Análise do desempenho altmétrico da Revista Movimento nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02119

Palavras-chave:

Comunicação Científica, Altmetria, Redes sociais, Revista Movimento

Resumo

O presente estudo trata de uma pesquisa documental qualiquantitativa, descritiva e de natureza básica que consiste em um estudo altmétrico da revista Movimento, publicada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Analisa todas as postagens dos perfis da revista nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram, desde sua criação, com os objetivos de descrever as postagens realizadas, analisar as métricas em relação à periodicidade e visibilidade, e apontar quais delas geram maior engajamento, além de descrever o perfil dos seguidores do Facebook e do Twitter quanto aos interesses e local de residência. Apresenta uma análise dos comentários no Instagram. Foram coletadas manualmente nas três redes, data, tipologia, quantidade e periodicidade das postagens e quantidade de menções. No Facebook e no Twitter foram coletados nome, cidade ou país de domicílio ou procedência, profissão ou formação acadêmica dos seguidores que interagiram com as postagens. No Instagram foram coletados o teor dos comentários. Os resultados mostram que o engajamento aumentou nas três redes ao longo do tempo, apesar da periodicidade das postagens ser irregular. As postagens mais recorrentes são sobre os artigos e ensaios publicados pela revista.A Movimento possui amplo alcance nacional e moderado alcance internacional, contando com a interação de perfis acadêmico, social e institucional. Conclui que as postagens com maior engajamento são as que veiculam temas atuais. O Twitter é a rede que apresenta maior engajamento com um grupo formado por perfil social, apesar de manifestar menor interatividade. O Facebook é a rede que apresenta maior engajamento de perfil acadêmico. O Instagram é a rede que suscita maior interação e engajamento no geral.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Samile Andrea de Souza Vanz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora associada do Departamento de Ciências da Informação, do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM UFRGS) e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCIN UFRGS). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestre e doutora em Comunicação e Informação pelo PPGCOM UFRGS (2004 e 2009), com estágio sanduíche na Dalian University of Technology (China, 2007-2008). Pós-doutorado pela Universidad Carlos III de Madrid (Espanha, 2016). Editora da revista Em Questão (2014 - ). Desenvolve pesquisas na área de Comunicação Científica, com ênfase na produção de indicadores científicos, bibliometria, colaboração científica, análise de citação, análise de co-citação e rankings universitários.Tem experiência acadêmica e profissional na área de Planejamento, gestão e arquitetura de bibliotecas.

Referências

Alperin, Juan Pablo, et al. “Identifying diffusion patterns of research articles on Twitter: A case study of online engagement with open Access articles”. Public Understanding of Science, vol. 28, no. 1, 2018, pp. 2-18, doi:10.1177/0963662518761733. Acessado 14 abr. 2021.

Araújo, Ronaldo Ferreira de. “Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento”. Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 20, no. 3, jul. 2015, pp. 67-84, doi:10.1590/1981-5344/2402. Acessado 23 out. 2020.

Araújo, Ronaldo Ferreira de. “Marketing científico digital e métricas de mídias sociais: indicadores-chave de desempenho de periódicos no Facebook”. Informação e Sociedade: Estudos, vol. 28, no. 1, jan. 2018, pp. 7-22, https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/22063. Acessado 22 fev. 2021.

Araújo, Ronaldo Ferreira de. “Communitiesof attention networks: introducing qualitative and conversational perspectives for altmetrics”. Scientometrics, vol. 124, 2020, pp. 1793-1809, https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-020-03566-7. Acessado 08 abr. 2021.

Barata, Germana. “Por métricas alternativas mais relevantes para a América Latina”. TransInformação, vol. 31, 2019, pp. 1-10, doi:10.1590/2318-0889201931e190031. Acessado 21 mar. 2021.

Barcelos, Janinne, e Maricato, João de Melo. “Menções sobre a produção acadêmica nas mídias sociais: estudo altmétrico de visibilidade e engajamento público com artigos da Scientometrics”. Anais do XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2017, http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/viewFile/383/818. Acessado 28 jan. 2021.

Barcelos, Janinne, e Maricato, João de Melo. “Visibilidade e engajamento público na web 2.0: um estudo altmétrico a partir dos artigos publicados na Scientific Data”. Em Questão, vol. 27, no. 1, jan. 2021, pp. 263-285, doi:10.19132/1808-5245271.263-285. Acessado 17 mar. 2021.

Carneiro, Felipe Ferreira Barros, et al. “A trajetória de um periódico: análise das publicações da revista Movimento (2004-2017)”. A comunicação científica em periódicos. Editado por Felipe Ferreira Barros Carneiro, Amarílio Ferreira Neto, e Wagner dos Santos. Appris, 2019.

Corrêa, Maurício de Vargas, e Vanz, Samile Andréa de Souza. “A comunicação científica no contexto dos sites de redes sociais acadêmicos”. Pesquisa, comunicação, informação. Editado por Nísia Martins do Rosário, e Alexandre Rocha da Silva. Sulina, 2016.

Costas, Rodrigo. “Towardsthe social media studies of science: social media metrics, present and future”. Bibliotecas. Anales de Investigación, vol. 13, no. 1, 2017, pp. 1-5, researchgate.net/publication/322518054_Towards_the_social_media_studies_of_science_social_media_metrics_present_and_future/link/5a636fc3aca272a1581be839/download. Acessado 14 abr. 2021.

Freire, Gustavo Henrique Araújo, e Guimarães, Marcus Vinícius de Albuquerque. “Uso das redes sociais digitais nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação: contribuições para a comunicação e divulgação científica”. Revista Bibliomar, vol. 19, no. 2, jul. 2020, pp. 193-217, https://brapci.inf.br/index.php/res/v/150450. Acessado 22 abr. 2021.

Gouveia, Fábio Castro. “Altmetria: métricas de produção científica para além das citações”. Liinc em Revista, vol. 9, no. 1, p. 214-227, maio. 2013, http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3434. Acessado 08 jan. 2021.

Job, Ivone, et al. “Editoração de revistas científicas na Educação Física brasileira: desafios dos editores em vista da qualificação e do prestígio”. A comunicação científica em periódicos. Editado por Felipe Ferreira Barros Carneiro, Amarílio Ferreira Neto, e Wagner dos Santos. Appris, 2019.

Job, Ivone. “TCC sobre a Movimento”. Recebido por: Janaina Lais Pacheco Lara Morandin, 21 jan. 2021.

Liu, Jean, e Adie, Euan. “Five Challenges in Altmetrics: A Toolmaker’s Perspective”. Bulletin of the Association for Information Science and Technology, vol. 39, no. 4, 2013, doi.org/10.1002/bult.2013.1720390410. Acessado 25 ago. 2021.

Manhique, Ilídio Lobato Ernesto et al. “Indicadores altmétricos em periódicos brasileiros da Ciência da Informação do Brasil”. RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, vol. 12, no. 2, maio 2019, pp. 515-532, doi:10.26512/rici.v12.n2.2019.9156. Acessado 13 abr. 2021.

Maricato, João de Melo, e Lima, Ethamillya Lyanna Moura. “Impactos da altmetria: aspectos observados com análises de perfis no Facebook e no Twitter”. Informação &Sociedade: Estudos, vol. 27, no. 1, 2017, pp. 137-145, https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/30921. Acessado: 15 fev. 2021.

Maricato, João de Mel, e Martins, Dalton Lopes. “Altmetria: complexidades, desafios e novas formas de mensuração e compreensão da comunicação científica na web social”. Biblios, vol. 68, 2017, pp. 48-68, doi:10.5195/ 2017.358. Acessado 13 abr. 2021.

Meadows, Arthur Jack. A Comunicação científica. Briquet de Lemos, 1999.

Medeiros, Carolina, et al. “TutorialFacebook”. Ciência em Revista, 2015, https://www.blogs.unicamp.br/cienciaemrevista/2015/09/11/tutorial-facebook/. Acessado 13 abr. 2021.

Movimento. Histórico do periódico. [201-], https://seer.ufrgs.br/Movimento/about/history Acessado 13 jan. 2021.

Nascimento, Andrea Ferreira Gonçalves do, e Oddone, Nanci Elisabeth. “Uso de altmetrics para avaliação de periódicos científicos brasileiros em Ciência da Informação”. Ciência da Informação em Revista, vol. 2, no. 1, jan. 2015, pp. 3-12, https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1745/1260. Acessado 22 fev. 2021.

Oliveira, Thaiane Moreira de, et al. “Altmetria e impacto social da ciência na área de Comunicação e Informação: uma pesquisa multidimensional sobre a circulação da produção científica brasileira em sites de redes sociais”. Ciência da Informação, vol. 48, no. 3, set. 2019, pp. 285-293, http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4983. Acessado 08 abr. 2021.

Ortellado, Pablo, e Machado, Jorge Alberto. “Direitos autorais e o acesso às publicações científicas”. Revista Adusp, vol. 37, ago. 2006, pp. 6-15, https://www.adusp.org.br/files/revistas/37/r37a01.pdf. Acessado 17 fev. 2021.

Priem, Jason, et al. Altmetrics in the Wild: Using Social Media to Explore Scholarly Impact. Mar. 2012, https://arxiv.org/html/1203.4745. Acessado 07 abr. 2021.

Recuero, Raquel. “Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook”. Verso e Reverso, vol. 28, no. 68, maio 2014, pp. 114-124, https://www.researchgate.net/publication/273862385_Curtir_compartilhar_comentar_trabalho_de_face_conversacao_e_redes_sociais_no_Facebook. Acessado 28 mar. 2021.

Schaeffer, Cristian Luis. Uso de emojis como forma de linguagem e o impacto na atenção e na emoção dos consumidores, 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dissertação de Mestrado, https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/197936. Acessado 09 abr. 2021.

Silva Filho, Rubens da Costa, e Vanz, Samile Andréa de Souza. “Impacto de altmetrics sobre a visibilidade de artigos em acesso aberto da enfermagem brasileira: um estudo de caso”. TransInformação, no. 31, 2019, doi:10.1590/2318-0889201931e190025. Acessado 13 jan. 2021.

Silva Filho, Rubens da Costa, e Vanz, Samile Andréa de Souza. “Análise da produção científica da Enfermagem e seus leitores no Mendeley”. RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, vol. 14, no. 1, 2021, pp. 215 - 237, doi:10.26512/rici.v14.n1.2021.31979/. Acessado 17 mar. 2021.

Silveira, Lúcia da, et al. “Dez boas práticas para portais de periódicos”. Gestão editorial de periódicos científicos: tendências e boas práticas. Editado por Lúcia da Silveira, e Fabiano Couto Corrêa da Silva. BU Publicações/UFSC: Edições do Bosque/UFSC, 2020, https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208691. Acessado 18 fev. 2021.

Statista. Most popular social networks as of october 2020, ranked by number ofactive users. 2021, https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/. Acessado 28 jan. 2021.

Sugimoto, Cassidy R, et al. “Scholarly use of Social Media and Altmetrics: A review of the literature”. Journal of the Association for Information Science and Technology, vol. 68, no. 9, 2017, pp. 2037–2062, doi:10.1002/asi.23833. Acessado 06 abr. 2021.

Torres-Salinas, Daniel, et al. “Altmetrics: nuevos indicadores para La comunicación científica em la Web 2.0”. Comunicar: Revista Científica de Educomunicación, vol. 21, no. 41, 2013, pp. 53-60, https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4376277. Acessado 03 mar. 2021.

Vanti, Nadia Aurora Peres. “Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento”. Ciência da Informação, vol. 31, no. 2, maio 2012, pp. 152-162, https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5679. Acessado 22 fev. 2021.

Vanti, Nadia Aurora Peres, e Sanz-Casado, Elias. “Altmetria: a métrica social a serviço de uma ciência mais democrática”. TransInformação, vol. 28, no. 3, set. 2016, pp. 349-358, doi:10.1590/2318-08892016000300009. Acessado 15 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2021-10-15

Como Citar

“Análise Do Desempenho altmétrico Da Revista Movimento Nas Redes Sociais Facebook, Twitter E Instagram”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 15, outubro de 2021, p. e02119, https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02119.