Análise do desempenho altmétrico da Revista Movimento nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02119Palavras-chave:
Comunicação Científica, Altmetria, Redes sociais, Revista MovimentoResumo
O presente estudo trata de uma pesquisa documental qualiquantitativa, descritiva e de natureza básica que consiste em um estudo altmétrico da revista Movimento, publicada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Analisa todas as postagens dos perfis da revista nas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram, desde sua criação, com os objetivos de descrever as postagens realizadas, analisar as métricas em relação à periodicidade e visibilidade, e apontar quais delas geram maior engajamento, além de descrever o perfil dos seguidores do Facebook e do Twitter quanto aos interesses e local de residência. Apresenta uma análise dos comentários no Instagram. Foram coletadas manualmente nas três redes, data, tipologia, quantidade e periodicidade das postagens e quantidade de menções. No Facebook e no Twitter foram coletados nome, cidade ou país de domicílio ou procedência, profissão ou formação acadêmica dos seguidores que interagiram com as postagens. No Instagram foram coletados o teor dos comentários. Os resultados mostram que o engajamento aumentou nas três redes ao longo do tempo, apesar da periodicidade das postagens ser irregular. As postagens mais recorrentes são sobre os artigos e ensaios publicados pela revista.A Movimento possui amplo alcance nacional e moderado alcance internacional, contando com a interação de perfis acadêmico, social e institucional. Conclui que as postagens com maior engajamento são as que veiculam temas atuais. O Twitter é a rede que apresenta maior engajamento com um grupo formado por perfil social, apesar de manifestar menor interatividade. O Facebook é a rede que apresenta maior engajamento de perfil acadêmico. O Instagram é a rede que suscita maior interação e engajamento no geral.
Downloads
Referências
Alperin, Juan Pablo, et al. “Identifying diffusion patterns of research articles on Twitter: A case study of online engagement with open Access articles”. Public Understanding of Science, vol. 28, no. 1, 2018, pp. 2-18, doi:10.1177/0963662518761733. Acessado 14 abr. 2021.
Araújo, Ronaldo Ferreira de. “Marketing científico digital e métricas alternativas para periódicos: da visibilidade ao engajamento”. Perspectivas em Ciência da Informação, vol. 20, no. 3, jul. 2015, pp. 67-84, doi:10.1590/1981-5344/2402. Acessado 23 out. 2020.
Araújo, Ronaldo Ferreira de. “Marketing científico digital e métricas de mídias sociais: indicadores-chave de desempenho de periódicos no Facebook”. Informação e Sociedade: Estudos, vol. 28, no. 1, jan. 2018, pp. 7-22, https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/22063. Acessado 22 fev. 2021.
Araújo, Ronaldo Ferreira de. “Communitiesof attention networks: introducing qualitative and conversational perspectives for altmetrics”. Scientometrics, vol. 124, 2020, pp. 1793-1809, https://link.springer.com/article/10.1007/s11192-020-03566-7. Acessado 08 abr. 2021.
Barata, Germana. “Por métricas alternativas mais relevantes para a América Latina”. TransInformação, vol. 31, 2019, pp. 1-10, doi:10.1590/2318-0889201931e190031. Acessado 21 mar. 2021.
Barcelos, Janinne, e Maricato, João de Melo. “Menções sobre a produção acadêmica nas mídias sociais: estudo altmétrico de visibilidade e engajamento público com artigos da Scientometrics”. Anais do XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2017, http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/viewFile/383/818. Acessado 28 jan. 2021.
Barcelos, Janinne, e Maricato, João de Melo. “Visibilidade e engajamento público na web 2.0: um estudo altmétrico a partir dos artigos publicados na Scientific Data”. Em Questão, vol. 27, no. 1, jan. 2021, pp. 263-285, doi:10.19132/1808-5245271.263-285. Acessado 17 mar. 2021.
Carneiro, Felipe Ferreira Barros, et al. “A trajetória de um periódico: análise das publicações da revista Movimento (2004-2017)”. A comunicação científica em periódicos. Editado por Felipe Ferreira Barros Carneiro, Amarílio Ferreira Neto, e Wagner dos Santos. Appris, 2019.
Corrêa, Maurício de Vargas, e Vanz, Samile Andréa de Souza. “A comunicação científica no contexto dos sites de redes sociais acadêmicos”. Pesquisa, comunicação, informação. Editado por Nísia Martins do Rosário, e Alexandre Rocha da Silva. Sulina, 2016.
Costas, Rodrigo. “Towardsthe social media studies of science: social media metrics, present and future”. Bibliotecas. Anales de Investigación, vol. 13, no. 1, 2017, pp. 1-5, researchgate.net/publication/322518054_Towards_the_social_media_studies_of_science_social_media_metrics_present_and_future/link/5a636fc3aca272a1581be839/download. Acessado 14 abr. 2021.
Freire, Gustavo Henrique Araújo, e Guimarães, Marcus Vinícius de Albuquerque. “Uso das redes sociais digitais nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação: contribuições para a comunicação e divulgação científica”. Revista Bibliomar, vol. 19, no. 2, jul. 2020, pp. 193-217, https://brapci.inf.br/index.php/res/v/150450. Acessado 22 abr. 2021.
Gouveia, Fábio Castro. “Altmetria: métricas de produção científica para além das citações”. Liinc em Revista, vol. 9, no. 1, p. 214-227, maio. 2013, http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3434. Acessado 08 jan. 2021.
Job, Ivone, et al. “Editoração de revistas científicas na Educação Física brasileira: desafios dos editores em vista da qualificação e do prestígio”. A comunicação científica em periódicos. Editado por Felipe Ferreira Barros Carneiro, Amarílio Ferreira Neto, e Wagner dos Santos. Appris, 2019.
Job, Ivone. “TCC sobre a Movimento”. Recebido por: Janaina Lais Pacheco Lara Morandin, 21 jan. 2021.
Liu, Jean, e Adie, Euan. “Five Challenges in Altmetrics: A Toolmaker’s Perspective”. Bulletin of the Association for Information Science and Technology, vol. 39, no. 4, 2013, doi.org/10.1002/bult.2013.1720390410. Acessado 25 ago. 2021.
Manhique, Ilídio Lobato Ernesto et al. “Indicadores altmétricos em periódicos brasileiros da Ciência da Informação do Brasil”. RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, vol. 12, no. 2, maio 2019, pp. 515-532, doi:10.26512/rici.v12.n2.2019.9156. Acessado 13 abr. 2021.
Maricato, João de Melo, e Lima, Ethamillya Lyanna Moura. “Impactos da altmetria: aspectos observados com análises de perfis no Facebook e no Twitter”. Informação &Sociedade: Estudos, vol. 27, no. 1, 2017, pp. 137-145, https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/30921. Acessado: 15 fev. 2021.
Maricato, João de Mel, e Martins, Dalton Lopes. “Altmetria: complexidades, desafios e novas formas de mensuração e compreensão da comunicação científica na web social”. Biblios, vol. 68, 2017, pp. 48-68, doi:10.5195/ 2017.358. Acessado 13 abr. 2021.
Meadows, Arthur Jack. A Comunicação científica. Briquet de Lemos, 1999.
Medeiros, Carolina, et al. “TutorialFacebook”. Ciência em Revista, 2015, https://www.blogs.unicamp.br/cienciaemrevista/2015/09/11/tutorial-facebook/. Acessado 13 abr. 2021.
Movimento. Histórico do periódico. [201-], https://seer.ufrgs.br/Movimento/about/history Acessado 13 jan. 2021.
Nascimento, Andrea Ferreira Gonçalves do, e Oddone, Nanci Elisabeth. “Uso de altmetrics para avaliação de periódicos científicos brasileiros em Ciência da Informação”. Ciência da Informação em Revista, vol. 2, no. 1, jan. 2015, pp. 3-12, https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1745/1260. Acessado 22 fev. 2021.
Oliveira, Thaiane Moreira de, et al. “Altmetria e impacto social da ciência na área de Comunicação e Informação: uma pesquisa multidimensional sobre a circulação da produção científica brasileira em sites de redes sociais”. Ciência da Informação, vol. 48, no. 3, set. 2019, pp. 285-293, http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4983. Acessado 08 abr. 2021.
Ortellado, Pablo, e Machado, Jorge Alberto. “Direitos autorais e o acesso às publicações científicas”. Revista Adusp, vol. 37, ago. 2006, pp. 6-15, https://www.adusp.org.br/files/revistas/37/r37a01.pdf. Acessado 17 fev. 2021.
Priem, Jason, et al. Altmetrics in the Wild: Using Social Media to Explore Scholarly Impact. Mar. 2012, https://arxiv.org/html/1203.4745. Acessado 07 abr. 2021.
Recuero, Raquel. “Curtir, compartilhar, comentar: trabalho de face, conversação e redes sociais no Facebook”. Verso e Reverso, vol. 28, no. 68, maio 2014, pp. 114-124, https://www.researchgate.net/publication/273862385_Curtir_compartilhar_comentar_trabalho_de_face_conversacao_e_redes_sociais_no_Facebook. Acessado 28 mar. 2021.
Schaeffer, Cristian Luis. Uso de emojis como forma de linguagem e o impacto na atenção e na emoção dos consumidores, 2019. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dissertação de Mestrado, https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/197936. Acessado 09 abr. 2021.
Silva Filho, Rubens da Costa, e Vanz, Samile Andréa de Souza. “Impacto de altmetrics sobre a visibilidade de artigos em acesso aberto da enfermagem brasileira: um estudo de caso”. TransInformação, no. 31, 2019, doi:10.1590/2318-0889201931e190025. Acessado 13 jan. 2021.
Silva Filho, Rubens da Costa, e Vanz, Samile Andréa de Souza. “Análise da produção científica da Enfermagem e seus leitores no Mendeley”. RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, vol. 14, no. 1, 2021, pp. 215 - 237, doi:10.26512/rici.v14.n1.2021.31979/. Acessado 17 mar. 2021.
Silveira, Lúcia da, et al. “Dez boas práticas para portais de periódicos”. Gestão editorial de periódicos científicos: tendências e boas práticas. Editado por Lúcia da Silveira, e Fabiano Couto Corrêa da Silva. BU Publicações/UFSC: Edições do Bosque/UFSC, 2020, https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208691. Acessado 18 fev. 2021.
Statista. Most popular social networks as of october 2020, ranked by number ofactive users. 2021, https://www.statista.com/statistics/272014/global-social-networks-ranked-by-number-of-users/. Acessado 28 jan. 2021.
Sugimoto, Cassidy R, et al. “Scholarly use of Social Media and Altmetrics: A review of the literature”. Journal of the Association for Information Science and Technology, vol. 68, no. 9, 2017, pp. 2037–2062, doi:10.1002/asi.23833. Acessado 06 abr. 2021.
Torres-Salinas, Daniel, et al. “Altmetrics: nuevos indicadores para La comunicación científica em la Web 2.0”. Comunicar: Revista Científica de Educomunicación, vol. 21, no. 41, 2013, pp. 53-60, https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4376277. Acessado 03 mar. 2021.
Vanti, Nadia Aurora Peres. “Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento”. Ciência da Informação, vol. 31, no. 2, maio 2012, pp. 152-162, https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5679. Acessado 22 fev. 2021.
Vanti, Nadia Aurora Peres, e Sanz-Casado, Elias. “Altmetria: a métrica social a serviço de uma ciência mais democrática”. TransInformação, vol. 28, no. 3, set. 2016, pp. 349-358, doi:10.1590/2318-08892016000300009. Acessado 15 jan. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Janaina Lais Pacheco Lara Morandin, Samile Andrea de Souza Vanz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License