Esta es un versión antigua publicada el 2022-06-25. Consulte la versión más reciente.

CAMPEONATO DE FUTSAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, MÚLTIPLA E COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO PARA ALÉM DO JOGO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2022.v23n1.p145-160

Palabras clave:

Atividade Motora Adaptada, Protagonismo, Deficiência intelectual, Futsal

Resumen

Esse relato de experiência tem como objetivo descrever as estratégias metodológicas e pedagógicas para a elaboração do I Campeonato de Futsal da Educação Profissional realizado pela APAE de Florianópolis. No total, foram duas semanas de organização interna, cinco semanas de preparação e três semanas de jogos. Ao todo, 62 pessoas com deficiência se inscreveram para participar ativamente de alguma função/profissão do campeonato, sendo 34 do sexo masculino e 28 do sexo feminino, com idades de 15 a 40 anos. As estratégias pedagógicas e metodológicas aplicadas tiveram objetivos de oportunizar a experiência do futsal com fins no desenvolvimento humano, com especial foco de que eles pudessem: compreender as regras dentro e fora da quadra; estimular a cooperação dentro dos grupos/equipe; e conhecer e experimentar a amplitude das profissões envolvidas nos eventos esportivos. A proposta atingiu significativo nível de engajamento e permitiu com que as pessoas com deficiência envolvidas fossem protagonistas de suas decisões, ressignificassem suas percepções de competência e responsabilidade na execução da ação.

Recebido em: 17/06/2022

Reformulado em: 22/06/2022

Aceito em: 22/06/2022

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. [s.l.] Artmed Editora, 2014.

ARMILA, P.; RANNIKKO, A.; TORVINEN, P. Young people with intellectual disabilities and sport as a leisure activity: notions from the Finnish welfare society. Leisure Studies, v. 37, n. 3, p. 295–306, 4 maio 2018.

AUSTRALIAN BUREAU OF STATISTICS. Sport and recreation: a statistical overview. cat. no. 4156.0, 2012. Disponível em: http://www.abs.gov.au/ausstats/abs@.nsf/Products/552FD3C2C5C75EC1CA257AD9000E25D0?open

BONATELLI, Lisiane Capanema Silva; Caderno pedagógico do serviço de educação profissional. APAE Florianópolis, 2022.

BROTTO, Fábio Otuzi; Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. 4 ed. São Paulo: Palas Athena, 2013

Conheça a APAE. APAE, 2022. Disponível em: https://www.apae.com.br. Acesso em junho de 2022.

D'ANGELO, Fábio Luiz; Avaliação de uma sequência didática do programa oficinas do esporte em crianças de 8 a 11 anos. Tese (Doutorado) - Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2017.

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir; relatório da Comissão internacional sobre Educação para o séc. XXI. São Paulo: Cortez/Brasília: MEC/UNESCO, 1998.

FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro. São Paulo: Scipione, 1989.

FREIRE, Sofia; Um olhar sobre inclusão. Revista da Educação, Vol. XVI, n° 1, 2008.

GALATTI, Larissa Rafaela; Pedagogia do Esporte: o livro didático como um mediador no processo de ensino aprendizagem de jogos coletivos. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física. Universidade de Campinas, Campinas, 2006.

GIMENEZ, Roberto; Atividade física e deficiência intelectual. In. Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais/ organização Márcia Greguol, Roberto Fernandes da Costa - 4. ed. rev. e ampl. Barueri/SP: Manole, 2019.

HASSENPFLUG, Walderez; Educação pelo esporte: Educação para o desenvolvimento humano pelo esporte – São Paulo: Saraiva: Instituto Ayrton Senna, 2004.

KATO, Carlos Eduardo Wiggers; BUENO, Fernanda Ricardo Fritz; GAZOLA, Evandro; SEEBER, Jeferson Roberto; LADEWIG, Kátia Regina. Educação Física. In Santa Catarina. Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Diretrizes dos Centros de Atendimento Educacional Especializados em Educação Especial [livro eletrônico] / Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) – São José/SC: FCEE, 2020.

MENEZES, Eloilla Mirtes da Costa; O papel do professor no processo de inclusão. Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Pedagogia, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Brasília, 2012

OLIVER, M. The social model in action: If I had a hammer. In C. Barnes & G. Mercer (Eds.), Implementing the social model of disability: Theory and research (pp. 18–31). Leeds: The Disability Press, 2004.

PEDRINELLI, Vera Junghahnel; VERENGUER, Rita de Cássia Garcia; Educação física adaptada: introdução ao universo das possibilidades. In. Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais/ organização Márcia Gregoul, Roberto Fernandes da Costa - 4. ed. rev. e ampl. Barueri/SP: Manole, 2019

SANTANA, Rafael Bischoff de; Caderno pedagógico – Educação profissional. APAE Florianópolis, 2019

SCIFO et al. Sport Intervention Programs (SIPs) to Improve Health and Social Inclusion in People with Intellectual Disabilities: A Systematic Review. Journal of Functional Morphology and Kinesiology, v. 4, n. 3, p. 57, 15 ago. 2019.

SOARES, Fernanda Caroline; MONTAGNER, Paulo Cesar; A Competição Esportiva Escolar como Componente Pedagógico a Ser Refletida e Aplicada nas Aulas de Educação Física, Motriz, Rio Claro, v.15, n.2 (

Publicado

2022-06-25

Versiones

Cómo citar

DOS ANJOS SOUZA, Patrícia; BARBOZA SERON, Bruna. CAMPEONATO DE FUTSAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, MÚLTIPLA E COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UMA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO PARA ALÉM DO JOGO. Revista de la Asociación Brasileña de Actividad Motora Adaptada , Marília, SP, v. 23, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/13357.. Acesso em: 21 nov. 2024.