AS DEMANDAS DA CNI PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA (1998 – 2018):

UM ESTUDO SOBRE O GÊNERO DISCURSIVO DA AGENDA DA COMPETITIVIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2021.v6n9.p103-119

Palavras-chave:

Confederação Nacional da Indústria, Agenda da competitividade, Política educacional

Resumo

A agenda da competitividade é o projeto de país elaborado e apresentado pelos industriais. Esse artigo tem como objetivo geral o estudo da agenda da competitividade produzida e apresentada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aos presidenciáveis nos processos eleitorais que ocorreram entre 1998 e 2018. Para tanto, são considerados três pontos, sendo eles: 1) a repetição de um mesmo padrão enunciativo; 2) o jogo discursivo entre as forças centrífugas e centrípetas; 3) o caráter monológico dos discursos. As conclusões foram as seguintes: a CNI procura apresentar os interesses particulares da burguesia industrial como interesse geral do país; a educação escolar é apontada como meio de garantir o aumento: da produtividade, do crescimento econômico e do capital humano; a CNI apresenta maior interesse em disputar as concepções e as políticas voltadas para o ensino médio vinculadas à educação profissionalizante e o ensino superior.

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Biografia do Autor

Fernanda Franz Willers

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul. Foi
bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC. É membro
do Laboratório bakhtiniano de estudos do discurso, das expressões artísticas e da educação.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Willers, F. F. (2021). AS DEMANDAS DA CNI PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA (1998 – 2018): : UM ESTUDO SOBRE O GÊNERO DISCURSIVO DA AGENDA DA COMPETITIVIDADE. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 6(9), 103–119. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2021.v6n9.p103-119

Edição

Seção

Artigos