A Marca-país como Estratégia para a Construção de uma Identidade Competitiva Internacional

Fundamentos Teóricos e um Estudo sobre as Iniciativas do Qatar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2237-7743.2023.v12n2.p281-298

Palavras-chave:

identidade competitiva, diplomacia pública, inserção internacional, marca-país, Qatar

Resumo

Analisa-se a marca-país como estratégia de inserção internacional pela qual o Estado gerencia sua imagem frente a um sistema globalizado e competitivo. Trata-se de pesquisa exploratória de natureza qualitativa que recupera o quadro analítico de Anholt para avaliar a marca Qatar. Conclui-se que a promoção da marca-país contribui para destacar atributos e recursos positivos nacionais além de oferecer uma alternativa a narrativas rasas e histórias únicas disseminadas em desfavor de alguns Estados.

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Biografia do Autor

  • Cristine Koehler Zanella, Universidade Federal do ABC

    Doutora em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Ciência Política pela Universidade de Gent (UGent), Bélgica. Mestre em Integração Latino-Americana, Bacharel em Direito e Bacharel em Economia, todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta da UFABC, vinculada ao curso de Relações Internacionais e ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade. Coordenadora do Grupo de Estudos do Sul Global (GESG-UFABC). É organizadora dos 3 volumes do livro “As RI e o Cinema”, obras em que tem capítulos publicados. Publicou na RBPI, Carta Internacional, Meridiano 47 e outros periódicos da área. Tem interesse nos temas que envolvem Relações Internacionais e cultura, teorias e dinâmicas do Sul Global, relações internacionais do Brasil e sanções econômicas. ORCID ID: http://orcid.org/0000-0001-7092-4549

  • Heitor Vieira Penna, Universidade Federal do ABC

    Bacharel em Ciências e Humanidades e Bacharel em Relações Internacionais, ambos pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Foi bolsista de monitoria acadêmica. Professor Foi voluntário como professor de história do Brasil em curso popular da Rede Emancipa, unidade Ordalina Cândido em Diadema -SP. É pesquisador no Grupo de Estudos do Sul Global (GESG), grupo registrado no DGP do CNPq. No GESG desenvolve pesquisa relacionada à marca-país e estratégias brasileiras para promoção internacional de setores nos quais desenvolve tecnologias avançadas. Tem interesse em temas que envolvem Relações Internacionais e cultura, tecnologia e esportes.  ORCID ID: http://orcid.org/0000-0002-4047-5321

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Publicado

2023-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Marca-país como Estratégia para a Construção de uma Identidade Competitiva Internacional: Fundamentos Teóricos e um Estudo sobre as Iniciativas do Qatar. Brazilian Journal of International Relations, Marília, SP, v. 12, n. 2, p. 281–298, 2023. DOI: 10.36311/2237-7743.2023.v12n2.p281-298. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjir/article/view/13559.. Acesso em: 9 out. 2024.