Gestão do conhecimento em ferramentas de chat no contexto organizacional

práticas para a recuperação do conhecimento

Autores

  • Kássia Rayane Pereira Centro de Ensino Superior de Maringá - UniCesumar
  • Nelson Nunes Tenório Junior Centro de Ensino Superior de Maringá - UniCesumar
  • Cláudia Herrero Martins Menegassi Centro de Ensino Superior de Maringá - UniCesumar

DOI:

https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02120

Palavras-chave:

WhatsApp, Vantagem Competitiva, Memória Organizacional, Aprendizagem Organizacional

Resumo

Em um contexto dinâmico, as organizações buscam formas de obter vantagens competitivas. Nesse sentido, destaca-se a ampla utilização de ferramentas tecnológicas, como as de chat, para oferta de produtos e serviços, comunicação, compartilhamento do conhecimento, entre outros. Entretanto, se não houver o armazenamento adequado do conhecimento criado nessas ferramentas, pode ocorrer a perda do conhecimento organizacional, impossibilitando a recuperação e o uso do conhecimento, bem como, a criação de Memória Organizacional (MO). Desta forma, a gestão do conhecimento (GC) torna-se uma disciplina fundamental para tratar o conhecimento e disponibilizá-lo de maneira útil para a organização. Assim, o objetivo desta pesquisa é sistematizar práticas para a recuperação do conhecimento em ferramentas de chat no contexto organizacional. Para tanto, efetuou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa-qualitativa, com os procedimentos técnicos mineração de texto e etnografia em meio digital. Com os resultados, foi possível apresentar cinco práticas da GC para recuperação do conhecimento: Ferramenta de Busca Avançada, Gestão de Conteúdo, Banco de Competências, Bases de Conhecimento e Ambientes Colaborativos Virtuais. A partir de tais práticas, conclui-se que é possível recuperar o conhecimento em ferramentas de chat, evitando a perda do conhecimento organizacional e possibilitando a criação de MO do grupo.

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Publicado

2021-10-28

Como Citar

Pereira, K. R., N. N. Tenório Junior, e C. H. M. Menegassi. “Gestão Do Conhecimento Em Ferramentas De Chat No Contexto Organizacional: Práticas Para a recuperação Do Conhecimento”. Brazilian Journal of Information Science: Research Trends, vol. 15, outubro de 2021, p. e02120, doi:10.36311/1981-1640.2021.v15.e02120.