O CONCEITO DE APARELHO PRIVADO DE HEGEMONIA E SEUS USOS PARA A PESQUISA HISTÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2526-1843.2019.v4n5.10792Palavras-chave:
Aparelho privado de Hegemonia, Hegemonia, Antonio GramsciResumo
Christinne Buci-Glucksman, em seu clássico estudo de 1975, Gramsci e o Estado, mostra como é precisamente no Primo Quaderni que apareceria pela primeira vez o conceito de aparelho de hegemonia, utilizado basicamente para se referir à “constituição da classe”. Como é relativamente bem conhecido na literatura especializada, Antonio Gramsci, até 1926 (inclusive em A questão meridional) utilizou o conceito de hegemonia para designar uma estratégia revolucionária do proletariado (“hegemonia do proletariado”); e somente no Caderno I passa a referir-se à hegemonia como forma de dominação das classes dominantes, sobretudo. Por sua vez, Gianni Francioni (1984) e outros intérpretes mapeiam as metamorfoses deste conceito nos Cadernos do Cárcere. O propósito deste artigo é retomar os sentidos originais deste conceito em Gramsci de modo a entender a expansão de aparelhos de hegemonia de caráter privado no mundo capitalista contemporâneo, especialmente como este conceito pode ser útil para a pesquisa histórica.
Recebido em 03 de outubro de 2019
Aprovado em 17 de novembro de 2019
Editado em 15 de dezembro de 2019
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Práxis e Hegemonia Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
No momento da submissão online dos artigos a Declaração de Responsabilidade e Direitos Autorais deve ser enviada como arquivo anexo.
O documento cede à Revista Práxis e Hegemonia Popular direitos de publicação e em caso de ser aprovação também para realizar os ajustes de ordem normativa e gramatical com vistas em manter os padrões da língua culta.