QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL PRATICANTES DE GOALBALL
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n2.p253-266Palavras-chave:
Qualidade de Vida, Nível de Escolaridade, Atividade Motora Adaptada, Esporte Adaptado, SaúdeResumo
O objetivo do estudo foi analisar a qualidade de vida de estudantes com deficiência visual praticantes de goalball em função do nível de escolaridade. A amostra foi composta por doze estudantes com deficiência visual com média de idade de 32,7±15,8 anos, divididos em dois grupos (1 - Ensino Fundamental e 2 - Ensino Médio/Educação Superior). Inicialmente, utilizou-se uma anamnese para caracterizar os participantes e em seguida foi aplicado o Questionário de Qualidade de Vida Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36). Para testar as diferenças na qualidade de vida em relação ao nível de escolaridade foi empregado o Teste t de Student para amostras independentes. Além disso, o tamanho do efeito foi avaliado pelo Teste d de Cohen. Enquanto resultados, o grupo referente ao Ensino Fundamental apresentou melhores escores do que o grupo do Ensino Médio/Educação Superior em seis domínios (capacidade funcional, limitação por aspectos físicos, dor, estado geral de saúde, vitalidade e aspectos sociais) dos oito totais da qualidade de vida. No entanto, os valores foram estatisticamente significativos (p≤0,05) apenas nos domínios de estado geral de saúde, vitalidade e aspectos sociais. Portanto, os indivíduos com menor nível de escolaridade apresentaram melhor autopercepção de qualidade de vida na maioria dos domínios, de modo que se pode concluir que a escolaridade parece ter papel fundamental na qualidade de vida das pessoas com deficiência visual deste estudo, influenciando suas percepções acerca das variáveis estudadas.
Recebido em: 20/01/2021
Reformulado em: 29/03/2021
Aceito em: 14/04/2021
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