O ENSINO DO VOLEIBOL SENTADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • TIAGO BORGMANN
  • LUÍS GUSTAVO DE SOUZA PENA
  • JOSÉ JÚLIO GAVIÃO DE ALMEIDA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2016.v17n2.02.p9

Palavras-chave:

Educação Física, Esporte, Ensino, Educação Especial

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar a opinião de professores de Educação Física sobre o ensino do voleibol sentado na escola. Participaram da pesquisa oito professores da rede municipal de Vinhedo/SP que ministraram aulas da modalidade e/ou jogos em posição sentada para o Ensino Fundamental. Os dados coletados nas entrevistas semiestruturadas foram analisados através da análise de conteúdo, e os dados divididos em três categorias: conhecimento e formação em esporte paralímpico; ensino do voleibol sentado na escola; e recepção dos alunos ao voleibol sentado. Constatou-se a possibilidade de inserção desse esporte na escola como conteúdo, através de vivências, experimentando as dificuldades e possibilidades da deficiência física, podendo ser praticada de forma segura, de fácil aplicação, em espaço reduzido e com materiais da própria escola, iniciando com atividades de familiarização em posição sentada, devido a complexidade na realização dos fundamentos técnicos do voleibol

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • TIAGO BORGMANN

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • LUÍS GUSTAVO DE SOUZA PENA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • JOSÉ JÚLIO GAVIÃO DE ALMEIDA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Downloads

Publicado

2017-03-28

Como Citar

BORGMANN, TIAGO; PENA, LUÍS GUSTAVO DE SOUZA; ALMEIDA, JOSÉ JÚLIO GAVIÃO DE. O ENSINO DO VOLEIBOL SENTADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 17, n. 02, 2017. DOI: 10.36311/2674-8681.2016.v17n2.02.p9. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/6832.. Acesso em: 21 nov. 2024.