Histórico

A Kínesis – Revista de Estudos dos Pós-Graduandos em Filosofia foi lançada em Março de 2009 na modalidade periódico científico eletrônico como fruto da iniciativa conjunta de alunos do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unesp de Marília-SP.

Seu projeto inicial foi pensado em razão do interesse em apresentar pesquisas de estudantes de Pós-Graduação em Filosofia do Brasil. Os estudantes que idealizaram a Revista observaram que havia pouco espaço para publicação de pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia do Brasil, pois as revistas então existentes publicavam apenas trabalhos de doutores.

Sobre o nome da Revista, “Kínesis” em grego significa movimento, mudança, agitação da alma; uma discussão, um embate de teorias e de teóricos, provoca o movimento das ideias, uma “kínesis”. Este movimento sublinha a atividade filosófica de debate e discussão que uma revista poderia gerar, combatendo, com isso, a estagnação de ideias que o isolamento acadêmico as vezes nos causam, principalmente em nível de pós-graduação. Ainda, marca a mudança, a trasitoriedade e a transformação que a maturidade intelectual provoca nos pós-graduandos durante seu período de pesquisa e em suas experiências de publicação.

Assim, amparado por esse significado, a Kínesis tem por missão publicar e divulgar pesquisas de pós-graduandos e pós-graduados a partir de um criterioso processo de avaliação provocando movimento e discussão de ideias entre pós-graduandos em filosofia do Brasil.

Desde então a Revista vem mantendo sua periodicidade semestral, tornando-se uma das principais revistas voltadas para publicação de pesquisas de pós-graduandos na área de Filosofia no Brasil.