O PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS (AS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR FRENTE À INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n1.p113-130

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Inclusão, Educação Física Escolar, Estágio Curricular Supervisionado

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o papel do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na formação inicial dos (as) licenciandos (as) em Educação Física para atuar frente à inclusão dos(as) estudantes com deficiência neste componente curricular. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo estudo de caso. Participaram trinta e um licenciandos (as) do curso de Licenciatura em Educação Física de uma instituição de ensino superior brasileira, pertencente à esfera pública federal. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, enviado eletronicamente aos participantes. Com base na análise temática, os resultados foram organizados em quatro principais eixos temáticos: 1) o ECS e a interação com estudantes com deficiência nas aulas presenciais de Educação Física Escolar (EFE); 2) o ECS nas aulas de EFE presenciais: situações inclusivas vs excludentes; 3) o ECS na formação inicial para ações inclusivas e 4) o ECS na modalidade remota. Concluiu-se que o ECS possui um papel determinante na formação inicial dos(as) licenciandos(as) em Educação Física para atuar frente à inclusão, permitindo vivenciar e presenciar situações em ambientes reais. Porém, os resultados encontrados reforçam o fato de grande parcela dos licenciandos não terem tido contato com esse público ao longo do estágio de forma remota ou presencial.

Recebido em: 10/06/2022

Reformulado em: 22/06/2022

Aceito em: 22/06/2022

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduarda Takaessu Mazieri, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Integrante do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada (NEAFA) do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar

    Licenciada em Educação Física – DEFMH/UFSCar

  • Patricia Rossi Andrion, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Especial – PPGEEs da UFSCar.

    Licenciada em Educação Física - DEFMH/UFSCar 

    Integrante do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada (NEAFA) do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar

  • Mey de Abreu van Munster, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Responsável pelo Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada (NEAFA) do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da UFSCar

    Docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana - DEFMH e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs da UFSCar. 

     

Referências

AGOSTINHO, C. M. et al. Estágio Curricular Supervisionado na área de Educação Especial: Relatos de licenciandos em Educação Física. Anais [do] 4º Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação Física [e do] 9º Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, Londrina, n.p., 2019. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/conpef/portal/pages/arquivos/ANAIS%202019%20-%20ARTIGOS%20COMUNICACAO%20ORAL%20E%20CARTAZ/ESTAGIO%20CURRICULAR%20SUPERVISIONADO%20NA%20AREA%20DE%20EDUCACAO%20ESPECIAL.pdf. Acesso em: 9 abr. 2022.

BARCELOS, M.; MARTINS, R. M. D. R.; BONFAT, D. L.; BRITO, L. X. A inclusão na Educação Física escolar: um estudo narrativo com professores de Miracema do Tocantins/TO. Motrivivência: Revista de Educação Física, Esporte e Lazer, Florianópolis, v. 32, ed. 63, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2020e72134/44041. Acesso em: 9 abr. 2022.

BARRETO, Maria Aparecida Santos Corrêa. Estágio e pesquisa: uma contribuição à formação inicial de professores de educação especial. In: JESUS, Denise Meyrelles de et al. Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2. p. 77-101, 2006. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 30 Mar. 2021.

BRASIL. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 18 abr. 2022.

_______. Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Brasília: Presidência da República, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735. Acesso em: 9 abr. 2022.

_______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES N. 6, de 18 de Dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104241-rces006-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 de abr. 2022.

_______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP N. 2, de 01 de Julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 18 abr. 2022.

DARIDO, S. C.; SOUZA JR, O. M. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. 4ª ed. Campinas: Papirus, 2010, 349 p.

FIORINI, M. L. S.; MANZINI, E. J. Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: identificando dificuldades, ações e conteúdos para prover a formação do professor. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, n. 3, p. 387-404,2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382014000300006&script=sci_arttext. Acesso em: 08 abr. 2022.

GONZÁLES, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não lugar da Educação Física Escolar II. Cadernos de formação RBCE, p. 12-21, 2010. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/978. Acesso em: 17 Jan. 2021.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 368p.

MONTILHA, R. de C.I. et al. Percepções de escolares com deficiência visual em relação ao seu processo de escolarização. Revista Paideia, v.19, n.44, p.333-339, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/myDSfdjfrmVgXwHjyJKVtrt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 5 abr. 2022.

MUNSTER, M. A. van.; ALMEIDA, J. J. G. Um olhar sobre a inclusão de pessoas com deficiência em programas de atividade motora: do espelho ao caleidoscópio. p. 81-91. In: RODRIGUES, David. (Org.). Atividade motora adaptada: a alegria do corpo. São Paulo: ArtMed, 2006, 230p.

MUNSTER, M. A van.; ALVES, M. L. T. Educação Física e Inclusão de estudantes com deficiências no Brasil: contrapontos entre legislação e produção científica. Rev. Assoc. Bras. Ativ. Mot. Adapt., Marília, v. 19, ed. 2, p. 171-184, 2018. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/8739. Acesso em: 27 mar. 2022.

OLIVEIRA, F.F. de. Dialogando sobre educação, educação física e educação escolar. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, a.8, n.91, p.1-10, ago., 2002.

PELOZO, R. C. B. Prática de ensino e estágio supervisionado enquanto mediação entre ensino, pesquisa e extensão. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia. Garça – SP, v.5, n. 10, 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/2010/Pedagogia/apratestagiosuperv.pdf. Acesso em: 25 Jan. 2021.

POKER, R. B.; VALENTIM, F. O. D.; GARLA, I. A. Inclusão Escolar e formação inicial de professores: a percepção de alunos egressos de um curso de pedagogia. Revista Eletrônica de Educação, v.11, n.3, p. 876-889, set./dez., 2017. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2016/645. Acesso em: 14 mar. 2022.

PLETSCH, M. D. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Revista Educar, n. 33, p. 143-156, 2009.

ROSA, M. I. P.; RAMOS, T. A. Memórias e odores: experiências curriculares na formação docente. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, p.565-575, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/LH9djQj8j5TnDGSFDjqMqSP/abstract/?lang=pt. Acesso em: 05 Fev. 2021.

ROSSI, P.; MUNSTER, M. A. van. Formação inicial em educação física na perspectiva inclusiva: a percepção de licenciandos. In: FERNANDES, Maria José et al. (orgs). Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação. Educação pública como direito: desafios e perspectivas no Brasil Contemporâneo, Bauru: Faculdade de Ciências, 2019. Disponível em: https://hospeda.fc.unesp.br/cbeunesp/anais/index.php?t=TC2019211666368. Acesso em: 10 Fev. 2021.

ROSSI -ANDRION, P.; VILARONGA, C. A. R.; MUNSTER, M. A. van. Formação profissional inicial em atividade física adaptada: análise da produção científica internacional. Revista Movimento (Porto Alegre), [S. l.], v. 25, p. e25056, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.91481. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/91481. Acesso em: 27 mar. 2022.

SANTOS, M. O. dos; CARVALHO, C. L. de; ARAÚJO, P. F. de; SALERNO, M. B. Educação Física escolar e inclusão: um estudo de caso no Brasil sob a óptica do modelo bioecológico. Revista Motrivivência: Revista de Educação Física, Esporte e Lazer, Florianópolis, v. 32, ed. 63, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-80402.2020e67312/43445. Acesso em: 9 abr. 2022.

SILVA, R. H. dos R.; SANTIAGO, T. V.; BERTONI, S. Inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física dos Colégios de Aplicação: a perspectiva de seus professores. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 1, 2012. DOI: 10.5216/rp.v22i1.21214. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/21214. Acesso em: 8 abr. 2022.

ULIANA, M. R.; MÓL, G. de S. O uso de caso de ensino sobre estudante com deficiência na formação inicial de professores. Revista Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e27184, 2021. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27184. Acesso em: 9 abr. 2022.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2022-06-25 — Atualizado em 2022-07-07

Versões

Como Citar

TAKAESSU MAZIERI, Eduarda; ROSSI ANDRION, Patricia; DE ABREU VAN MUNSTER, Mey. O PAPEL DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS (AS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR FRENTE À INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA . Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 23, n. 1, p. 113–130, 2022. DOI: 10.36311/2674-8681.2022.v23n1.p113-130. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/13338.. Acesso em: 24 nov. 2024.