Significações acerca do processo de inclusão educacional no curso de graduação em educação física

Autores

  • Maria Natálha Gomes da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Soraya Dayanna Guimarães Santos Faculdade Regional da Bahia-UNIRB; Faculdade São Tomás de Aquino-FACESTA
  • Neiza de Lourdes Frederico Fumes Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2017.v18n2.07.p197

Palavras-chave:

Prática docente, Inclusão, Educação Superior.

Resumo

A compreensão dos sentidos e significados permite entender a relação do indivíduo com a sociedade e a própria construção social humana. Deste modo, esta pesquisa buscou apreender as significações acerca do processo de inclusão educacional em um curso de graduação em Educação Física de uma professora universitária. O presente estudo refere-se a uma pesquisa qualitativa com enfoque na Psicologia Sócio-Histórica, em que tomou parte uma professora universitária do curso de Educação Física, um aluno surdo e um intérprete/tradutor de Libras. Enquanto instrumentos para produção dos dados utilizou-se a observação com filmagem e a autoconfrontação simples (ACS) e para a análise dos dados empregou-se os Núcleos de Significação. A partir da ACS do episódio 03, foram construídos 02 Núcleos de Significação, “Caminhando para uma prática inclusiva” e “Barreiras no processo inclusivo”. No primeiro núcleo são apresentadas as tentativas da professora em incluir o aluno surdo, as incertezas em relação às estratégias e aos recursos pedagógicos para a efetivação da sua prática inclusiva, a autoanálise de sua prática e a análise da participação do aluno surdo nesse processo. O segundo núcleo trata das dificuldades e insatisfações encontradas pela professora para a promoção da inclusão do aluno surdo. O processo vivenciado pela docente objetivando a inclusão perpassa por pontos que contribuíram em sua prática pedagógica inclusiva, em que incertezas e acertos são apresentados, os quais acabam por levá-la a constituir novas significações em relação à sua atividade profissional e ao processo de inclusão, com a ACS sendo fundamental nas novas significações da professora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-02-22

Como Citar

DA SILVA, Maria Natálha Gomes; SANTOS, Soraya Dayanna Guimarães; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. Significações acerca do processo de inclusão educacional no curso de graduação em educação física. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 18, n. 2, 2018. DOI: 10.36311/2674-8681.2017.v18n2.07.p197. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/7617.. Acesso em: 21 nov. 2024.