Esta es un versión antigua publicada el 2021-05-04. Consulte la versión más reciente.

CONTRIBUIÇÕES DA BOCHA PARALÍMPICA ADAPTADA À ESCOLA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n2.p267-276

Palabras clave:

Escola, Atividade Motora Adaptada, Bocha Paralímpica

Resumen

A bocha paralímpica é um esporte para pessoas com comprometimento motor nos quatro membros que pode ser adaptada para o ambiente escolar, permitindo que as crianças com deficiência física severa interajam com os demais alunos, como ponte de socialização. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar as pesquisas desenvolvidas nos últimos anos sobre bocha paralímpica na escola e elencar os benefícios encontrados. Para o desenvolvimento do estudo foram utilizados os procedimentos de uma Pesquisa Bibliográfica, empregando como critério de busca a frase “bocha paralímpica na escola”. Dez trabalhos que abordam o tema foram encontrados. Além da inclusão, os aspectos positivos descobertos foram aprimoramento motor; desenvolvimento do raciocínio lógico; e uso lúdico do esporte para o divertimento. Apesar do número pequeno de trabalhos, a abrangência geográfica deles mostra que esse esporte está bem difundido pelo Brasil e os benefícios observados demostram que o movimento paralímpico deve continuar como um dos pilares na construção de uma sociedade para todos.

Recebido em: 25/03/2021

Reformulado em: 09/04/2021

Aceito em: 14/04/2021

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Márcio de Souza Santos, Prefeitura Municipal de Limeira / Centro Universitário Ítalo Brasileiro

    Graduado em Educação Física pela UFRRJ; Mestre em Psicologia pela UFRRJ; Pós-graduado em Educação Inclusiva pela Universidade Cruzeiro do Sul; Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário ´Ítalo Brasileiro. Professor efetiva da Prefeitura Municipal de Limeira/SP.

  • Carolina Gonçalves da Silva Fouraux, Prefeitura Municipal de Limeira / Centro Universitário Itálo Brasileiro

    Graduada em Educação Física pela UFRRJ; Mestre em Psicologia pela UFRRJ; Pós-graduada em Psicomotricidade pela Faculdade São Luís; Graduando em Pedagogia pelo Centro Universitário ´Ítalo Brasileiro. Professor efetiva da Prefeitura Municipal de Limeira/SP.

Referencias

AMORIM, A. O. A participação nas aulas de educação física e a prática esportiva na escola podem influenciar a orientação esportiva paralímpica em pessoas com deficiência severa? Um estudo retrospectivo. Monografia (Licenciatura em Educação Física). Universidade Federal de Pernambuco, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/28993/1/Amorim%2c%20%c3%82ngelo%20de%20Oliveira%20.pdf. Acesso em: 08/06/2020.

ANTUNES. M. M. O esporte adaptado na escola: reflexões a partir da produção acadêmica nacional. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. V.9, n.20, 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BORGMANN, T.; ALMEIDA, J. J. G. Esporte paralímpico na escola: revisão bibliográfica. Movimento, vol. 21, núm. 1, enero-marzo, pp. 53-68, 2015.

CAMPEÃO, M. S. Proposta de Ensino de Bocha para Pessoas com Paralisia Cerebral. Campinas: 2002. Dissertação. Faculdade de Educação Física. UNICAMP.

BISFED. World Ranks. Disponível em: http://bisfed-rankings.sport80.com/index.html#/ranking; Acesso em: 10/06/2020.

FRANK, R.; BORELLA, D. R. Tênis de mesa paralímpico: uma proposta esportiva para pessoas com deficiência. Ponta Grossa, volume 10 número1 - jan./jun. 2014.

INTERNATIONAL PARALYMPIC COMMITTEE. Paralympic School Day: Manual. Bonn, 2006.

LEAL, C. N. Alternativas na educação física escolar: um relato de experiência visando a inclusão. II Encontro Regional Vivenciando uma Escola para Todos. Curitiba, 2015. Disponível em: http://www.rsacessivel.rs.gov.br/uploads/1309280896ALTERNATIVAS_NA_EDUCACAO_FISICA_ESCOLAR.pdf. Acesso em: 15/06/2020.

MACHADO, M. C. M., et al. Paradesporto escolar no município de blumenau/sc: inclusão e acessibilidade para todos. Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN 1807-0221 Florianópolis, v. 14, n. 25, p. 103-123, 2017. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/83d3/f6434e94dc09afb64cecf5e78f4a25cd0e6b.pdf. Acesso em: 20/06/2020.

OLIVEIRA, R. S. Jogos adaptados: o que fazer e como fazer. Anais do Seminário Institucional do PIBID. Chapecó, 2015. Disponível em: https://unoesc.emnuvens.com.br/sipae/article/view/9190. Acesso em: 10/05/2020.

PINTO, G. M. C. et al. Desempenho olímpico e paralímpico: uma análise comparativa entre países nos jogos Rio-2016. Educ. Fís., Esporte e Saúde, Campinas: SP, v. 15, n. 3, p. 319-337, jul./set. 2017.

RIBEIRO, C. S, et al. Um estudo preliminar sobre a influência de um jogo digital de bocha no desempenho e aprendizagem de estudantes com deficiência. Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola. Muzambinho, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/Carol/Downloads/7931-10133-1-PB.pdf. Acesso em: 10/06/2020.

ROQUE, Z. S. S. Memórias em Campo: Jogadores Operários em São José Dos Campos (1975-2010). Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo, julho 2011.

SANTOS, M. S; FOURAUX, C. G. S; MARQUES, V. S. Narrativa como método de pesquisa. Revista Valore, Volta Redonda, 5 (Edição Especial): 37-51, 2019.

SANTOS, M. S; FOURAUX, C. G. S; MARQUES, V. S. Narrativa de um atleta de bocha paralímpica: ouvindo os que não falam. Mental vol.11 no.20 Barbacena jan./jun. 2017.

SANTOS, M. S. Narrativa de uma atleta de bocha paralímpica: Ouvindo os que não falam. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal Rural Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

SCHELL, Bart. IPC’s Paralympic Education: projects and approaches. In: EUROPEAN CONGRESS OF ADAPTED PHYSICAL ACTIVITY, 8. Olomouc, Czech Republic. EUFAPA, 2006.

SILVA, L. L. O jogo de bocha adaptado como recurso no ensino da matemática para alunos com paralisia cerebral. Dissertação (Mestrado profissional no Ensino de Ciências Exatas). UNIVATES, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/Carol/Downloads/2014LucianaLeandroSilva.pdf. Acesso em: 20/06/2020.

SILVA, J. P. V. Educação física adaptada: um relato sobre a proposta de intervenção pedagógica para alunos com paralisia cerebral. In: BATISTA, N. L. (Org.), et al. Formação, Prática e Pesquisa em Educação 2. Atena ed., 2019. Disponível em: https://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/artigoPDF/20189. Acesso em: 15/05/2020.

SILVEIRA, A. A. T. Educação física escolar inclusiva: olhares e saberes de um grupo de professores do ensino público do Natal/RN. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/29173/1/Educacaofisicaescolar_Silveira_2020.pdf. Acesso em: 15/05/2020.

SOBRINHO, J. N. Educação Física Escolar, formação continuada em serviço e inclusão: um diálogo com a diversidade. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/24853/1/JonasMoraisSobrinho_DISSERT.pdf. Acesso em: 15/05/2020.

SOUZA, G. A. Inclusão dos alunos com deficiência física nas aulas de educação física. Monografia (Licenciatura em Educação Física). Universidade de Brasília, 2017. Disponível em: https://www.bdm.unb.br/bitstream/10483/22833/1/2017_GleicianeAnjosdeSouza_tcc.pdf. Acesso em: 15/05/2020.

TRINDADE, B. Brasil e o mundo se impressionam com o público nas Paralimpíadas do Rio. 2016. Reportagem: Jornal “O Tempo”. Disponível em: https://www.otempo.com.br/hotsites/paralimp%C3%ADadas-2016/brasil-e-o-mundo-se-impressionam-com-publico-nas-paralimpiadas-do-rio-1.1373970. Acesso em: 08/06/2020.

TURTELLI, L.S. et al. Caminhos da pesquisa em imagem corporal na sua relação com o movimento. Rev. Bras. Cienc. Esp., v. 25, n. 1, p. 151-166, 2003.

Publicado

2021-05-04

Versiones

Cómo citar

SANTOS, Márcio de Souza; FOURAUX, Carolina Gonçalves da Silva. CONTRIBUIÇÕES DA BOCHA PARALÍMPICA ADAPTADA À ESCOLA. Revista de la Asociación Brasileña de Actividad Motora Adaptada , Marília, SP, v. 22, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/11681.. Acesso em: 21 nov. 2024.