Como promover a inclusão nas aulas de educação física? A adaptação como caminho

Autores

  • Maria Luiza Tanure Alves UNICAMP
  • Maria Luiza Salzani Fiorini FAIP

DOI:

https://doi.org/10.36311/2674-8681.2018.v19n1.01.p3

Palavras-chave:

Educação Física. Educação Especial. Inclusão. Aluno com deficiência. Esportes.

Resumo

A inclusão escolar ancora-se em três princípios: o acesso, a participação e a aprendizagem de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotac?a?o. Porém, somente o acesso à escola não garante a inclusão. É preciso que a participação e a aprendizagem desses alunos sejam oportunizadas. Nas aulas de Educação Física, os professores ainda se deparam com diversas dificuldades e questionamentos sobre como promover a inclusão. Nesse sentido, o presente ensaio tem como objetivo discutir a inclusão escolar nas aulas de Educação Física abordando possíveis sugestões de adaptações para remover as barreiras de aprendizagem e participação nas aulas. Adaptar significa adequar a exigência da tarefa ao nível de desempenho do aluno. Dessa forma, conforme será discutido no presente texto, as adaptações podem ocorrer em relação a sete variáveis: 1) no currículo; 2) no ambiente de aula; 3) na tarefa; 4) nas estratégias de ensino; 5) nos recursos pedagógicos; 6) na avaliação; e, 7) na comunicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-07-08

Como Citar

ALVES, Maria Luiza Tanure; FIORINI, Maria Luiza Salzani. Como promover a inclusão nas aulas de educação física? A adaptação como caminho. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 19, n. 1, p. 3–16, 2018. DOI: 10.36311/2674-8681.2018.v19n1.01.p3. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/7523.. Acesso em: 23 nov. 2024.