JOGOS DE TABULEIRO E DE MESA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONSTRUÇÃO DE ADAPTAÇÕES PARA INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2020.v21n1.09.p105

Palavras-chave:

Atividade Motora Adaptada, Inclusão escolar, Jogos Adaptados, Deficiência, Educação Física

Resumo

Estudos realizados no âmbito da inclusão escolar em aulas de educação física apontam que a inclusão escolar está associada à construção de um senso de pertencimento ao grupo pelo aluno com deficiência. Neste sentido, incluir exige mais do que a simples presença física na sala de aula, mas sim aceitação e envolvimento com a comunidade escolar como um todo. Nas aulas de educação física (EF), professores relatam dificuldades para promover a participação do aluno com deficiência, em diferentes conteúdos. Este trabalho relata a experiência de uma ação pedagógica realizada com alunos de uma escola pública de Florianópolis, apresentando a adaptação de jogos de mesa e de tabuleiro para participação da pessoa com deficiência. Participaram desta ação 135 alunos do Ensino Fundamental II, sendo as turmas do 7º, 8º e 9º ano, durante 18 aulas de EF. A ação pedagógica foi estruturada em quatro etapas 1) problematização; 2) pesquisa; 3) planejamento e aplicação; 4) socialização dos jogos. Ao final, foram criados seis jogos adaptados para pessoas com deficiência visual, auditiva, física e intelectual, que foram posteriormente socializados com toda a escola. Com materiais simples, criatividade e comprometimento foi possível mostrar como a adaptação, ao se abordar jogos de tabuleiros, contribui para tornar as aulas de EF mais inclusivas e acessíveis a todos.

Recebido em: 23/04/2020

Reformulado em: 03/06/2020

Aceito em: 04/06/2020

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Publicado

2020-06-05

Edição

Seção

Relato de experiência