10-16, https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/SASSAKI_-_Acessibilidade.pdf?1473203319. Acessado 2 jul. 2021.

Silveira, Luhilda Ribeiro, e Ardigo, Julíbio David. “Da trajetória dos periódicos à implementação de indicadores de qualidade: análise das publicações periódicas científicas brasileiras das áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia”. Revista ACB, vol. 21, no. 3, Ago./Set. 2016, pp. 589-606, https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1200/pdf. Acessado 3 dez. 2021.

Una-SUS. Coronavírus: brasil confirma primeiro caso da doença. Brasil confirma primeiro caso da doença. 2020, https://www.unasus.gov.br/noticia/coronavirus-brasil-confirma-primeiro-caso-da-doenca. Acessado 2 jul. 2021.

Universidade do Estado de Santa Catarina. Resolução nº 036, de 06 de novembro de 2019. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE. 2019. Florianópolis, SC, https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/12336/036_2019_regulamento_bu_15889758019028_12336.pdf. Acessado 5 jul. 2021.

Universidade do Estado de Santa Catarina. Biblioteca Universitária, https://www.udesc.br/bu. Acessado 5 jul. 2021.

Universidade do Estado de Santa Catarina. Início. 2021a, https://www.udesc.br/bu. Acessado 2 nov. 2022.

Universidade do Estado de Santa Catarina. Núcleo de Acessibilidade Educacional. 2021b, https://www.udesc.br/nae. Acessado 1 jul. 2021.

Universidade do Estado de Santa Catarina. Núcleo de Acessibilidade Educacional. 2022a, https://www.udesc.br/nae/numeros. 2022. Acessado 1 jul. 2021.

Universidade do Estado de Santa Catarina. Núcleo de Acessibilidade Educacional. 2022b. https://www.udesc.br/nae/objetivos. Acessado 02 nov. 2022.

Warnock, Mary, et al. Special Education Needs. Londres, 1978, http://www.educationengland.org.uk/documents/warnock/warnock1978.html. Acessado 1 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Silveira Medeiros, Celina, et al. “Serviços De Informação Nas Bibliotecas Setoriais Da Universidade Do Estado De Santa Catarina Durante a Pandemia De COVID-19: Um Estudo Sobre O Grau De satisfação Dos Discentes Com Necessidades Educacionais Especiais”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 17, janeiro de 2023, p. e023008, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2023.v17.e023008.