Educação Física e Inclusão: como Faço para Contar os Pontos?

Autores/as

  • Sofia Wolker MANTA
  • Soraia Napoleão FREITAS

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2014.v15n02.4183

Palabras clave:

Inclusão. Educação Física. Deficiência Física.

Resumen

Este estudo teve como objetivo identificar atitudes de alunas com deficiência física cadeirante para a participação em aulas de Educação Física. Para a coleta de dados foi aplicado um roteiro de observação em duas turmas do Ensino Médio de uma escola no interior do Rio Grande do Sul. Duas alunas com deficiência física cadeirante e suas respectivas professoras de EF fizeram parte do estudo. De acordo com os dados, as atitudes das alunas foram positivas, pois reconheciam suas capacidades independentes à deficiência. No entanto, as professoras EF não promoveram ações de inclusão. Sendo assim, as atitudes positivas dos alunos com deficiência poderá ser um facilitador à inclusão, desde que as ações pedagógicas dos professores ofereçam as reais condições.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Sofia Wolker MANTA

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

  • Soraia Napoleão FREITAS

    O Laboratório Editorial foi instituído com o objetivo de criar condições e oportunidades para a difusão de pesquisas e tornar públicos os resultados dos trabalhos do corpo docente da FFC. Constitui-se num órgão adjunto à Diretoria da FFC e vinculado à SAEPE, com o apoio da Seção Gráfica, da Diretoria, da Biblioteca, e das Seções de Finanças, Compras e Técnica Acadêmica. A função do Laboratório Editorial é a de assessorar, planejar, realizar e distribuir livros, periódicos e outras publicações elaboradas na FFC.

    E-mail: labeditorial@marilia.unesp.br 

Publicado

2021-09-29

Número

Sección

Relato de pesquisa

Cómo citar

MANTA, Sofia Wolker; FREITAS, Soraia Napoleão. Educação Física e Inclusão: como Faço para Contar os Pontos?. Revista de la Asociación Brasileña de Actividad Motora Adaptada , Marília, SP, v. 15, n. 02, 2021. DOI: 10.36311/2674-8681.2014.v15n02.4183. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/4183.. Acesso em: 23 nov. 2024.