Organização de Informações Digitais Pessoais
um estudo sobre as práticas e percepções de organização de discentes universitários
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2022.v16.e02134Palavras-chave:
Arquivamento digital pessoal, Gerenciamento de informação pessoal, Letramento informacional, Competência em informaçãoResumo
O presente trabalho visou mapear as práticas e as percepções que os discentes de uma universidade federal têm sobre a maneira que organizam, tratam, arquivam e acessam seus documentos digitais pessoais, além de oferecer um arcabouço informacional sobre o comportamento deles para subsidiar futuras atividades de letramento informacional e desenvolvimento de novas tecnologias. Foi usado como procedimento metodológico a pesquisa de levantamento (survey) e a coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário online. Os principais resultados encontrados foram que os discentes possuem um sistema próprio de organização e confiam nele. Junto a isso, observamos práticas que podem ser postas em debates e trabalhadas como o salvamento excessivo de arquivos, relutância de apagar arquivos não importantes e a caracterização do sistema em nuvem e HDs externos como arquivos intermitentes. Sendo assim, pode-se concluir que há necessidade de atividades de letramento informacional para estimular e aprimorar as competências em informação nos processos de arquivamento e organização de arquivos digitais dos discentes universitários, o que contribuirá para as tomadas de decisões futuras no mundo acadêmico.
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