GRAMSCI E A QUESTÃO RELIGIOSA RELIGIÃO E ALIENAÇÃO A PARTIR DO CONTEXTO RELIGIOSO ITALIANO

Autores

  • Maria Socorro Ramos Militão UNESP
  • Oziel Rocha

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2020.v5n7.p39-52

Palavras-chave:

Gramsci. Igreja Católica. Política.

Resumo

O objetivo principal do estudo é explorar a relação existente entre a religião e a política nos escritos de Antonio Gramsci (1891-1937), investigando a religião a partir da atuação da Igreja Católica no contexto histórico-político italiano. A pesquisa também retoma esta discussão no pensamento de Nicolau Maquiavel (1469-1527), em Ludwig Feuerbach (1804-1872), explorando nesse, especialmente, o conceito de alienação, e ainda em Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), até chegar à questão em Gramsci. Esse percurso é necessário porque a investigação do político italiano remonta ao papel exercido pela Igreja no contexto da Idade Média, que tem a religião como ideologia oficial e a gênese dos movimentos populares que se distanciaram de tal ideologia. Somente após a compreensão do papel da religião ao longo da história é possível dar sustentação teórica solida à questão da religião como instrumento político em inúmeros períodos da história da Civilização Ocidental. Porém, o presente artigo não visa esgotar a discussão sobre a temática, mas apenas trazer à baila este, que é um tema muito recorrente na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Socorro Ramos Militão, UNESP

Professora Associada do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia (IFILO UFU) e dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia da UFU e da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro da International Gramsci Society (IGS/Brasil).

Oziel Rocha

Graduado em Filosofia pelo ISTA-BH, Licenciado em Sociologia pela UNIASSELVI-SC, Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade APOGEU-DF, Professor de Filosofia e Sociologia do Estado de Minas Gerais, Mestrando em Filosofia pelo PPGFIL-UFU.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Dossiê temático