DISCIPLINAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM FOCO NO TRABALHO COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2023.v24n1.p39-58Palavras-chave:
Atividade Motora Adaptada, Educação Física, Formação de professores, Pessoas com Deficiência, Inclusão EducacionalResumo
Na intenção de buscar respostas acerca da formação de professores de Educação Física com foco no trabalho com alunos com deficiência, por meio das respostas de 96 professores da rede estadual de ensino do Oeste do estado do Paraná, buscou-se evidenciar a disciplina cursada na graduação, especifica que trata deste tema. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, que adotou em seu processo de investigação o survey. Para isto, foi aplicado um questionário disponibilizado de maneira on-line, por meio de uma ferramenta oferecida pela plataforma Google, denominada de Formulários Google. As questões a serem respondidas tratavam-se sobre a disciplina cursada bem como a correlação da mesma com a realidade profissional. Utilizou-se o modelo qualitativo para análise dos dados. Dos 96 participantes, a(s) disciplina(s) esteve (estiveram) presente(s) na graduação de 55 professores os quais relataram que obtiveram mais conhecimento teórico do que experiências práticas. Os conteúdos transmitidos destacados foram as características das deficiências físicas, cognitivas e sensoriais. Na atuação profissional, alunos com deficiência física foram os que mais estiveram presentes nas aulas. Os profissionais que cursaram a disciplina indicaram que não se sentem preparados para atuar com esse público, evidenciando uma formação deficitária e dificuldades de intervenção com a heterogeneidade escolar.
Recebido em: 14/01/2023
Reformulado em: 17/03/2023
Aceito em: 20/03/2023
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