EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS UNIVERSIDADES DE PORTUGAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores/as

  • Soraya Dayanna Guimarães SANTOS
  • Neiza de Lourdes Frederico FUMES
  • José Pedro FERREIRA

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2015.v16n02.5573

Palabras clave:

Educação Física. Formação de professores. Inclusão. Educação Superior.

Resumen

o estudo teve como objetivo analisar a experiência pedagógica e a formação dos docentes do curso de Educação Física das universidades portuguesas face ao processo de inclusão. A amostra foi constituída por 60 professores de nove Instituições de Ensino Superior de Portugal. O instrumento utilizado foi um questionário. Para análise recorremos à estatística descritiva. Constatamos que 61,7% dos professores afirmaram possuir algum tipo de formação em Educação Especial obtido ao longo da vida acadêmica; por outro lado, 70% dos docentes relataram não ter participado de formação continuada em Educação Especial. Averiguamos, também, que a maioria dos docentes
nunca teve a experiência de lecionar para alunos com deficiência. As reflexões a partir dos dados recolhidos têm intenção de contribuir para a formação do docente universitário seja mais sistematizada dialogando com outros estudos e com os desafios impostos pelas práticas, considerando a carência de pesquisas nessa temática.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Soraya Dayanna Guimarães SANTOS

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Neiza de Lourdes Frederico FUMES

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br

  • José Pedro FERREIRA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br

Publicado

2015-11-30

Cómo citar

SANTOS, Soraya Dayanna Guimarães; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico; FERREIRA, José Pedro. EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS UNIVERSIDADES DE PORTUGAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Revista de la Asociación Brasileña de Actividad Motora Adaptada , Marília, SP, v. 16, n. 02, 2015. DOI: 10.36311/2674-8681.2015.v16n02.5573. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/5573.. Acesso em: 21 nov. 2024.