A RESOLUÇÃO DO CONFLITO ISRAELO-LIBANÊS PELO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU (2006)

Autores/as

  • Joabson Cruz Soares UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Andrea Maria Calazans Pacheco Pacífico Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.36311/2237-7743.2023.v12n1.p5-22

Palabras clave:

Conflito. Organização das Nações Unidas. Conselho de Segurança

Resumen

O trabalho tem a finalidade de estudar a intervenção da Organização das Nações Unidas no conflito Israelo-Libanês de 2006 que trouxe perdas humanas e instabilidade à região. A Organização das Nações Unidas, por meio de seu Conselho de Segurança, articulou um acordo de cooperação entre Israel, França, Líbano e Estados Unidos, pondo fim às hostilidades. O estudo deste caso é importante porque permite o entendimento sobre o contexto histórico, as concepções teóricas e os esforços que as nações, no âmbito da sociedade internacional, tiveram para a criação de instrumentos que possibilitassem a paz mundial. O método hipotético-dedutivo, sendo assim, oferece os meios de construir, metodologicamente, a análise do tema desta pesquisa e a formação de uma conjectura para responder ao problema inicialmente posto. As hipóteses levantadas nesta pesquisa são: Se a Organização das Nações Unidas interviu de forma efetiva no conflito Israelo-Libanês, esta organização conseguiu resolver este conflito internacional? Se a Organização das Nações Unidas não interviu de forma efetiva no conflito Israelo-Libanês, esta organização não conseguiu resolver este conflito internacional?

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Joabson Cruz Soares, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba. Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba. MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Estácio de Sá. MBA em Administração Pública pela Universidade Estácio de Sá. Especialização em Direito Constitucional pela Faculdade Cidade Verde. Especialização em Comércio Exterior pela Faculdade de Minas. Voluntário da Organização das Nações Unidas (ONU). Ciências Políticas pelo Senado Federal. Direito Internacional Humanitário, Defesa Nacional e Filosofia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Comércio Exterior pela Associação Brasileira de Ensino à Distância (ABED). Pesquisador da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) desde 2021.

Andrea Maria Calazans Pacheco Pacífico, Universidade Estadual da Paraíba

Professora associada A, com dedicação exclusiva, da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba, onde é co-editora da Revista de Estudos Internacionais (Qualis B1 - 2019), coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais (Nepda), desde 2012, e co-coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (ACNUR), desde 2014. Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq (desde 2019). Pesquisadora colaboradora plena no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas da Universidade de Brasília (desde 2019). Senior Research Affliate ao Refugee Law Iniaitive, University of London, desde 2021. Pesquisadora visitante no Refugee Law Initiative da Universidade de Londres (2020-2021), pesquisadora visitante no Refugee Studies Centre da Universidade de Oxford (2010/2011); Pós-doutora em Direito Internacional dos Refugiados pela Universidade de York, Canadá (2009/2010); doutora (PhD), com distinção, em Ciências Sociais pela PUC/São Paulo (2008), com período sanduiche no Center for Refugee Studies da Universidade de York, Canadá; mestre (LLM/MA) em Direito Internacional e Política/Relações Internacionais pela Universidade de Lancaster, Inglaterra (1999); e bacharela em Direito pela UFAL (1993). Tem experiência em deslocados ambientais, migrantes e refugiados; Direitos Humanos e Humanitário; Direito Internacional, regimes e organizações internacionais; cooperação internacional; capital social; e processos de democratização.

Publicado

2023-05-01

Cómo citar

SOARES, J. C.; PACÍFICO, A. M. C. P. A RESOLUÇÃO DO CONFLITO ISRAELO-LIBANÊS PELO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU (2006). Revista Brasileña de Relaciones Internacionales, Marília, SP, v. 12, n. 1, p. 5–22, 2023. DOI: 10.36311/2237-7743.2023.v12n1.p5-22. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjir/article/view/12958. Acesso em: 16 may. 2024.

Número

Sección

Artigos