Análise do exercício físico em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): uma revisão integrativa

Autores

  • Lidiane Aparecida Fernandes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Guilherme Maia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tércio Apolinário-Souza Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG Faculdade de Ensino de Minas Gerais - FACEMG
  • Patrick Costa Ribeiro-Silva Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Faculdade de São Lourenço – UNISEPE

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2018.v19n1.02.p17

Palavras-chave:

Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. Comportamento motor. Exercício físico.

Resumo

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno crônico de ordem neurobiológica que atinge de 3 a 6% da população. Devido ao fato do transtorno ser uma patologia crônica, várias práticas são usadas na tentativa de amenizar os sintomas. Nesta revisão integrativa da literatura objetivou-se realizar uma análise a fim descobrir se a prática de exercícios físicos gera resultados positivos na redução dos sintomas de TDAH, e por consequência, na melhora do desenvolvimento físico e mental de crianças e adolescentes. Os estudos foram extraídos das bases de dados portal de periódicos utilizando os seguintes descritores: TDAH, Atividade Física, Exercício Físico e Intervenção Motora. Foi utilizado um filtro com intuito de restringir a busca por artigos originais, em língua portuguesa e publicado nos últimos dez anos (2007 a 2017). Foram encontrados 1752 artigos nas bases de dados, dos quais após a leitura e análise dos títulos e resumos foi identificado sete artigos que atendem os critérios pré-estabelecidos. Os resultados indicaram que atividades físicas contribuem no tratamento de crianças com TDAH e que existe um ganho indireto significativo na parte social, uma vez que a prática esportiva aumenta muito o convívio social delas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lidiane Aparecida Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestre em Ciências do Esporte - UFMG

     

  • Tércio Apolinário-Souza, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG Faculdade de Ensino de Minas Gerais - FACEMG
    Mestre em Ciências do Esporte - UFMG
  • Patrick Costa Ribeiro-Silva, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Faculdade de São Lourenço – UNISEPE
    Mestre em Ciências do Esporte - UFMG

Downloads

Publicado

2018-07-08

Edição

Seção

Revisão sistemática da literatura

Como Citar

FERNANDES, Lidiane Aparecida; MAIA, Guilherme; APOLINÁRIO-SOUZA, Tércio; RIBEIRO-SILVA, Patrick Costa. Análise do exercício físico em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): uma revisão integrativa. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 19, n. 1, 2018. DOI: 10.36311/2674-8681.2018.v19n1.02.p17. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/7957.. Acesso em: 23 nov. 2024.