PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM PROGRAMA DE GAMETERAPIA
DOI:
https://doi.org/10.36311/2674-8681.2016.v17n1.03.p13Palavras-chave:
Gameterapia, Participação, Paralisia CerebralResumo
O videogame torna uma terapia divertida e desafiante, proporciona interatividade nas tomadas de decisões e permite criar estratégias para progressão dirigida para promoção da educação, saúde e bem-estar. O objetivo foi analisar o impacto de um programa de videogame na participação em atividades no ambiente escolar, domiciliar e comunitário de escolares com paralisia cerebral. Participaram do estudo cinco escolares com paralisia cerebral e os seus cuidadores. A intervenção consistiu em terapia com uso de jogos de videogame durante quatro semanas, três vezes na semana por uma hora. Inicialmente os participantes foram classificados pelos instrumentos Sistemade Classificação da Função Motora Grossa, Sistema de Classificação da Habilidade Manual e Sistema de Classificação da Função Motora. Os cuidadores responderam pré e pós o programa de intervenção o Questionário de medida da participação e do contexto – crianças e jovens (PEM-CY). Como resultado, não foi observada diferença significante entre os escores do questionário quando foi comparado o período pré e pós intervenção. Conclui-se que a intervenção com videogame parece oferecer uma oportunidade agradável de estratégia na
participação para essas crianças e possibilita a prática de atividades motoras complexas.
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Publicado
2016-07-05
Edição
Seção
Relato de pesquisa
Como Citar
SILVA, Michelle Zampar; SILVA, Fernanda Carolina Toledo da; FROTA, João Batista; BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido. PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL EM PROGRAMA DE GAMETERAPIA. Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada , Marília, SP, v. 17, n. 1, 2016. DOI: 10.36311/2674-8681.2016.v17n1.03.p13. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/6094.. Acesso em: 3 dez. 2024.