REDE PUXIRÃO DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS

ARTICULAÇÃO POLÍTICA DOS GRUPOS SOCIAIS ÉTNICOS SUBALTERNOS NO PARANÁ COMO ESTRATÉGIA DE DISPUTA POR HEGEMONIA

Autores

  • Rôsangela Bujokas de Siqueira Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Danuta Estrufika Cantoia Luiz Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO https://orcid.org/0000-0002-7906-137X

DOI:

https://doi.org/10.36311/2526-1843.2019.v4n4.10730

Palavras-chave:

Hegemonia, Classes Subalternas, Grupos Sociais Étnicos Subalternos, Povos Tradicionais

Resumo

No Brasil, os conflitos envolvendo os povos tradicionais datam do período da colonização, no entanto, a organização política destes grupos é relativamente recente. Da soma das lutas pela terra e das pautas ambientais forjou-se, a partir de 1980, o sujeito coletivo povos e comunidades tradicionais, com uma diversidade de grupos étnicos. O objetivo do artigo é discutir o processo de articulação política de grupos sociais étnicos subalternos no Paraná, na fundação da Rede Puxirão, como estratégia de disputa e luta por direitos. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida através de pesquisas bibliográfica, documental, observação e entrevistas com representantes destes povos. O texto discute: classes subalternas e disputa por hegemonia, trajetória de organização destes povos e a articulação da Rede Puxirão. Os resultados destacam que, enquanto grupos sociais étnicos subalternos, estes sujeitos vêm protagonizando lutas e conquistas, partindo de uma situação de desagregação e invisibilidade para a articulação político-coletiva, denotando um foco de construção de novas relações hegemônicas.

Recebido em 15 de julho de 2019
Aprovado em 14 de agosto de 2019
Editado em 10 de setembro de 2019

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rôsangela Bujokas de Siqueira, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduada em Serviço Social (UEPG), mestre e doutora em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), professora do Curso de Graduação em Serviço Social na Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), campus de Guarapuava – PR.

Danuta Estrufika Cantoia Luiz, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduada, mestre e doutora em Serviço Social (PUC-SP), professora do Curso de graduação em Serviço Social na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas, na mesma Universidade, em Ponta Grossa – PR.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

Siqueira, R. B. de, & Luiz, D. E. C. (2020). REDE PUXIRÃO DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS: ARTICULAÇÃO POLÍTICA DOS GRUPOS SOCIAIS ÉTNICOS SUBALTERNOS NO PARANÁ COMO ESTRATÉGIA DE DISPUTA POR HEGEMONIA. Revista Práxis E Hegemonia Popular, 4(4), 102–117. https://doi.org/10.36311/2526-1843.2019.v4n4.10730

Edição

Seção

Artigos