EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS UNIVERSIDADES DE PORTUGAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2015.v16n02.5573Palabras clave:
Educação Física. Formação de professores. Inclusão. Educação Superior.Resumen
o estudo teve como objetivo analisar a experiência pedagógica e a formação dos docentes do curso de Educação Física das universidades portuguesas face ao processo de inclusão. A amostra foi constituída por 60 professores de nove Instituições de Ensino Superior de Portugal. O instrumento utilizado foi um questionário. Para análise recorremos à estatística descritiva. Constatamos que 61,7% dos professores afirmaram possuir algum tipo de formação em Educação Especial obtido ao longo da vida acadêmica; por outro lado, 70% dos docentes relataram não ter participado de formação continuada em Educação Especial. Averiguamos, também, que a maioria dos docentes
nunca teve a experiência de lecionar para alunos com deficiência. As reflexões a partir dos dados recolhidos têm intenção de contribuir para a formação do docente universitário seja mais sistematizada dialogando com outros estudos e com os desafios impostos pelas práticas, considerando a carência de pesquisas nessa temática.