O uso dos blogs de ciência no campo da Ciência da Informação no Brasil e seus papéis na cultura científica
DOI:
https://doi.org/10.36311/1981-1640.2020.v14n2.03.p24Palavras-chave:
blogs, comunicação científica, divulgação científica, Ciência da Informação, cultura científicaResumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação reconfiguraram as formas de se produzir, comunicar e divulgar a ciência. Nesse contexto, assume-se que, no âmbito da Web 2.0, os blogs de ciência podem ser uma ferramenta no cumprimento desses papéis. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é caracterizar os blogs de ciência no campo da Ciência da Informação brasileira, buscando apresentar a configuração da dinâmica temporal no âmbito da disseminação e divulgação científica. Trata-se de um estudo qualiquantitativo, exploratório, que se utiliza do levantamento como método de coleta dos blogs existentes, por meio de busca no blog “De Olho na CI” e no site da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás. Conclui-se que a dinâmica temporal do uso dos blogs na Ciência da informação no Brasil não pode ser dissociada de uma mudança de formato trazida pela Web 2.0, que introduziu as redes sociais e as redes sociais acadêmicas e que ambas não cumprem completamente o papel proposto pela espiral da cultura científica.
Downloads
Referências
Andrade, Juliana, Cassundé, Fernanda, and Barbosa, Milka. “Da liberdade à “gaiola de cristal”: sobre o produtivismo acadêmico na pós-graduação”. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, vol. 9, no. 1, 2019, pp. 169-197.
Araújo, Carlos Alberto Ávila. “O fenômeno da pós-verdade e suas implicações para a agenda de pesquisa na Ciência da Informação”. Encontros Bibli, vol. 25, 2020, pp. 01-17.
Araújo, Ronaldo Ferreira, and Vieira, Rosiene Marques. “Blogosfera como rede social: análise da interatividade dos blogs de Alagoas”. Informe: Estudos em Biblioteconomia e Gestão da Informação, vol.1, no. 1, 2012, pp.65-77.
Barata, Germana, et al. “O uso de mídias sociais por acadêmicos brasileiros”. Anais do 6.o Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria, 2018. Rio de Janeiro : FioCruz, 2018, pp. 209-217.
Brown, Eryn, and Woolston, Chris. “Why science blogging still matters”. Nature, vol. 554, 2018, pp. 135-137.
Bueno, Wilson Costa. “Comunicação Científica e Divulgação Científica: aproximações e rupturas conceituais”. Informação & Informação, vol. 15, no. esp, 2010, pp.1-12.
Bunge, Mário. Ciência e desenvolvimento. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1980.
Caregnato, Sonia and Sousa, Rodrigo. “Blogs científicos.br? Um estudo exploratório”. Informação & Informação, vol. 15, no. esp, 2010, pp. 56-75.
Chassot, Attico. “Blogues como artefatos pós-modernos para se alfabetização científica”. Competência: Revista de Educação Superior do Senac-RS, vol. 2, no. 1, 2009.
Correia, Anna Elizabeth Galvão Coutinho. O fluxo da informação no processo de pesquisa da UFPE: as influências das tecnologias da informação e comunicação, 2006. Universidade Federal de Santa Catarina, Masters dissertation.
Costa, Luciana et al. “O uso de mídias sociais por revistas científicas da área da ciência da informação para ações de marketing digital”. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, vol. 21, no. 2, 2016, pp. 338-358.
Fausto, Sibele et al. “O estado da blogosfera científica brasileira”. Em Questão, vol. 23, 2017, pp. 274-289, Edição Especial 5 EBBC, 2017.
Ferreira, Sueli, Marchiori, Patrícia and Cristofoli, Fúlvio. “Percepção e motivação para publicar em revistas tradicionais e de acesso aberto: um estudo nas ciências da comunicação”. Comunicação & Sociedade, vol. 31, no. 52, jul./dez. 2009, pp. 79-125.
Flores, Natália, and Fossá, Maria Ivete. “Estratégias de visibilidade de condomínios de Blogs de Ciência”. Animus. Revista Interamericana da Comunicação Midiática, vol.16, no. 2, 2017, pp. 96-113.
Freire, Isa Maria, Lima, Aline and Costa Júnior, Maurício. “Mídias sociais na web: de olho na CI para capacitação acadêmica e profissional”. Biblionline, vol. 8, no esp. 2, 2012, pp. 175-184.
Gomes, Isaltina, and Flores, Natália. “Um olhar Bakhtiniano sobre os blogs de ciência”. Macabéa –Revista Eletrônica do Netlli, vol. 1, no. 2, 2012, pp. 391-407.
Halévy, Marc. A era do Conhecimento: princípios e reflexões sobre a revolução noética no século XXI. Tradução de Roberto Leal Ferreira. Editora Unesp, 2010.
Herring, Susan et al. “Bridging the gap: analysis the genre weblogs”. Proceedings of 37th Hawaii International Conference On System Sciences, 2004, Los Alamitos. Los Alamitos: IEEE Computer Society 2004, pp.101-111.
Jarreau, Paige B. All the science that is fit to blog: an analysis of science blogging practices, 2015. Louisiana State University, PhD thesis. Acessado 24 out. 2019
Kumar, S Srijan, and Shah, Neil. “False Information on Web and Social Media: A Survey”. arXiv, vol. 01, no. 1, Abr. 2018, pp. 01-35.
Luzón, Maria. “Scholarly hyperwriting: the function of links in academic weblogs”. Journal of the American Society for Information Science and Technology, vol. 60, no. 1, 2008, pp. 75-89.
Mahrt, Merja and Puschmann, Cornelius. “Science blogging: An exploratory study of motives, styles, and audience reactions”. Journal of Science Communication, vol. 13, no. 3, 2014, pp. 01-17.
Meadows, A. J. Communicating Research. Academic Press, 1998.
Merton, Robert. “The Matthew Effect in Science: The reward and communication systems of science are considered”. Science, vol. 159, no. 3810, 1968, pp. 56-63.
Mueller, Suzana. “Popularização do Conhecimento Científico”. DataGramaZero, vol. 03, no. 2, 2002, pp.01-11.
Nassi-Calò, L. “Blogs como forma de comunicação científica na era das redes sociais”. SciELO em Perspectiva. Mar. 2018.
Orrico, Evelyn. “Ciência da Informação e divulgação científica: reflexos epistemológicos”. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2009. João Pessoa: UFPB, 2009.
Pariser, Eli. The filter bubble: What the internet is hiding from you. New York: Penguin Books, 2011. Impresso.
Primo, Alex. “Blogs na?o sa?o dia?rios on-line: matriz para a tipificação da blogosfera”. Revista FAMECOS: Mi?dia, Cultura e Tecnologia, vol. 36, no. 2, 2008, p.122-128.
Rojo, Ángela and Vega, José Antônio. “Weblogs: um recurso para los profissionales de la información”. Revista Española de Documentación Cientifica, vol. 26, no. 2, 2003, p. 227-236.
Silva, José Antônio. Blogues Científicos de Língua Portuguesa e sua atuação na Interface entre a Academia e a Sociedade. 2018. Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz. Masters Dissertation. Rio de Janeiro, 2018.
Sousa, Rodrigo, Bufrem, Leilah, and Nascimento, Bruna. “Olhares complementares sobre letramento científico e o papel dos pesquisadores em comunidades virtuais”. Em Questão, vol. 21, no. 3, 2015, pp. 271-295.
Sugimoto, Cassidy, et al. “Scholarly use of social media and altmetrics: A review of the literature”. Journal of the Association for Information Science and Technology, vol. 68, no. 9, 2016, pp. 2037–2062.
Takata, Roberto. “Há uma crise nos blogues brazucas de ciências?” Blog Gene Repórter. out 2013. <http://genereporter.blogspot.com/2013/10/ha-uma-crise-nos-blogues-brazucas-de.html>
Torres-Salinas, Daniel, and Cabezas-Clavijo, Álvaro. “Los blogs como nuevo medio de comunicacion cientifica”. Anais do 3. Encuentro Ibérico de Docentes e Investigadores en Información y Documentación, 2008. Salamanca:
Universidade de Salamanca.
Van Noorden, Richard. “Online collaboration: scientists and the social network”. Nature, vol. 512, 2014, pp.126-129.
Vogt, Carlos. “Ciência e bem-estar cultural”. ComCiência. Web. 10 jun 2010.
Vogt, Carlos. “The Spiral of Scientific Culture and Cultural Well-Being: Brazil and Ibero-America”. Public Understanding of Science, vol. 21, no. 1, Jan. 2012, pp. 4–16.
Zivkovic, Bora. “Publishing hypotheses and data on a blog: is it going to happen on science blogs?” Science e Politics.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Karen Isabelle Santos-d'Amorim, Rúbia Wanessa dos Reis Cruz, Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Ao submeter um artigo os autores mantêm os direitos autorais do mesmo, cedendo ao Brazilian Journal of Information Science plenos direitos para publicação do referido texto.
O (s) autor (es) concorda(m) que o artigo, se aceito editorialmente para publicação, deve ser licenciado sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International (CC BY-SA 4.0) (http://creativecommons.org/licenses/by-sa /4.0) Os leitores / usuários são livres para: - Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato - Adaptar - remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente. O licenciante não pode revogar essas liberdades desde que você siga os termos da licença. Sob os seguintes termos: - Atribuição - Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso. - ShareAlike - Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, deverá distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original. Sem restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outras pessoas a fazer o que a licença permitir. Avisos: - Você não precisa cumprir a licença para elementos do material em domínio público ou nos casos em que seu uso é permitido por uma exceção ou limitação aplicável. - Não há garantias. A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.
Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License