Percepções da comunidade escolar acerca da inclusão: o Instituto Federal de Alagoas em loco

Autores

  • Mayane Duarte Ferreira
  • Maria Fernanda Alves dos Santos
  • Márcia Rafaella Graciliano do Santos Viana
  • Flávio Anderson Pedrosa de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL; Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2017.v18n2.06.p177

Palavras-chave:

Inclusão. Educação Inclusiva. Educação Especial.

Resumo

A inclusão da pessoa com deficiência na escola regular é uma temática bastante discutida atualmente, amparada pela Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Entretanto, para ser efetivada torna-se importante compreender as demandas existentes na comunidade escolar para constituir um ambiente inclusivo. O estudo em questão teve como objetivo conhecer as percepções da comunidade escolar do Instituto Federal de Alagoas-IFAL a respeito dos conceitos e impressões sobre inclusão e escola inclusiva, de diferentes grupos dessa comunidade. Trata-se de um estudo de enfoque qualitativo. Participaram do estudo os integrantes da comunidade escolar, dentre eles: servidores (docentes) e discentes. Para a coleta dos dados, foi utilizado o Questionário de Percepção sobre Educação Inclusiva (QPEI); o Check-List de Acessibilidade Arquitetônica; e o Formulário para Avaliação das Condições de Acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior – IES. Para a análise dos dados foi utilizada uma análise de conteúdo, a qual possibilitou a identificação dos núcleos de sentidos das temáticas surgidas e construção de categorias de análise, a saber: 1) o ponto de vista dos servidores docentes acerca da inclusão na escola; 2) o ponto de vista dos alunos acerca da inclusão na escola; e 3) Condições de acessibilidade na escola. Pode-se concluir que a comunidade escolar tem a compreensão que a escola necessita estar preparada (aspectos arquitetônicos e atitudinais) para receber as pessoas público-alvo da Educação Especial, bem como fica clara a necessidade de fomentar discussões, ações, cursos, oficinas, palestras e eventos acerca dos paradigmas da inclusão escolar e social.

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Biografia do Autor

Flávio Anderson Pedrosa de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL; Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs/UFSCar Doutorando em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs/UFSCar Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL

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Publicado

2018-02-22