Habilidades Aquáticas em Criança com Distúrbio Neurológico: um Estudo de Caso

Authors

  • Patricia ROSSI
  • Mey de Abreu van MUNSTER

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2013.v14n1.3584

Keywords:

Natação, Destreza Motora, Doenças do Sistema Nervoso

Abstract

O objetivo desse estudo foi verificar a influência de um programa de natação nas habilidades aquáticas de crianças com distúrbios neurológicos durante o processo de ensino e aprendizagem da modalidade. Foi desenvolvido o delineamento intrassujeito AB, tendo como participante uma criança, do gênero feminino, com idade de 11 anos, que apresentava distúrbio neurológico decorrente de meningite. Como instrumentos de coleta de dados foram empregados: 1) a Escala de Avaliação de Habilidades Aquáticas Básicas (EAHAB) e 2) o diário de campo. Os resultados obtidos pela EAHAB demonstraram que a participante obteve evolução nas habilidades como imersão, respiração, deslocamento, e entrada e saída da piscina. Tais resultados relacionam-se com os dados obtidos por meio do diário de campo, que descreveu a melhoria da segurança e da autonomia em meio líquido. Considerou-se que o ensino da natação foi eficaz para a amostra em questão.

References

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Published

2021-09-28

Issue

Section

Relato de pesquisa