Gestão do conhecimento em ferramentas de chat no contexto organizacional
práticas para a recuperação do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02120Palavras-chave:
WhatsApp, Vantagem Competitiva, Memória Organizacional, Aprendizagem OrganizacionalResumo
Em um contexto dinâmico, as organizações buscam formas de obter vantagens competitivas. Nesse sentido, destaca-se a ampla utilização de ferramentas tecnológicas, como as de chat, para oferta de produtos e serviços, comunicação, compartilhamento do conhecimento, entre outros. Entretanto, se não houver o armazenamento adequado do conhecimento criado nessas ferramentas, pode ocorrer a perda do conhecimento organizacional, impossibilitando a recuperação e o uso do conhecimento, bem como, a criação de Memória Organizacional (MO). Desta forma, a gestão do conhecimento (GC) torna-se uma disciplina fundamental para tratar o conhecimento e disponibilizá-lo de maneira útil para a organização. Assim, o objetivo desta pesquisa é sistematizar práticas para a recuperação do conhecimento em ferramentas de chat no contexto organizacional. Para tanto, efetuou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa-qualitativa, com os procedimentos técnicos mineração de texto e etnografia em meio digital. Com os resultados, foi possível apresentar cinco práticas da GC para recuperação do conhecimento: Ferramenta de Busca Avançada, Gestão de Conteúdo, Banco de Competências, Bases de Conhecimento e Ambientes Colaborativos Virtuais. A partir de tais práticas, conclui-se que é possível recuperar o conhecimento em ferramentas de chat, evitando a perda do conhecimento organizacional e possibilitando a criação de MO do grupo.
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