CAMINHANDO PARA A INCLUSÃO: NARRATIVA DE VIDA DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2021.v22n2.p277-294

Palabras clave:

Atividade motora adaptada, Educação física, Narrativa, Inclusão

Resumen

O percurso histórico da educação física carrega consigo marcas de uma história excludente, sendo utilizada inicialmente para preparar a juventude para a defesa da nação, em outro momento para fortalecer o trabalhador para a indústria e, posteriormente, para formar talentos esportivos para representarem a Pátria nos Eventos Internacionais. O presente trabalho teve como objetivo compreender a trajetória de vida de uma professora de educação física e a chegada de pessoas com deficiências nas suas aulas regulares. Utilizamos para a interpretação dos fenômenos a pesquisa narrativa e as aproximações desse relato com as pesquisas (auto) biográficas. Buscamos suas experiências vividas por meio de provocações problematizadoras. Foram realizados três encontros para a escrita dos relatos. Foi possível observar certa dificuldade por parte da professora participante em falar do vivido. No seu desenvolvimento, a mãe teve papel fundamental, pois sempre falava que ela deveria ser forte e que existiam pessoas em situações piores que a dela. O tratamento dispensado aos seus alunos com deficiência está ancorado na maneira como foi tratada por sua mãe procurando passar para seus alunos as suas reais possibilidades.

Recebido em: 23/03/2021

Reformulado em: 11/05/2021

Aceito em: 17/05/2021

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Jorge Marcos Ramos, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

    Doutorando em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo – UMESP

  • Adriana Barroso de Azevedo, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

    Doutora em Educação

    Professora da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP

    Pró Reitora de Pós-graduação e Pesquisa (Pró Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa) da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP

Referencias

DE SOUZA, Elizeu Clementino; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. EDIPUCRS, 2006. Disponível em:

https://books.google.com.br/books?id=Ax_qftC2SVcC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false Acesso em: 13 dez. 2019.

ANTUNES, Helenise Sangoi. Ser aluna, ser professora: uma aproximação das significações sociais instituídas e instituintes construídas ao longo dos ciclos de vida pessoal e profissional. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/198783 Acesso em: 15 dez. 2019.

CASTELLANI FILHO, Lino. A educação física no Brasil: a história que não se conta. 5. ed. Campinas: Papirus, 2000.

CLANDININ, D. J e CONNELLY, F.M. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. – 2º ed. rev. – Uberlândia, MG: EDUFU, 2015.

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. Campinas: Papirus, 1989.

CUNHA, Manuel Sérgio Vieira. Motricidade Humana – qual o futuro? Revista Movimento e Percepção, Espírito Santo de Pinhal - SP, v. 5 n. 6, p.60-79, jan/jun 2005. Disponível em: < http://ferramentas.unipinhal.edu.br/movimentoepercepcao/viewissue.php?id=5 Acesso em: 10 dez. 2019.

DE FREITAS, M. C. Antropologia e educação no Brasil: notícia histórica sobre a presença de alunos “fora do padrão”. Revista Uruguaya de Antropología y Etnografía, 2.1: 73-85, 2017. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S2393-68862017000100073&script=sci_arttext Acesso em: 15 dez. 2019.

DAÓLIO, J. Fenômeno social esporte na formação profissional em educação física. Journal of physical education, v. 9, n. 1, p. 111-115, 1998.

Disponível em: http://eduem.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/viewFile/3852/2646 Acesso em: 15 jan. 2020.

FERREIRA, F. M; DAOLIO, J; DE ALMEIDA, D. F. Da cultura do corpo das crianças: diferenças e significados produzidos nas aulas de educação física. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 23, n. 4, p. 1217-1228, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115354182006.pdf Acesso em: 10 jan. 2020.

FREITAS, M. C. de; SILVA, A. P. F. da. Escolarização, pobreza e socialização na infância e na juventude: uma proposta de plataforma de pesquisa interdisciplinar para a educação. Eccos Revista Científica, vol. 7, núm. 1, São Paulo: pp. 57-86, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71570104.pdf Acesso em: 10 jan. 2020.

JOSSO, Marie-Christine. Os relatos de histórias de vida como desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento: destinos sócio-culturais e projetos de vida programados na invenção de si. Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 21-40, 2006. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=Ax_qftC2SVcC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false Acesso em: 10 dez. 2019.

LARROSA, Jorge Bondia. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/275/27501903.pdf Acesso em: 28 dez. 2019.

MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia, São Paulo: Cosac Naify, 2003.

OLIVEIRA, Valeska Fortes de. Narrativas e saberes docentes. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2006.

SOUZA, Elizeu Clementino. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. In.: Revista Educação em questão. V. 25, n. 11, jan./abr. 2006, pp. 22/39, Natal, RN: EDUFRN, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8285 Acesso em: 28 dez. 2019.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2002.

THOMPSON, Alistair. Recompondo a memória: questões sobre a relação entre história oral e as memórias. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, v. 15, 1997. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/revph/article/viewFile/11216/8224 Acesso em: 05 jan. 2020.

Publicado

2021-05-24 — Actualizado el 2021-06-01

Versiones

Cómo citar

RAMOS, Jorge Marcos; AZEVEDO, Adriana Barroso de. CAMINHANDO PARA A INCLUSÃO: NARRATIVA DE VIDA DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Revista de la Asociación Brasileña de Actividad Motora Adaptada , Marília, SP, v. 22, n. 2, p. 277–294, 2021. DOI: 10.36311/2674-8681.2021.v22n2.p277-294. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/11665.. Acesso em: 21 nov. 2024.